pt-br

Prof. Dr. Rafael Costa Freiria tem capítulo publicado em livro internacional em homenagem ao Prof. Dr. Ramón Martín Mateo

Prof. Dr. Rafael Costa Freiria tem capítulo publicado em livro internacional ("El Derecho del Medio Ambiente y los Instrumentos de Tutela Administrativa") em homenagem ao Prof. Dr. Ramón Martín Mateo, autor espanhol considerado um dos principais nomes do Direito Ambiental, responsável por tornar a Universidade de Alicante, na Espanha, reconhecida internacionalmente por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão em matéria de Direito Ambiental e Sustentabilidade, atraindo a busca e a atenção de estudiosos e profissionais de todo o mundo. O livro foi coordenado pelo Prof. Diego Zegarra, publicado pela editora Thomson Reuters e contou com a participação de vários Professores, de diferentes países, discípulos do homenageado.

     

Considerações sobre o Capítulo

A concepção de Direito Ambiental de Don Ramón Martíns Mateo foi pioneira e exerceu e ainda exerce um papel de vanguarda na doutrina espanhola e internacional do Direito Ambiental. Desenvolvida há mais de 30 (trinta) anos, antes mesmo da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (a Eco 92) e a consequente Declaração do Rio, a sua concepção de Direito Ambiental encontra-se ainda atualíssima e serve de luz e de norte diferenciado na compreensão e interpretação de princípios, conceitos e normas ambientais, nacionais e internacionais, que surgiram nos últimos tempos e cuja efetivação se tornou o desafio atual de todos os povos e países, que se preocupam com a sustentabilidade real. E esse contexto exige novos profissionais, vindos de diferentes horizontes de formações, mas unidos pelo desafio da sustentabilidade e pela necessidade de diálogo interdisciplinar. Profissional esse que Don Ramón não só foi (como mesmo se intitulou “Un Ingeniero Social Bienhumorado”), como deixou um legado doutrinário excepcional que seguirá influenciando e motivando gerações presentes e futuras a fazerem do Direito Ambiental um ideal de vida, individual e coletivo.