pt-br

Engenharia Ambiental

Período: noturno                 
Integralização: 12 semestres
Vagas: 60
Carga Horária: 3630 horas

Reconhecimento: Reconhecido pela Portaria CEE/GP n° 372 de 19/10/2018 e renovado pela Portaria CEE/GP n° 451 de 05/12/2018.

Exercício Profissional: Conferido pela Resolução CONFEA n° 447 de 2000, no desempenho das atividades 01 a 14 e 18 do art. 1° da CONFEA n° 218 de 1973.

Os problemas ambientais atuais são complexos, multidisciplinares e transdisciplinares, abrangendo  diversas áreas  como a social, a econômica, a tecnológica, entre outras. Nesse contexto, o Curso de Engenharia Ambiental propõe uma formação consistente em ciências básicas e tecnológicas, com foco complementar em ciências sociais e gestão, aplicadas aos setores de atividades humanas geradoras de significativos impactos ambientais. O curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Tecnologia (FT) da UNICAMP é um curso noturno, gratuito e com prazo de integralização ideal em 6 anos, oferecido desde 2013.

 

O Engenheiro Ambiental formado pela FT-UNICAMP estará capacitado para contribuir com a resolução de problemas ambientais por meio da realização de análises, diagnósticos integrados, concepção e execução de projetos e avaliações técnicas, tecnológicas, sócio-econômicas e de impactos nos setores e sistemas ambientais. Assim, poderá atuar em organizações de primeiro, segundo e terceiro setores, ou seja, em agências reguladoras e órgãos ambientais, nos poderes públicos federal, estadual e municipal, em concessionárias de serviços públicos, agências bilaterais e multilaterais de cooperação, em empresas do setor industrial, de serviços, de consultoria e projetos de pesquisa e desenvolvimento, ONGs e como profissional autônomo.

 

O Curso confere ao egresso habilidades e competências para atuação em: análise de sistemas e processos ambientais; supervisão e coordenação de planos estratégicos, de ação e de intervenção nas áreas de engenharia ambiental; avaliação crítica de operação e manutenção de sistemas urbanos: redes de saneamento ambiental (água, esgotos, drenagem, resíduos sólidos); avaliação de impacto socioambiental das soluções tecnológicas em projetos, programas e políticas públicas; realização de diagnósticos integrados; planejamento e coordenação de redes de monitoramento de qualidade ambiental; desenvolvimento, implantação e gerenciamento de políticas, programas e projetos ambientais nas áreas: gestão integrada de resíduos sólidos, estações de tratamento de água de abastecimento e de águas residuárias, prevenção e controle da poluição atmosférica, sistemas de gestão integrados, reabilitação de áreas degradadas, entre outros; desenvolvimento e/ou utilização de novas técnicas e tecnologias para solução de problemas ambientais industriais e urbanos; atuação em equipes multidisciplinares nas áreas de projeto, ensino e pesquisa; trabalho na área de direito e legislação ambiental de forma preventiva (foco na gestão das fontes de poluição e geradoras de impactos ambientais e acompanhamento diligente dos processos junto aos órgãos ambientais) e reativa (soluções para a atuação repressiva dos órgãos ambientais); realização de planos, programas e projetos de planejamento e gestão ambientais, bem como projetos e ações em educação ambiental.

 

Contato Coordenação de Curso: Formulário de contato a Coordenação de Curso