Maratona de Programação

Edição: 22ª.
9 de setembro de 2017 (fase regional)
Promoção: Sociedade Brasileira de Computação - SBC
Realização: Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP (sede fase regional)

No Brasil, a Maratona de Programação ocorre em duas fases (regional e nacional) visando a classificação para a competição mundial (ICPC ACM, https://icpc.baylor.edu/welcome.icpc ).

Este ano, a fase regional ocorreu no dia 9/set simultaneamente em 53 cidades, com a participação de mais de 800 equipes pertencentes a mais de 200 universidades e faculdades.

Orientada por um Coach, cada equipe é formada por três estudantes de graduação que competem no desenvolvimento de códigos (em C, C++, Java ou Python) para solução entre 10 e 13 problemas computacionais ao longo de 5 horas. Não somente deve-se resolver os problemas propostos, mas o desempenho destes códigos é fundamental.

É a segunda vez que a FT participa da competição. A primeira participação foi em 2012. Mesmo nenhuma equipe da FT tendo conseguindo classificação para a fase nacional, foi uma ótima experiência para os competidores. Esperamos melhorar nas próximas participações com a prática adquirida.

A final brasileira será em Foz do Iguaçu em novembro de 2017 e a final mundial em Pequim em abril de 2018. Diversas equipes brasileiras participam do mundial todos os anos. A competição mundial ocorre desde 1977. Em 2016, entre fases regionais, nacionais e o mundial, cerca de 3 mil universidades e faculdades, 45 mil alunos de mais de 100 países participaram.

 
 
Participantes da FT (Equipes):
 

Coach : Prof. Luiz Camolesi Jr.

 

EQUIPES

 

Unicampers

 

 

Gregory Dias Marques

Leonardo Takeshi Muniz  

João Victor Ignacio

 

 

 CodeLicia

 

 

Daniel Rodrigues De Biasi

Roberth Riyu Tamayose

Thiago Kaoru Alves Takehama

 

 

Threadtional

Fábio Augusto Alves Diniz

João Gabriel Pampanin de Abreu

Rafael Tavares Carvalho Barros

 

 

Querocafe

 

Gabriel Paulo Turato

Lucca Di Bastiani do Amaral

Felipe Silva do Nascimento

 

 

@Overraide

Caroline Vicente da Silva

Mirelle Candida Bueno

Vitor Artoni de Marcio

 
 
 
Agradecimento ao mestrando João Emmanuel D Alkmin Neves
que apoiou o treinamento das equipes no 1o semestre de 2017 como bolsista PED C na disciplina ST 067 - Tópicos Especiais em Informática