Bacharelado em Sistemas de Informação

Período: integral                
Integralização: 08 semestres
Vagas: 45
Carga Horária: 3060 horas

 

No mundo em que a informação flui com imensa rapidez no meio digital, os sistemas de informação têm um papel fundamental. Para projetar e implantar esses sistemas, o futuro profissional precisa de uma formação de qualidade. Nesse sentido, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é a mais nova opção de formação na área da Computação oferecida na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP, no Campus I em Limeira.

 

Nos primeiros semestres do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, os estudantes são apresentados aos fundamentos de sistemas de Computação através de disciplinas básicas como Algoritmos e Programação de Computadores, Cálculo, Geometria e Álgebra, entre outras. Além disso, também cursam disciplinas voltadas para a área de gestão tais como Administração de Empresas, Administração da Produção, Economia e Finanças e outras.

 

Nos semestres mais avançados, os estudantes complementam sua formação com disciplinas mais aplicadas aos Sistemas de Informação. Entre as disciplinas mais avançadas estão Bancos de Dados, Engenharia de Software, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Multimídia, Programação de Dispositivos Móveis (smartphones), Inteligência Artificial, Sistemas de Apoio à Decisão, e outras disciplinas voltadas para a construção de Sistemas de Informação inovadores nos setores públicos, privados ou acadêmicos.

 

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP também é inovador em outros aspectos. O curso conta com disciplinas eletivas (opcionais) de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Monitoria e Intercâmbio Acadêmico. Nas disciplinas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica, o estudante desenvolve projetos científicos e tecnológicos sob supervisão de um professor, colaborando com o crescimento da pesquisa científica e tecnológica no país. Na disciplina de Monitoria, o estudante apoia os docentes nas disciplinas em que foi aprovado com boas notas, ajudando seus colegas na solução de dúvidas sobre o conteúdo. Já na disciplina de Intercâmbio Acadêmico, o estudante pode cursar uma parte das disciplinas no exterior, em diversas instituições de ensino superior com as quais a UNICAMP possui relações acadêmicas.

 

Portanto, se o estudante busca uma preparação para os desafios que se apresentam no mundo competitivo, com uma formação ampla e sólida, uma boa alternativa na área de Informática é o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

 

 

Áreas de Atuação

 

O Bacharel em Sistemas de Informação é capacitado para atuar em qualquer atividade onde há aplicação da informática. Essas atividades incluem o desenvolvimento de softwares, a análise de projetos industriais, financeiros e administrativos, o gerenciamento e desenvolvimento de projetos de redes de computadores, a supervisão e gestão de recursos de informática, o suporte técnico de hardware e software, a criação e utilização de banco de dados, a implantação de processos visando à certificação da qualidade no desenvolvimento de software, entre outras. O Bacharel em Sistemas de Informação pode exercer sua atividade em organizações públicas e privadas como indústrias, bancos, estabelecimentos comerciais, laboratórios e instituições de ensino e pesquisa. Caso queira, o Bacharel em Sistemas de Informação pode ampliar sua formação acadêmica cursando pós-graduação.