Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Período: noturno                 
Integralização: 07 semestres
Vagas: 45
Carga Horária: 2430 horas

 

Programa Duplo Diploma

 

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais com uma sólida base teórica e uma intensa vivência prática – recursos que o habilitarão a avaliar, projetar, desenvolver e implementar numerosos projetos de computação.


Para tanto, o curso oferece disciplinas voltadas para programação em seus mais variados tipos (paradigmas), incluindo o aprendizado de linguagens usuais como C, C++ e Java. Está em sintonia com as novas demandas de mercado, ensinando programação para a internet e para dispositivos móveis. Possibilita aos alunos estudarem processos de definição, elaboração e manutenção de sistemas (engenharia de software); bancos de dados; redes de computadores; técnicas de gestão de projetos; e métodos da moderna administração empresarial.


Adicionalmente, o curso possui disciplinas da área de matemática, como cálculo, geometria analítica e álgebra linear, para garantir o entendimento teórico necessário à formação de um bom profissional da área de computação. Valoriza ainda, atividades de estágio e iniciação científica, incentivando o aluno a experimentar tanto a atuação no mercado quanto na universidade.


Não se exige do ingressante conhecimento prévio de informática, porém, algumas habilidades, como a leitura técnica em inglês, podem contribuir para um melhor aproveitamento. Gostar de cálculos, raciocínio rápido e lógico são requisitos desejáveis.


Os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação, período integral, e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, período noturno, possuem muitas semelhanças. Distinguem-se pela duração do curso e enfoque. O curso de Sistemas de Informação tem duração de oito semestres e aprofunda aspectos matemáticos, da teoria de sistemas de informação e de áreas específicas da computação, como inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão. Por sua vez, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possibilita uma experiência mais intensa do aluno na resolução prática de problemas e tem duração de sete semestres.

 

Áreas de atuação
Com a informatização de praticamente todos os setores, a presença do profissional de informática tornou-se imprescindível. Esse profissional pode atuar em todas as atividades de aplicação da informática: desenvolvimento de software, análise de projetos industriais, financeiros e administrativos, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de redes de microcomputadores, teleprocessamento, supervisão de recursos de informática, suporte técnico de hardware e software aplicativo, criação e utilização de banco de dados e implantação de processos visando à certificação da qualidade no desenvolvimento de software, entre outras. Essas atividades podem ser exercidas em organizações públicas e privadas como indústrias, bancos, estabelecimentos comerciais, laboratórios de pesquisas e instituições de ensino. O profissional pode ampliar sua formação acadêmica, cursando pós-graduação.