pt-br

Planetário Móvel do Museu de Ciências da Unicamp na FT

Na Semana Nacional de ciência e Tecnologia (SNCT), o Museu Exploratório de Ciências levará seu Planetário móvel ao campus FT/COTIL. As sessões têm a duração de 30 minutos e acomodam até 30 pessoas cada. Três mediadores do Museu farão o acompanhamento das sessões.

 

Datas: Dias 23 e 24 de outubro (2a e 3af)

Sessões: 17h, 17h30min, 18h, 18h30min, 19h e 19h30min.

(Serão distribuídas senhas a partir das 16h30)

 

A observação do céu sempre foi uma atividade humana de grande importância. A configuração do sistema solar, os movimentos do planeta Terra ou as causas das estações do ano são explicações que sempre podem ser deduzidas a partir de observações ao alcance de todos. Mas este exercício pode ser imensamente facilitado com o auxílio de planetários, onde é possível simular observações do céu a qualquer época do ano, em qualquer lugar do planeta, e facilmente vincular tais observações às teorias astronômicas correntes. O Museu Exploratório de Ciências oferece a seu público um planetário móvel, que consiste de um domo insuflável de 6 m de diâmetro e altura de 4,5 m, com capacidade de atender até 30 pessoas, e um projetor esférico de alta resolução.

O filme que será apresentado durante a SNCT faz uma introdução à Astronomia, mostrando suas origens e importância para a humanidade, os planetas do sistema solar e as principais contelações.