Palestra: "A Pesquisa como Eixo Estruturante das Instituições Acadêmicas"

Como parte do planejamento das atividades de 2017 da FT, teremos no dia 15/02, às 14h30 na PA07, a palestra: "A Pesquisa como Eixo Estruturante das Instituições Acadêmicas", direcionada aos nossos professores como forma de incentivo ao desenvolvimento de pesquisa em nossa Faculdade. Nesta palestra o Prof. Pilli procurará destacar aspectos que contribuíram para o sucesso de carreiras de pesquisa de alguns grandes cientistas, bem como alguns casos de fraude cientifica, uma vez que isso é um aspecto muito preocupante do ethos da ciência atual.

Currículo do Palestrante

Ronaldo Aloise Pilli
Instituto de Química, UNICAMP
13083-970 Campinas, SP
pilli@iqm.unicamp.br
CVLattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783541Y6

Graduou-se bacharel em Química pela UNICAMP em 1976, onde concluiu seu Doutorado em 1981 na área de Química Orgânica. Após pós-doutorado na Universidade da California, Berkeley (1982-84), implantou no Instituto de Química linha de pesquisa na área de síntese estereosseletiva de produtos naturais e fármacos.
Contribuiu decisivamente para a implantação no país de competência em síntese orgânica, formando gerações de pesquisadores nessa área que hoje atuam em instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior. Participou da organização da primeira edição internacional do Brazilian Meeting on Organic Synthesis e da organização de outras edições deste evento que consolidou a Síntese Orgânica como uma das áreas mais produtivas e criativas da pesquisa em nosso país.
Seu grupo de pesquisa deu contribuições importantes à síntese de produtos naturais da família dos policetídeos, alcalóides e estirilactonas empregando metodologias de síntese assimétrica tais como reações aldólicas, reduções e alilações catalíticas e assimétricas, reações de acoplamento mediadas por espécies organometálicas, reação de metátese de olefinas e química de íons N-acilimínios. Empregou sua competência para desenvolver sínteses inovadoras de diversos princípios farmacêuticos que foram objeto de solicitações de patentes. Atualmente, desenvolve trabalhos na área de síntese de produtos naturais e análogos com o objetivo de investigar, em modelos in vitro e in vivo, a atividade dessas substâncias em células tumorais e como inibidores de proteínas fosfatases.
Orientou mais de 50 mestres e doutores que atuam em universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.
Professor titular do Instituto de Química e bolsista de produtividade nível 1A do CNPq com aproximadamente 130 trabalhos publicados em periódicos indexados de circulação internacional que receberam, até o momento, aproximadamente 2.300 citações no ISI/WoS (h=29), alem de patentes na área de feromônios e fármacos.
No ano de 1989 foi premiado como orientador do trabalho vencedor do "Prêmio Union Carbide de Incentivo à Química", categoria pós-graduação e, em 1999, com o “Silver Jubilee Award” da International Foundation for Science, Suécia. Em 2006, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, categoria Comendador, o “Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz” (2008), medalha Simão Mathias pela Sociedade Brasileira de Química (2012), membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (2006), membro da Academia Brasileira de Ciências (2014) e  BrazMedChem Award (2014).
Foi membro do comitê científico e tecnológico da Rhodia S/A, editor do Journal of the Brazilian Chemical Society e membro do corpo editorial da Química Nova. No âmbito da administração universitária foi Diretor do Instituto de Química, Unicamp (200632009) e Pró-reitor de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (2009-2013).
Autor de livro texto sobre a química de compostos carbonilados (“Substâncias Carboniladas e Derivados”, Editora Bookman, 2003, pp. 411, ISBN 85-363-0253-4, em co-autoria com Paulo R. R. Costa, Sergio Pinheiro e Mario Vasconcellos), dedica-se também a divulgação científica tendo sido responsável pela implantação e/ou coordenação de vários programas voltados para a difusão científica para jovens estudantes de escolas públicas da região de Campinas. Atualmente é responsável pelas atividades de difusão do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão “Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas” sediado na UNICAMP.