Objetivos

A busca por ambientes saudáveis de trabalho que não gerem doenças ocupacionais tem sido uma busca cada vez mais valorizada nas organizações atuais. Cientes de sua responsabilidade social, a par do lucro que as empresas buscam auferir, a saúde e o bem-estar daqueles que com elas alcançam seus objetivos está cada vez mais em evidência. E os gestores sabem que pessoas mais saudáveis trabalham melhor, mais satisfeitas e atingem resultados mais expressivos.

O curso de Pós-Graduação em Higiene Ocupacional tem o objetivo de contribuir com a melhoria dos ambientes de trabalho das empresas com a formação de especialistas que a partir da identificação, análise e avaliação dos riscos ambientais possam sugerir medidas para sua eliminação e/ou controle.

Para tanto, o curso visa fornecer aos profissionais de nível superior, graduados em Ciências Exatas, Ciências da Saúde e Tecnologia conhecimentos específicos em higiene ocupacional, de modo a estarem capacitados a identificar, analisar, avaliar e propor tratamento dos riscos relacionados à exposição de trabalhadores a agentes físicos, químicos e biológicos originados nos ambientes de trabalho.

Com isso, pretende-se formar especialistas em Higiene Ocupacional com a capacidade técnica para a solução dos riscos que possam causar danos à saúde dos trabalhadores nos mais diversos ambientes de trabalho, como também com visão estratégica para em conjunto com as empresas definir as melhores soluções para promover ambientes favoráveis ao bom desempenho e produtividade. Como consequência, previne-se também possíveis passivos trabalhistas das organizações em relação a seus trabalhadores.

A conclusão do curso se dará com a integralização de todas as disciplinas (360 h/aula) em um prazo máximo de 3 semestres. Caso o aluno não consiga a integralização neste prazo máximo, deverá realizar nova matrícula em turma subsequente para realizar as disciplinas faltantes.