Programas Gerenciados

O SAE é o órgão responsável pelo Gerenciamento das Bolsas­Auxílio. As principais Bolsas­Auxílio são: Bolsa Auxílio Social (BAS), Bolsa Alimentação e Transporte (BAT), Bolsa Moradia (MO), Bolsa Auxílio Instalação (BAI), Bolsa Auxílio Estudo­ Formação (BAEF), Bolsa Emergência e Bolsa BAS-­IC. O Processo Seletivo é realizado pelo Serviço Social e o principal critério de seleção é a análise socioeconômica. As inscrições são online, através do site do SAE (www.sae.unicamp.br). Além das Bolsas­ Auxílio, o SAE gerencia outras modalidades de Bolsas e Programas. Nestas, os critérios para a concessão incluem produção de pesquisa acadêmica, como a Bolsa Pesquisa ­Empresa e a Bolsa Aluno­ Artista, a qual incentiva as manifestações artístico ­culturais. 

Serviço Social

O Serviço Social do SAE é composto por uma equipe de assistentes sociais que atende alunos com diferentes perfis socioeconômicos. Atua diretamente nos processos seletivos de calouros e veteranos, que envolvem recepção e orientação social, conferência de documentação, entrevistas individuais, realização de visitas domiciliares, análise socioeconômico do aluno, ou intervem em qualquer situação que possa dificultar a sua adaptação na universidade, também é realizado o acompanhamento social com o objetivo de diminuir a evasão escolar. 

Também, através do Serviço Social, o aluno é acolhido em situações emergenciais de sua vida com a Bolsa Emergência, independente de Processo Seletivo, após entrevista. O Serviço Social dispõe de Postos de Atendimento na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na Faculdade de Tecnologia (FT) em Limeira e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)­.

Bolsas Sociais

As Bolsas-Auxílio são destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Esse auxílio visa a evitar a evasão, especialmente daqueles que precisam de um suporte financeiro e que, por conta das atividades acadêmicas, possuem horários limitados.

Todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão pleitear todos os tipos de Bolsa-Auxílio. Os alunos de pós-graduação poderão se candidatar apenas às bolsas Transporte e Alimentação.

Como participar?

Os interessados devem ficar atentos à divulgação do calendário para as inscrições no Programa de Bolsas do SAE e na seleção dos inscritos, ambos divulgados no próprio site. 
Para se inscrever, os alunos deverão preencher e imprimir o formulário disponibilizado no site do SAE, assiná-lo e entregá-lo no Serviço Social deste departamento, juntamente com a documentação exigida.

Critérios de seleção

De acordo com os critérios de seleção do Serviço Social do SAE, os candidatos poderão ser convocados para a entrevista. O não comparecimento à convocação implica na anulação da inscrição do candidato.

Regras:

Após a concessão de qualquer uma das modalidades de Bolsa-Auxílio, exige-se dos estudantes de graduação as seguintes condições:
1- que não possua diploma de curso superior de instituição pública;
2- que mantenha um coeficiente de progressão maior ou igual ao coeficiente de progresso exigido;
3- que não tenha outro rendimento regular fruto de atividade remunerada, exceto as próprias Bolsas-Auxílio do SAE.

Para os estudantes de pós-graduação classificados para receber Bolsa Alimentação e Bolsa Transporte, exige-se:

1- que não tenha outro rendimento regular, fruto de atividade remunerada, exceto bolsas financiadas por organismos governamentais, pela UNICAMP ou por seus convênios e programas;
2- que a partir do quarto semestre de seu curso na Unicamp, excetuando-se os trancamentos de matrícula, tenha coeficiente de rendimento (CR) maior ou igual a 2,7 (deliberação CEPE, nº 04/05)

Os alunos que não comprovarem as declarações feitas nos formulários de inscrição, que perderem os prazos estabelecidos pelas convocações, fraudarem ou prestarem informações falsas nas inscrições, trancarem matrícula, desistirem ou serem excluídos do seu curso por rendimento escolar ou frequência, além de incorrerem em disciplina ou falte grave (de acordo com o Regimento Geral da Unicamp), serão excluídos dos Programas de Bolsa-Auxílio.

Período de vigência da Bolsa:

A duração da bolsa é de um ano, sendo renovável pelos anos em que os alunos estiverem matriculados na Unicamp mediante novo processo de seleção e comprovação das informações necessárias.

Modalidades

BAS (Bolsa Auxílio-Social)

Destinada a alunos de graduação, independente do seu ano de ingresso. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, por meio de participação no Processo Seletivo Anual. Os alunos contemplados terão seus nomes divulgados em lista onde se segue a renda per capita da família como Índice para classificação. A avaliação social e a seleção dos contemplados é realizada pelo Serviço Social do SAE, mediante inscrição online pelo SIG e o envio de documentação solicitada e ,posteriormente, uma entrevista com uma assistente social. Nessa modalidade de bolsa o aluno realiza atividades em projetos dentro de diversas áreas da Universidade, sempre com a orientação de profissionais nas áreas de competência, professores das unidades da Unicamp, coordenadores e outros profissionais.

BAS-IC (Bolsa Auxílio-Social - Iniciação Científica)

A Bolsa Auxílio-Social Iniciação Científica tem por objetivo permitir ao aluno contemplado com Bolsa Auxílio-Social a realização de Iniciação Científica, com bolsa, na forma de complementação, sem prejuízo do rendimento mensal fornecido pela Bolsa Auxílio-Social.

Como participar?

1- Você precisa ser bolsista BAS - Bolsa Auxilio Social e estar participando de uma bolsa de Iniciação Científica simultaneamente;

2- Se sua Bolsa de Iniciação Científica for gerenciada pela PRP (Pró-Reitoria de Pesquisa) da Unicamp, aguarde a contemplação do SAE. As bolsas não gerenciadas pela PRP como FAPESP e CAPES, necessitam que o aluno procure 3- o Serviço Social do SAE com seu termo de outorga.

4- Ao ser contemplado você deverá assinar o termo eletrônico da Bolsa, caso não assine no prazo estipulado sua bolsa complementar será cancelada.

BAT (Bolsa Alimentação e Transporte)

Destinada a alunos da graduação e pós-graduação, independente de seu ano de ingresso. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, os alunos são contemplados de acordo com a urgência da situação financeira de seu grupo familiar. A avaliação social e a seleção dos contemplados é feita pelo Serviço Social do SAE, mediante apresentação da documentação e entrevista com uma assistente social.

BAEF (Bolsa Auxílio Estudo e Formação)

A BAEF é uma modalidade de Bolsa que alia o caráter socioeconômico à formação acadêmica, destinada a alunos de graduação que atualmente estão com 75% do curso concluído. O objetivo é que esses alunos participem de projetos voltados para o seu Curso. Para efetivação do Programa, o Serviço de Apoio ao Estudante conta com o apoio de docentes e técnicos administrativos responsáveis por áreas, que cadastram projetos voltados a sua formação acadêmica e orientam os bolsistas.

 

Bolsa Auxilio Moradia

Destinada aos alunos dos campi de Limeira (FT - Faculdade de Tecnologia e FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas) e Piracicaba (FOP - Faculdade de Odontologia de Piracicaba) para auxílio Moradia. Para o campus de Campinas a Bolsa é utilizada por alunos que não conseguiram vaga no PME - Programa de Moradia Estudantil.

Bolsa Auxilio Instalação

Destinada ao aluno ingressante que encontra dificuldades financeiras no início da graduação. Funciona como um subsídio básico para as primeiras despesas do calouro. Para receber tal benefício, o aluno precisa participar do processo seletivo e, obrigatoriamente, ter sido deferido para a Bolsa-auxílio Social (BAS).

Como participar?

1- Ser aluno regularmente matriculado em cursos de graduação;

2- Ser calouro pela primeira vez;

3- Fique atento ao calendário do SAE, as inscrições do Processo Seletivo de Calouros normalmente ocorrem Março;

4- Acesse o Sistema do SAE, caso não tenha cadastro veja como realizar o Primeiro acesso;

5- Inicie a Inscrição no Processo Seletivo para Bolsas Auxílio;

6- A avaliação da Bolsa ocorre no momento da entrevista com a assistente social, caso deferido para a BAS - Bolsa Auxílio-Social, a Assistente Social irá analisar se o aluno tem perfil para a Bolsa Auxílio Instalação;

7- Ao ser contemplado você deverá assinar o termo eletrônico da Bolsa, caso não assine no prazo estipulado sua bolsa será cancelada.

 

Outras Modalidades de Bolsas

Bolsa Pesquisa-Empresa

O programa de Bolsa Pesquisa tem por objetivo facilitar a interação empresa/universidade, estimulando o financiamento de bolsas, destinadas aos alunos de Graduação e Pós­Graduação da Unicamp. A bolsa é oferecida por uma empresa ao estudante envolvido em projetos de pesquisa, orientado por um Professor Doutor, especialista na área de interesse.

Bolsa Iniciação Científica (PIBIC/SAE)

A Bolsa de Iniciação Científica tem como objetivo incentivar os estudantes de Graduação a participarem de atividades de pesquisa, sob a orientação de um docente, em parceria com a Pró­Reitoria de Pesquisa (PRP).

 

Estágios, Empregos e Intercâmbio

A seção de Estágios, Empregos e Intercâmbio possui um programa completo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de experiências no mercado de trabalho, facilitando, assim, as relações entre os coordenadores de curso, as organizações, os agentes de integração, a Universidade e empresas concedentes, de forma a viabilizar os estágios de alunos da Unicamp, preparando­os para o ingresso na vida profissional. Empresas, organizações e agentes de integração podem se cadastrar no sistema online disponível no site www.sae.unicamp.br/estagios. O cadastro no site permite divulgação de vagas, além de consultas aos currículos dos alunos cadastrados. Por sua vez, os alunos da Unicamp podem divulgar o currículo e consultar as vagas oferecidas pelas empresas. O SAE mantém parceria com a Vice­Reitoria Executiva de Relações internacionais (VRERI) no Programa de Intercâmbio, apoiando alunos que queiram ampliar seus conhecimentos em Universidades de outros países, bem como permite que os alunos estrangeiros façam intercâmbio na Unicamp. O desenvolvimento deste Programa conta com as Instituições Internacionais: International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE) e a Associação das Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM).

 

Programa Aluno-Artista

O programa tem como objetivo dar oportunidades a alunos de quaisquer cursos de Graduação que tenham talentos artísticos e entra na sua 4a edição, em 2013, com 15 projetos nas modalidades: música, teatro, dança, artes visuais, literatura, multimeios e diversidade cultural. Cada projeto aprovado recebe um aporte financeiro para a sua execução e cada aluno proponente recebe uma bolsa aluno­artista mensal, durante 8 meses, contabilizando cerca de 30 bolsas.

Ação Cultural

As manifestações artístico­culturais, em todas as suas formas, são incentivadas a apoiadas pelo SAE por meio do Programa Ação Cultural. Uma programação extensa no calendário anual contempla as modalidades de música, dança, teatro, artes visuais e cinema, com presença marcante nos eventos, institucionais da Universidade em vários locais dos campi.

Recepção aos Calouros

Na primeira semana de aulas regulares, geralmente no mês de fevereiro, a Unicamp recebe milhares de novos alunos, chamados carinhosamente de “calouros”. Recepcionar com boas­vindas e orientar os alunos ingressantes são os objetivos principais. Ações diversificadas como a “primeira foto na Universidade”, brindes personalizados e camisetas com design temático são entregues na confirmação da matrícula. Durante a “Semana do Calouro” são realizadas palestras de orientação, ministradas pela coordenação do SAE e por profissionais de unidades parceiras.

  Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente

O SAE Apoia o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente. O Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente é uma organização de alunos veteranos que visa integrar os calouros às práticas solidárias e reflexivas próprias dos universitários. O Trote da Cidadania foi criado em 2003 e, desde então, é ganhador de diversos prêmios nacionais devido às constantes ações de conscientização que incluem palestras sobre a sociedade atual, o meio ambiente, o lixo eletrônico, entre outros. Na “Semana do Calouro” os ingressantes são convidados a um calendário de atividades, como plantio de árvores, doação de sangue, visitas às creches e cooperativas de reciclagem.

 

Orientação Jurídica – Atendimento somente no campus de Barão Geraldo

O Serviço de Orientação Jurídica do Serviço de apoio ao Estudante (SAE) tem como objetivo: instruir e encaminhar os que o procuram para os diversos órgãos governamentais e não governamentais que possam auxiliar na resolução das demandas, bem como na orientação da legislação e precauções para as contratações em geral e decisões da vida civil. O Serviço de Orientação Jurídica do SAE coloca, integralmente, a serviço dos alunos da Universidade Estadual de Campinas o conhecimento técnico nas áreas de: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito de Família e Sucessões, Direito do Trabalho, Direito Societário, Direito Tributário, Terceiro Setor, entre outros.

Orientação Educacional (O.E.) - Atendimento somente no campus de Barão Geraldo

A Orientação Educacional (O.E.) tem como objetivo principal assessorar o estudante no que diz respeito a sua vida acadêmica, principalmente, aos aspectos relacionados ao desenvolvimento de carreira, estudo e aprendizagem na Universidade. Contar com um apoio psicopedagógico, seja em grupo ou individualmente, pode auxiliar, e muito, nas diversas tarefas do contexto universitário. Por esta razão, a O.E. promove dois grandes projetos: Projecta e Saiba Mais, e realiza atendimentos individuais.

Projecta

O Projecta é um projeto desenvolvido em parceria com a área de Estágios Empregos do SAE, e tem como objetivo auxiliar os alunos no seu processo de desenvolvimento profissional. Atualmente, oferece cinco módulos de  trabalho para atender as diferentes demandas associadas à orientação de carreira..

Saiba Mais

O projeto Saiba Mais oferece subsídios para os estudantes avaliarem e/ou aperfeiçoarem o processo de estudo e aprendizagem, por meio de palestras, em que especialistas apresentam temas relacionados à aprendizagem, formação e vivências na educação superior, e oficinas, que abordam questões relacionadas ao desenvolvimento estudantil.

 

Projeto Unicampinas - Atendimento somente no campus de Barão Geraldo

Os dez pontos turísticos de Campinas, cidade em que está localizada a unicamp campus Barão Geraldo, podem ser visitados por meio do projeto Unicampinas, uma parceria do SAE com o Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal (DETUR). Criado em 2010, o objetivo deste projeto é aproximar e integrar os estudantes à cidade, ampliando os sentimentos de socialização e compromisso com a preservação e sustentabilidade, levando-os por um roteiro elaborado. Os tours culturais são realizados por guias turísticos treinados e o transporte é oferecido pela Prefeitura Municipal. O passeio leva os visitantes a refletir sobre as mensagens transmitidas durante a visita aos pontos históricos e turísticos por meio dos diferentes elementos que compõem a paisagem urbana, rural e social do município. As viagens são solicitadas pelas unidades e alunos da Unicamp, em qualquer ocasião do ano, desde que tenham antecedência de quinze dias.