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A utilização da biblioteca OpenMP para paralelização de aplicações matemáticas.
O projeto consiste em paralelizar a execução de aplicações matématicas em uma das estratégias de paralelismo computacional, aplicados para arquiteturas de multiprocessadores simétricos, através da implementação do OpenMP, uma interface que consiste de diretivas de compilação. Estas diretivas acompanham o código da aplicação e sua implementação encarrega de trabalhar no bloco de código onde está sendo aplicada, instruindo o compilador a aplicar paralelismo nesta região de código.
A Web Semântica no contexto do futuro da internet
A web sintática, atual padrão de internet, apresenta as informações de forma segmentada e desorganizada, tornando-a compreensível apenas por usuários. Este trabalho apresentará um novo conceito, web semântica, que utiliza diversas técnicas para tornar os dados compreensíveis por máquinas, essa nova estrutura é a base o futuro da internet.
Abastecimento de água na zona rural de Limeira: Qualidade, Produção, Reservação
O presente trabalho teve como objetivo verificar como é realizado o abastecimento de água na zona rural da cidade de Limeira, interior do Estado de São Paulo. O foco do trabalho foi voltado em se verificar as condições do local de captação da água de cada propriedade visitada(cinco no total), como nascentes, poços freáticos e artesiano. O local de reservação da água nas propriedades também foi avaliado, bem como a existencia de cloração e presença de filtros de carvão ativado. Diversas amostras de água foram coletadas e levadas ao Laboratório do Ceset-Unicamp para realização de análises microbiológicas. A partir dos resultados obtidos pretende-se propor melhorias a serem implantadas de forma individual em cada propriedade, como instalação de bombas dosadoras de cloro e filtros de carvão ativado.
Acompanhamento dos impactos ambientais gerados pelo Cemitério de Campo Grande e planejamento da área de uma possível desativação
O projeto é sobre uma possível desativação do Cemitério Campo Grande localizados na cidade de São Paulo e quais serão os impactos ambientais gerados por este para a população presente ao redor. Os impactos serão pesquisados, no que se diz respeito, ao tipo de terreno, já que existem enterros em área pública e privada quais diferenças visíveis demonstrados ao ambiente. Pesquisa sobre poluentes gerados e planejamento ambiental.
Algoritmos de contenção de falhas de redes em cascatas
Ambiente de teste utilizando ferramentas freeware
A busca dos clientes por produtos de qualidade tem feito com que as empresas mudem ou aprimorem suas técnicas, tornando-as diferenciais no mercado. A qualidade do produto está diretamente relacionada à fase de testes, uma vez que o produto que foi testado antes de ser entregue é mais bem aceito pelos usuários, pois pode-se garantir que ele irá desempenhar as atividades que lhe foram atribuídas. Diante disso, um processo de testes bem definido é fundamental para garantir a qualidade do software. Para auxiliar os testes sistêmicos, é de extrema importância o uso de um ambiente de testes bem estruturado a fim de suportar as fases relacionadas a testes, tais como: planejamento de testes, criação de cenários de testes, criação de scripts de testes, execução de testes, re-execução, etc. Esta estrutura de testes implica em gastos com a aquisição de ferramentas, que pode ser um problema para a empresa ou instituição. Foi com essa preocupação que estudamos um conjunto de ferramentas freeware, para então selecionarmos uma ferramenta para cada fase de testes sistêmicos. Para isso, foram realizados estudos de casos baseados na utilização dessas ferramentas, para uma proposta de criação de um ambiente de testes que pode ser incorporada, tanto na Faculdade de Tecnologia – FT, para estudos nas disciplinas, quanto na implementação de um processo de testes em médias e pequenas empresas.
Análise comparativa entre blocos cerâmicos e tijolo maciço
O seguinte trabalho trata-se de uma análise comparativa envolvendo o levantamento de custos para execução de uma casa com cem metros quadrado de tijolos maciço, bloco cerâmico e bloco cerâmico estrutural. Diante do estudo de caso de três situações diferentes de execução e com áreas maiores, buscou-se reduzir a área das três edificações para cem metros quadrado para a partir daí poder seguir com o levantamento. As áreas originais variavam de 380 a 400 metros quadrado. Foram seguidas duas etapas a etapa teórica com uma suposição de parede de três metros de comprimento tendo dois pilares em cada extremidade e dois metros e oitenta centímetros de comprimento e a etapa prática, fazendo-se uma comparação utilizando gastos reais. Também é abordado, não tão intensamente, já que esse não é o objetivo do trabalho, a diferença de resistência e o isolamento térmico, pois acredita-se que tais fatores, desde que obedeça as normas para execução, interfiram na decisão de tipo de material escolhido para construção. O trabalho também visa demonstrar uma alternativa para construção mais em conta e com menos desperdício de materiais.
Análise dos Objetivos das Usinas de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil
Análise Multicritério:uma avaliação comparativa de diferentes heurísticas.
Aplicação da Gestão de Configuração no Processo de Desenvolvimento de Software
Neste projeto será apresentada a Gestão de Configuração de Software e sua aplicação no processo de desenvolvimento do mesmo. Será explicado porque é importante e útil ter um ambiente de Gestão de Configuração em uma organização, com base em discussões de especialistas realizadas em conferências mundiais. Também será apresentada uma forma de implantar este ambiente de Gestão de Configuração e quais os diversos benefícios que o mesmo pode trazer para a empresa e para os clientes, expondo sua influência no controle de versões, gerenciamento de mudanças e manutenção de versões já distribuídas. Pretende-se também, como estudo de caso, implantar a Gestão de Configuração no CESET trazendo benefícios para as aulas de programação, nas quais várias versões de projetos são desenvolvidas e as mesmas precisam ser controladas.
Aplicação de Ant Clustering na Criação de Grafos
Através do algoritmo de ant clustering organizaremos, visualmente, um determinado grafo.
Aplicação de tintas acrílicas em alvenaria (reboco virgem) enfocando o comportamento reológico das tintas sob diluição em água
Neste trabalho foi estudada a dinâmica de transferência de tintas acrílicas através de um extensor para superfícies rebocadas. Os estudos foram baseados em imagens digitais usando uma câmera de alta velocidade de captura de imagens (1.000 quadros por segundo). Foi feito um estudo comparativo de três tintas látex de primeira linha, fabricadas por três importantes fabricantes de tintas. As imagens revelam que os filmes formados por uma das tintas são mais elásticos que os formados pelas outras duas. No entanto, observou-se que esta propriedade é perdida quando a tinta é diluída a 20 % e 30%. Procurou-se comparar os resultados da dinâmica de aplicação das tintas com parâmetros reológicos tais como a viscosidade em repouso (zero shear viscosity), tixotropia e viscoelasticidade. Não foram observadas correlações diretas entre os parâmetros reológicos com o padrão dinâmico do estiramento dos filmes. Provavelmente isto se deve ao fato de que a taxa de cisalhamento aplicada pelo extensor é muito superior às taxas impostas pelo reômetro, além do fato de que os filmes expandem pela aplicação de tensões elongacionais e não de cisalhamento (que é o tipo de tensão imposta no reômetro). Considerando os avanços no desenvolvimento de câmeras de alta-velocidade de captura de imagens e programas de tratamento de imagens, a abordagem experimental apresentada poderá ser útil para ensaios de desempenho reológico de tintas látex submetidos a taxas de cisalhamento da ordem de 103 a 104 s-1.
Aplicações Interativas para TV Digital com Ginga-NCL e Script Lua
Áreas Contaminadas: Investigação Preliminar
Será realizada na empresa uma Análise Preliminar. O objetivo da etapa de Avaliação Preliminar é a realização de um diagnóstico inicial das áreas potencialmente contaminadas, o que será possível realizando-se levantamento de informações disponíveis sobre cada uma das áreas pré-identificadas e do conhecimento das mesmas através de inspeções de campo. A execução dessa etapa possibilitará: Levantar informações sobre cada Área Potencial; Documentar a existência de evidências ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a contaminação nas áreas em avaliação; Estabelecer o modelo conceitual inicial de cada área em avaliação; e Verificar a necessidade de adoção de medidas emergenciais nas áreas.
Arquitetura Orientada a Serviços:Aplicabilidade das boas práticas do mundo SOA no projeto de software.
O objetivo deste trabalho é realizar um estudo aprofundado sobre a Arquitetura Orientada a Serviços e desenvolver um processo para aplicar esta arquitetura em sistemas existentes, focando na integração destes sistemas com os demais em um ambiente corporativo.
Aspectos Relevantes sobre Pavimentação Asfáltica com Adição de Borracha
1. RESUMO Sendo um dos maiores consumidores de matéria-prima do Meio ambiente, a Construção Civil dá suporte à questão ambiental e está integrada na discussão, colaborando com o desenvolvimento sustentável, amplamente discutido em todos os setores da sociedade, governo e organizações não governamentais. Tais fatores conduzem o homem à experimentação de novos materiais de construção, muitos destes produzidos a partir de materiais recicláveis, reutilizáveis ou por meio de técnicas que gerem menos poluente durabilidade para as construções. Um sistema de gerenciamento dos resíduos com inovações tecnológicas de reciclagem, torna possível algumas aplicações com similaridade com o desempenho e qualidade dos originários, com um custo competitivo. Um exemplo desses é o Concreto Asfáltico de Petróleo Modificado por adição de borracha moída proveniente de pneus inservíveis que melhora as características do asfalto tradicional e em conseqüência aumenta a durabilidade das nossas estradas e ruas, prolongando sua vida útil e, portanto, promovendo economia na pavimentação de estradas e ainda, propicia destino adequado a pneus que seriam materiais inservíveis. O concreto asfáltico com asfalto-borracha pode ser empregado como revestimento, binder, regularização, camada de ligação, e também como reforço estrutural do pavimento. A mistura obrigatoriamente deve ser executada em usina própria e deve ser mantida quente até sua aplicação. Além do cimento asfáltico modificado por borracha moída de pneus a mistura é composta também por agregado graduado, agregado miúdo, e se necessário, material de enchimento, fíler, melhorador de adesividade e sua compactação é a quente. Palavras-chave: asfalto-borracha; pneu; pavimentação; reciclagem; resíduo sólido. 2. ABSTRACT As one of the largest consumers of raw material of the Environment, the Construction Industry supports the environmental issue and is included in the discussion, contributing to sustainable development, widely discussed in all sectors of society, government and non-governmental organizations. These factors lead to the human testing of new building materials, many of these made from recyclable materials, reusable or using techniques that generate less pollution for the durability buildings. A waste management system with technology innovations in recycling, with some applications makes it possible similarity with the performance and quality of origin, with a competitive cost. One such example is the asphalt concrete Oil Modified by the addition of ground rubber from tires useless which improves the characteristics of traditional asphalt and consequently increases the durability of our roads and streets, extending its life and, therefore, promoting economy in paving of roads and also provides the appropriate destination tire materials that would be useless. The asphalt concrete with asphalt-rubber may be employed as a coating, binder, regularization, link layer, as well as structural reinforcement of the floor. The mixture must be implemented in the plant and should be kept hot until they are implemented. Besides the modified asphalt cement ground by rubber tires of the mixture is composed also graduated per household, household kid, and if necessary, material filling, fillers, improved adhesion and compaction is hot. Word-key: asphalt, rubber, tire, pavement, recycling, solid waste. 3. INTRODUÇÃO A utilização da borracha reciclada de pneus usados em pavimentos pode ser uma solução para atenuar o problema da disposição deste resíduo. Porém o principal objetivo da inclusão de farelo de pneus em cimento asfáltico ou misturas modificadas é a melhoria das propriedades de desempenho do pavimento, principalmente no que se refere ao trincamento térmico e por fadiga e ao envelhecimento. As trincas se dão pela oxidação natural que ocorre em qualquer asfalto. O asfalto tradicional tem uma vida útil de 10 anos em média, por ser um produto perecível sofre um processo de envelhecimento natural do ligante asfaltico. Mas quando você miscigena e funde a borracha com o asfalto, sua vida útil aumenta significativamente. Segundo Morilha (2003) ele pode durar de 25 a 30 anos. Através da combinação de determinados polímeros pode-se estender a vida útil e prevenir a degradação prematura do pavimento. Outra característica apresentada é a contribuição para uma maior resistência ao intemperismo e uma melhor adesão ligante/agregado. Com adição de polímeros, encontra-se no pavimento asfaltico o aumento da ductilidade e a redução da suscetibilidade térmica levando a uma maior resistência às deformações plásticas a altas temperaturas e suprimindo o aparecimento de fissuras de retração térmica e fadiga. A redução dos recursos naturais conjugado ao aumento do custo dos materiais de construção utilizados na manutenção e pavimentação de estradas e rodoviárias exigiu aos engenheiros e pesquisadores a busca de materiais com bom desempenho e custo relativamente baixo. Foi notada, através de tais pesquisas uma grande melhora no desempenho do pavimento a partir da inclusão de polímeros aos ligantes asfálticos que melhoram de maneira geral, as propriedades mecânicas e de envelhecimento da mistura. Da mesma forma, tem-se notado a melhora no desempenho do mesmo, nos estudos sobre a incorporação de pedaços de borracha proveniente da reciclagem de pneus em misturas asfálticas Deve-se lembrar que o insucesso no desempenho de um pavimento asfáltico não deve ser condicionado apenas à qualidade de seu ligante, mas também pelas características dos materiais utilizados tais como, solo, agregados, finos e ligantes, dosagem da mistura betuminosa condições de compactação e do processo construtivo. A mistura asfáltica deve apresentar quantidade adequada de ligante, pois a falta ou o excesso de asfalto causam defeitos que surgem na superfície do pavimento. Estima-se que o Brasil gere 30 milhões de pneus inservíveis por ano. Se tal matéria prima for alternativamente reaproveitada ao invés de descartada indevidamente, terá efeito benéfico à melhoria do ligante, para o aumento da durabilidade de nossas estradas, tal com para a melhoria em aspecto ambiental (ODA, 2002). A preocupação ambiental tem questionado a sociedade a respeito da destinação ou deposição de pneus inservíveis em todo o mundo. Além utilização de pneumáticos como material modificador em misturas asfálticas, tem sido usado como fonte de energia. Dentre as alternativas possíveis deve-se levar em conta: aspectos ambientais, a possibilidade de aplicação, suas potencialidades, características técnicas bem como aspectos envolvendo o custo e benefício da utilização da borracha reciclada. 4. HISTÓRICO DO ASFALTO - BORRACHA Os primeiros relatos de tentativas de se utilizar borracha de pneus usados em ligantes asfalticos datam da década de 50. Na década de 60, o engenheiro Charles H. McDonald, utilizou uma mistura de pó de pneu com asfalto que, chamou de Overflex, para selar trincas no teto do seu trailer, no qual atravessava o país inspecionando rodovias. Ele observou a mistura que não oxidava com o passar do tempo (Carlson e Zhu, 1999 ). Aproximadamente em 1970, este foi introduzido nos USA e com o nome de PlusRide. Entre outras pesquisas seguidas e novas tecnologias desenvolvidas para aplicação da Borracha, em 1960 duas empresas Suécas elaboravam misturas que utilizavam a mistura de borracha de pneus e tecidos usados. As pequenas partículas de borracha faziam o papel de agregado à mistura. Surgia o Rubit. Em meados de 1970 a Arizona Refining Company Inc. criou um novo ligante contendo borracha reciclada batizado de Arm-R-Schield e paralelamente em Washington patenteava o novo produto chamado PlusRide. Após muitos anos de pesquisas de misturas que combinavam betume com borracha natural para utilização como matéria prima em pavimentos, o estado americano da Flórida desenvolveu na década de 80, um produto muito semelhante ao asfalto-borracha utilizando o resíduo de pneus em pequenas quantidades. Foi à maneira que o Departamento de Transportes da Flórida encontrou para driblar a patente do produto já existente desenvolvido na Inglaterra em 1898, cujo processo patenteado foi nomeado “rubberbitumen”. No entanto primeira definição de asfalto borracha foi publicada no ano de 1988 pela American Society for Testing and Materials (ASTM) em seu anuário: “mistura de cimento asfáltico e borracha de pneu reciclado, na qual o percentual de borracha é de no mínimo 15 % em peso e reage com o asfalto quente de maneira a causar o inchamento das partículas de borracha” (ASTM 1997). Segundo Carlson e Zhu (1999), McDonald misturava o pó com asfalto deixando reagir por 45 minutos à uma hora para que se formasse um material com novas propriedades, o asphaltrubber, foi experimentado em serviços de “tapa-buracos” na cidade de Phenix, no Arizona. Em 1992 a patente da tecnologia do asfalto borracha expira e se torna de domínio público, possibilitando a fabricação e avanço nos estudos em outros países. Dentre eles estão o KDOT (Kansas Department of Transportation) que iniciou as pesquisas, principalmente para utilização de concreto betuminoso usinado a quente com ligante modificado (processo via úmido). Os estados da Califórnia, Flórida e Arizona, possuem normalizações e especificações de execução de camadas antireflexão de trincas, recapeamentos, selagem de trincas e camadas novas com ligante modificado com borracha reciclada. Os três estados americanos consumiram no ano de 1998 aproximadamente 8,3 milhões de pneus inservíveis em ligantes betuminosos. Já o estado do Arizona possue em seu estado mais de 3300 km de rodovias construídas ou restauradas utilizando ligantes modificados com borracha (Way 2000). Entre os estudos o mais relevantes acerca do AR (asphaltrubber), a nível nacional e internacional, foi desenvolvido em julho de 2003 na Área de Pesquisas e Teste de Pavimentos localizados no Campus do Vale da UFRGS, em Porto Alegre, pesquisa esta que gerou uma publicação patrocinada pela GRECA ASFALTOS para toda a comunidade rodoviária nacional. Uma das pesquisas realizada pelo Caltrans (Departamento de Transportes da Califórnia) e pela Universidade de Califórnia utilizando-se do HVS (Heavy Vehicle Simulator) para acelerar a degradação do pavimento contendo borracha. Então apartir dos estudos com misturas similares ao PlusRide e ao processo de McDonald tem-se aperfeiçoado os processos. A partir 1991, devido à importância ambiental em se o ISTEA (Intermodal Surface Transportation Efficiency Act - USA) buscando alternativas para o consumo dos pneus inservíveis, determina a utilização de borracha de pneus em pavimentos asfálticos, diante disso surgem novas tecnologias e pesquisas. Em 1995, iniciaram-se os estudos no Brasil, através de pesquisa bibliográfica e estudos de laboratório em torno de ligantes e de misturas asfálticas, buscando a melhoria dos asfaltos tradicionais. Mas foi em 1999 que o Grupo Greca Asfaltos, iniciou o estudo de adição de polímeros e pó de borracha moída nas propriedades de seu ligante asfáltico, aplicando pneus inservíveis a fim de melhorar as propriedades do asfalto comum (Morilha e Trichês, 2003). Em 2000, através de convênio com o LAPAV – Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, gerou- se o Asfalto Ecológico comercialmente chamado de ECOFLEX. O primeiro trecho experimental foi implantado em meados de agosto de 2001 entre os quilômetros 318 e 320 da rodovia BR 116/RS, trecho Guaíba – Camaquã. E através de monitoramento contínuo, obteve-se resposta positiva com relação ao CBUQ confeccionado com asfalto borracha que se apresenta praticamente sem trincas por fadiga os ligantes com relação ao ligante modificado por 3% de SBS e ao CAP – 20. Em abril de 2002, foi aplicada um tipo de mistura asfáltica de granulometria descontínua que apresenta uma textura rugosa, impermeável e anti hidroplanagem, que imprime maior segurança ao tráfego em dias de chuvosos. A mistura, chamada de gap-graded, necessita da combinação do ligante de borracha de alta viscosidade. O revestimento aplicado na Rodovia Anhanguera na travessia do município de Araras/SP é de concessão Intervias e a Consultora Copavel e foi aplicada pela Garcia Terraplanagem e Pavimentação Ltda, grande colaboradora desse trabalho de graduação. A ascenção das aplicações do pavimento flexível se deu em 2003, segundo (Morilha Jr, 2006) acumulando até setembro de 2006, aproximadamente 1.470 km de asfalto borracha já aplicados em todo o Brasil, sendo encontradas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Algumas aplicações brasileiras do pavimento ecológico, em diversas localizadades do país, com contribuição do ECOFLEXPAVE, fabricado pela Greca Asfaltos: 4.1. Maringá-Paiçandu/PR Sob a supervisão do DER/PR a duplicação com extensão de 4,2km foi iniciada, em maio de 2007 no trecho entre Maringá e Paiçandu, da Rodovia PR-323. Tal rodovia é de significativa importância para o Paraná, pois liga o norte ao noroeste do estado, fazendo conexões Mato Grosso do Sul e Mercosul. Os habitantes de Paiçandu reivindicavam a execução deste trecho, pois presença de dezessete lombadas dificultavam o acesso à cidade pelo excesso de veículos que trafegavam nesse trecho, nos horários de pico, quando a incidência de acidentes aumentava gerando também desconforto causado pelo congestionamento. Devido à carga incidente na via foram projetadas com duas faixas de 3,6m cada, tendo, na sua composição estrutural, sub-base e base de solo cimento com espessura de 15 cm cada, sobrepostos por 4 cm de binder e 5 cm de capa de rolamento (CBUQ), ambos com ligantes modificados por borracha de pneus. Também foram implantadas três importantes viadutos com acessos às vias marginais, passagens para pedestres e uma ciclovia. As vias duplas principais, separadas por New Jersey de concreto. As vias de acesso dos viadutos e marginais foram projetadas com CAP50/70. 4.2. Campos Novos (acesso da barragem) /SC Representando o maior investimento realizado em território catarinense, a Usina Hidrelétrica Campos Novos tem capacidade instalada de 880 MW vai gerar o equivalente a um terço de toda energia consumida em Santa Catarina. Para o seu acesso foi necessário pavimentar num total de 16 km, a partir da BR 470. O reservatório da usina inunda uma área de 32 km2, atingindo os municípios de Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi, todos localizados no estado de Santa Catarina a 380 km de Florianópolis. Iniciado em fevereiro de 2005, foi utilizado na elaboração do projeto de pavimentação para aquela via, asfalto modificado por borracha de pneu como solução técnica viável, e a provado pelo DEINFRA - Departamento Estadual de Infra-estrutura do estado de Santa Catarina. 4.3. Rio de Janeiro /RJ A obra de recapeamento com Asfalto Borracha realizada em Copacabana e no Aterro do Flamengo se deu em outubro de 2007. Sendo considerada uma das obras com mais importantes por sua localização: a Princesinha do Mar se rendeu ao Asfalto Borracha. 4.4. Via Anhanguera/SP Trecho recapeado da SP-330 próximos a Araras, Leme, Pirassununga e Santa Rita do Passa Quatro no período de abril de 2002, executado pela Garcia Terraplanagem e Pavimentação e em concessão de Intervias-SP SP/330 em Araras. FiguraX: Rodovia Anhanguera, utilizando o asfalto borracha na recuperação de pavimentos, pela Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S/A e executado pela Garcia Terraplanagem e Pavimentação. Concessionárias que colaboraram com a inovação da massa asfáltica usinadas com adição de asfalto borracha, aplicadas em todo o Brasil desde agosto de 2001. 5. PNEUMÁTICOS ( EM CONSTRUÇÃO ) Ao mesmo tempo em que os veículos automotores terrestres foram sendo produzidos em cada vez maiores quantidades, movimentando o maior conjunto de indústrias, também cresceram as indústrias de pneus, destinando-os tanto à equipagem dos veículos novos quanto à reposição na frota em circulação. Os principais fabricantes de pneus remontam suas origens aos pioneiros, ainda no Século XIX, à inglesa Dunlop, depois absorvida pela italiana Pirelli, à francesa Michelin, as norte-americanas Goodyear e Firestone, esta última hoje consorciada com a japonesa Bridgestone. Atuando no Brasil, juntas estas empresas produzem, anualmente, 45 milhões de pneus por ano, quase um terço disso é exportado para 85 países e o restante é empregado nos veículos nacionais. Apesar do alto índice de recauchutagem no país, que prolonga a vida dos pneus em 40%, a maior parte deles, já desgastada pelo uso, acaba parando nos lixões, na beira de rios e estradas, e até no quintal das casas, onde acumulam água que atrai insetos transmissores de doenças. Os pneus e câmaras de ar consomem cerca de 70% da produção nacional de borracha e sua reciclagem é capaz de devolver ao processo produtivo um insumo regenerado por menos da metade do custo da borracha natural ou sintética. Além disso, economiza energia e poupa petróleo usado como matéria-prima virgem e até melhora as propriedades de materiais feitos com borracha (CEMPRE, 2003). Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), dezenas de milhões de pneus velhos estão espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos. Os pneus para veículos de passeio, segundo KAMIMURA (2002), são constituídos das seguintes partes: • Carcaça: é a estrutura interna do pneu. Constituída por lonas de nylon, aço ou poliéster, formando a parte resistente do pneu. • Flancos: tem o objetivo de proteger a carcaça contra os agentes externos. Constituídos de um composto de borracha de alto grau de flexibilidade. • Talões: tem como finalidade manter o pneu firmemente acoplado ao aro, impedindo-o de ter movimentos independentes. Constituídos internamente por arames de aço de grande resistência, unidos e recobertos por borracha. • Banda de rodagem: é a parte do pneu que entra diretamente em contato com o solo, visa proporcionar boa tração, estabilidade e segurança ao veículo. Constituída por borracha e agentes químicos especiais. É uma matéria prima barata e abundante, da qual a natureza já está saturada devido a demora na sua decomposição, pois sua durabilidade no meio ambiente é estimada entre 300 e 600 anos, segundo ANIP (1999) e o Instituto Ecológico Aqualung, 2005. Outras possibilidades para utilização de pneus inservíveis: • Fonte energética; • Concreto de baixo desempenho; • Muros de gravidade e obras de contenção; • Estruturas de absorção de energia ou barreiras de inércia; • Drenagem; • Cobertura de aterros sanitários; • Extração de óleo e voláteis; • Absorção de óleos; • Impermeabilização; • Barreiras contra ruído; • Reforço de material granular; • Pavimentação. 6. ASPECTOS AMBIENTAIS O pneu possui papel fundamental e indiscutível socioeconômico em países como o Brasil, onde o transporte de bens é feito em sua maioria por caminhões e carretas, assim como o transporte de passageiro numericamente importante. O primeiro problema que se encontra nos pneus inservíveis é sua disposição final. Por serem objetos de grande volume compostos por material praticamente incompressível e de lenta degradação, torna inviável a disposição em aterros sanitários, e em caso de armazenamento, as condições devem ser apropriadas para evitar riscos de incêndio, poluição visual, contaminação do solo e das águas e a proliferação de insetos e roedores (BERTOLLO; FERNANDES JR. e SCHALCH, 2002). E ainda deve-se mencionar o imenso impacto ambiental que produzido pelo transporte rodoviário trais como a poluição do ar pela emissão de e a poluição dos solos por resíduos de óleos. A possibilidade de incêndio é fato importante a ser considerado, visto que a capacidade calorífica do pneu é cerca de 40 MJoule/kg, tendo assim, poder energético de combustão superior ao do carvão considerado cerca de 18,6 a 27,9 MJ/kg. Segundo Epps (1994) durante a combustão dos pneumáticos, a liberação de óleos tóxicos contamina o solo podendo atingir até o lençol freático. Assim como os particulados emitidos pelas cinzas de óxidos de enxofre, onde se tem 1,2 % de nível de enxofre o qual se aproxima dos valores do carvão. No contexto sanitário é inaceitável o descarte de pneus a céu aberto, já que pode ser fonte de proliferação de insetos e roedores, considerando que existem doenças transmitidas por estes animais. Apenas em casos específicos é permitida legalmente disposição dos resíduos de borracha em terrenos, onde locais devem atender às condições devidamente regulamentadas, porém o alto custo gera impossibilidade de retorno financeiro, o que o torna inviável. Diante disso é necessário rever formas de reciclar ou reaproveitar a borracha, pois, terminado o tempo de vida útil dos artefatos de borracha, que já foram reciclados, os mesmos passam a ser resíduos tendo mais uma vez o problema empurrado pra frente, visto que o tempo necessário para a degradação destes resíduos é bastante longo, cerca de 600 anos, dependendo de diversos fatores. A produção brasileira em 2005 foi de 53,4 milhões de pneus, onde um terço foi exportado para 85 países e o restante utilizado em frota nacional. Embora os pneus tenham a vida útil prolongada pela recauchutagem, mais cedo ou mais tarde, serão classificados como inservíveis, e então descartados irregularmente na beira de estradas e rios, aterros sanitários e até mesmo nos armazenados nos quintais das casas, onde acumulam água que atrai insetos transmissores de doenças. A solução ideal para resolver o problema com resíduos de borracha seria aproveitá-los sem causar efeitos adversos ao Meio Ambiente. Os processos devem objetivar a conservação e reciclagem a fim de minimizar os impactos ocorridos nas indústrias. Também devem conservar os recursos naturais reciclando e recuperando matérias-primas, adotando processos com custo mínimo e com lucro ou proveito razoável para ser competitivo no sistema econômico e os produtos gerados devem ter valor comercial. Embora exista a resolução do CONAMA, a seguir mencionada, que o briga importadoras e fabricantes a recolherem os pneus que distribuem há falta de controle governamental que fiscalize a destinação desses resíduos. 6.1. LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS DA ABNT A partir de janeiro de 2002, fabricantes e importadoras de pneus são responsáveis pelo ciclo total da mercadoria dando disposição final de forma ambientalmente correta, para os produtos que colocam no mercado, a cada quatro pneus novos fabricados no Brasil ou importados, os fabricantes deverão reciclar ou reutilizar um pneu usado. A lei foi aprovada, em 26 de agosto de 1999, pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), responsabiliza o IBAMA a punir os infratores, com base na Lei de Crimes Ambientais. As pesquisas no Brasil e no mundo, que avançam cada vez mais, deverão contribuir para a elaboração de mais normas técnicas. A seguir, citados artigos referentes à Resolução do CONAMA - 258/99 e as Normas Técnicas da ABNT: Art 3o – Prazos e quantidades para coleta e disposição final, de forma ambientalmente adequada de pneus inservíveis. Janeiro /2005 para quatro pneus fabricados, cinco pneus Inservíveis devem ter sua disposição adequada. Art. 8o – Instalações p/ processamento e disposição final deverão atender ao disposto na legislação ambiental em vigor inclusive no que se refere ao licenciamento ambiental. Art. 9o – Proíbe a disposição final inadequada – Aterros sanitários, mar, rios, lagos, terrenos baldios, alagadiços. Art. 10o – Permite criar centrais de recepção de pneus inservíveis, a serem localizadas e instaladas de acordo com as normas ambientais e demais normas em vigor, para armazenamento temporário e posterior destinação final segura. 6.2. DISPOSIÇÃO DOS PNEUS NA CIDADE DE LIMEIRA Segundo (Leite 2008) Limeira possui um aterro sanitário que está localizado na Via Paixão de Campos Freire, km 5, 5, distante 10 km do centro da cidade. Este Aterro iniciou suas atividades em 1983, estando a 1ª Fase com sua vida útil esgotada e a 2ª Fase em operação (com uma vida útil prevista para dois anos). Tanto a 1ª Fase quanto à 2ª Fase possuem licença de instalação e licença de funcionamento emitido pela CETESB. No ano de 2004 foi feito um levantamento sobre a quantidade de pneus inservíveis recebidos pelo aterro, e foi constatado que quinhentos pneus vinham das cento e cinqüenta borracharias da cidade nas quais cem eram clandestinas. Na época os pneus eram lançados diretamente no aterro. Sabe-se que pneus dificultam a compactação, reduzindo significativamente a vida útil dos aterros. O assentamento não uniforme e a tendência do pneu subir podem danificar a compactação do aterro. Para minimizar este tipo de problema é necessário picotar e moer o pneu antes da sua disposição no aterro. 6.3. OS ECOPONTOS Operando de acordo com o programa de gestão ambiental da norma ISO 14001, os postos de coleta de pneumáticos, conhecidos como Ecopontos são administrados e operados por pessoas com deficiência, devidamente treinadas. Implantados pelo Instituto Via Viva, os Ecopontos já somam dezenove unidades em funcionamento, contendo: recepção, cadastramento, seleção e armazenamento temporário dos pneus entregues pela população, sendo assim encaminhados para processamento. Figura k – Ecoponto Via Viva. Fonte: Apresentação Via Viva. 7. AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA ( EM CONSTRUÇÃO ) O asfalto-borracha é mais resistente e compensa o custo elevado. É 30% mais caro e 40% mais resistente do que o convencional. A diferença pode parecer pequena, mas é vantajosa no longo prazo, garante o diretor-superintendente da Ecovias, João Lúcio Donnard. A utilização de revestimento com Asfalto Borracha permite uma redução no custo da obra. Pois essa técnica permite a redução na espessura da camada asfáltica pela metade, a brita que vai utilizar, energia elétrica, o transporte da massa e a compactação. Essa majoração remunera os custos para elevar as temperaturas de usinagem da mistura asfáltica e para aumentar a eficiência na compactação. Reduz-se tudo, por isso há um ganho considerável nesta tecnologia ecologicamente correta. Verifica-se que todo asfalto tem uma vida útil determinada. Uma estrada não é construída para durar 50 anos. Ela é feita para durar cerca de 10 anos, porque existe o processo natural de envelhecimento do ligante asfáltico, que é um produto perecível. Mas quando se funde a borracha com o asfalto, sua vida útil passa a ser de 25 a 30 anos. Além disso, a relação custo/benefício apresenta elevada capacidade de tornar essa modalidade altamente competitiva em termos econômicos, constituindo também em uma solução de grande apelo ambiental. O “Asfalto-Borracha” está enquadrado oficialmente na relação americana dos “amigos do meio-ambiente”. 7.1. EXEMPLO PRÁTICO DE ANÁLISE DE CUSTO Nesta análise de custo da obra de restauração iremos considerar que se trata de uma obra de 30 km de extensão em que o projeto especifica a aplicação de uma camada de concreto asfáltico com ligante CAP 50/70 de 5 cm de espessura. Neste caso, para 30 km, teremos as seguintes quantidades de massa asfáltica: 30.000m x 7,00m x 0,05m x 2,5 t/m3 = 26.250 t de massa asfáltica. Os preços por tonelada que remuneram todos os insumos e aplicação da massa na pista, de forma expedita, portanto, são os seguintes: - CBUQ com CAP 50/70 = R$1.240,00 por tonelada (valor referente ao mês de fev. / 09) - CBUQ com Asfalto Borracha = R$1.800,00 por tonelada Temos, portanto um preço de execução de Asfalto Borracha em torno de 30% mais caro que o preço de execução de CBUQ convencional. Portanto, 26.250 t de massa asfáltica de CBUQ normal = R$32.550.000,00. 26.250 t de massa asfáltica com Asfalto Borracha = R$47.250.000,00. Em termos de material empregado, temos as vantagens: • Redução entre 20 e 30% no volume de agregados da obra; • Redução na mão-de-obra utilizada; • Redução nas horas de equipamentos; • Redução nos insumos necessários para a usinagem e aplicação do revestimento. E as desvantagens: • Desembolso um pouco maior na aquisição do CBUQ com Asfalto Borracha; • Controle tecnológico mais apurado. (EM CONSTRUÇÃO) 8. MATERIAIS E MÉTODOS Retirado da apostila 3 – Agregado (PAVIMENTAÇÕA ASFALTICA – Formação BÁSICA PARA ENGENHEIROS) Copiar figuras da apostila 8.1.AGREGADOS É definido como material sem forma ou volume definido, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para produção de argamassas e de concreto. (ABNT NBR 9935/2005). O termo genérico é utilizado para pedregulhos, areias, agregados artificiais e rochas minerais britadas ou em seu estado natural. Segundo Bernucci ( 2008) revestimento asfáltico é uma combinação de matéria prima que se apropriadamente associadas, podem originar estruturas duráveis em sua vida útil. Os agregados, ligantes asfálticos e os aditivos especiais às vezes exigidos, devem ser selecionados conformes às normas vigentes para maior qualidade dos pavimentos. Com ensaios de laboratório pode-se conhecer o desempenho potencial dos agregados e também prever como irá se comportar uma rocha que existe há milhões de anos uma vez associados com ligantes asfálticos, durante sua vida de projeto em um pavimento. O agregado utilizado na produção de massa asfáltica deve apresentar propriedades de modo a suportar tensões impostas na superfície do pavimento e também em seu interior. A qualidade das partículas de agregado é dependente da maneira como produzidas, estocadas e sob as quais condições vão atuar. Contudo, variedade de agregados passíveis de utilização em revestimentos asfálticos é muito grande e a pavimentação em particular, requer agregados com características específicas, de forma que devem ser observados os três grandes grupos de sua classificação tais como natureza, tamanho e distribuição dos grãos, como apresentado a seguir: 8.1.1. Natureza Quanto sua natureza, os agregados são classificados, segundo Bernucci (2008) como reciclado, artificial e natural. Reciclado – Através do reuso dos materiais de revestimentos asfálticos existentes, pode-se obter grande fonte de agregados. Os incentivos pelo desenvolvimento de técnicas de reciclagem e criação de novas especificações, possibilitam a utilização de agregados reciclados na pavimentação, cooperando assim, com a menor demanda ambientais na exploração de agregados naturais. Artificial – São resíduos processados industrialmente, tais como a escória de alto-forno e de aciaria, argila calcinada e a argila expandida e também subprodutos da indústria do aço. Esse tipo de agregado apresenta alta resistência ao atrito, porém podem apresentar problemas de expansibilidade e heterogeneidade, exigindo tratamento especial para sua utilização. Natural – São obtidos por escavação e dragagem em depósitos continentais naturais e utilizados na pavimentação na forma e tamanho em que são encontrados. Se necessário podem passar por processo de britagem. Os seixos, pedregulhos, britas e areias são compostos por diferentes minerais, tendo composições variáveis, por esse motivo, é necessário, experiências em obras existentes, com desempenho e carregamento similares, para obter uma previsão d o comportamento dos agregados, pois suas propriedades podem ser alteradas pela oxidação, hidratação, lixiviação ou intemperismo. 8.1.2.Tamanho Para uso em misturas asfálticas, a classificação quanto ao tamanho se dá em agregado graúdo, miúdo ou fíler (DNIT 031/2004 – ES). O material com dimensões maiores que 2,0 mm retido na peneira número 10 é classificado, agregado graúdo e chamado de brita. O tamanho máximo do agregado é fator importante a se considerar nos revestimentos, pois pode tornar instáveis misturas asfálticas. Em caso do agregado excessivamente pequeno pode prejudicar a trabalhabilidade e o excessivamente grande pode provocar segregação na mistura. O material com dimensões maiores que 0,075mm e menores que 2,0mm, retido na peneira de número 200 é classificado como miúdo, dentre eles, o utilizado em misturas asfálticas é o pó de pedra. A cal hidratada possui partículas menores que 0,075mm, onde pelo menos 65% do material é passante da peneira de número 200. É classificado como material de enchimento ou fíler. O DNIT definiu como fíler o material passante na peneira 200, por ser considerada a parcela de finos incorporada ao ligante em uma mistura asfáltica. Na metodologia SHRP-Superpave há limites para a relação filer/betume, que consequentemente determina o teor da amostra. O esqueleto mineral tem a trabalhabilidade bem como a estabilidade comprometida, quando há aumento da porcentagem de pó, causando a redução dos vazios, o que também dificulta a capacidade de compactação da mistura. 8.1.3. Distribuição dos grãos Através de uma análise da amostra seca, o agregado é fracionado por uma série de peneiras com aberturas de malha progressivamente menores, e comparando a massa total da amostra, com a fração de partículas retidas em cada peneira se obtém a porcentagem distribuída. Através do peneiramento é determinada a distribuição granulométrica dos agregados que influencia em quase todas as propriedades importantes do pavimento incluindo rigidez, estabilidade, durabilidade, permeabilidade, trabalhabilidade, resistência à fadiga e à deformação permanente e resistência ao dano por umidade induzida. As peneiras a serem usadas no ensaio granulométrico estão em acordo com a norma DNER-ME 035/95 que define a malha da peneira a ser utilizada e a norma DNER-ME 083/98, que padroniza metodologia para elaboração de projetos de misturas asfálticas. O entrosamento entre as partículas é definido pela distribuição granulométrica que assegura a estabilidade da camada de revestimento asfáltico, por estar relacionada e o conseqüente atrito entre elas. Colocar: Figura 3.1 Ilustração da análise por peneiramento. Pág 121 e TAbELA 3.3 DImENSõES NOmINAIS DAS pENEIRAS SEGUNDO O DNER-mE 035/95 8.1.4. CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DOS AGREGADOS Um conjunto de fatores relevantes dos agregados define o desempenho adequado do revestimento asfáltico: • Disponibilidade, custo e qualidade; • Propriedades físicas; • Propriedades químicas • Propriedades mecânicas; • Seleção de agregados; • Tipo de aplicação. O material deve ser verificado visualmente para certificar que não há contaminação de grumos de argila, vegetação ou outros materiais contaminantes que podem ser retirados também com lavagem em laboratório. O ensaio de equivalente de areia determina a proporção relativa das partículas menores que 4,8mm, classificadas com argila ou pó em amostras de agregados miúdos. De acordo com a norma DNER-ME 054/97, o equivalente de areia deve ser de pelo menos 55% de materiais do tipo. Figura 3.13 Equipamentos para o ensaio de equivalente de areia e esquema da proveta com os materiais depositados para a leitura final 8.2. LIGANTE ESQUEMA DE RECICLAGEM DO PNEU PARA PAVIMENTAÇÃO Figura L – Reciclagem do pneu para pavimentação Fonte: SEBRAE, Base de Dados SOLICITA, 2007. 8.2.1. TRANSPORTE E ESTOCAGEM DO ASFALTO BORRACHA Colocar citação A temperatura dos ligantes modificados por borracha deve-se manter constante em seu transporte, porém durante a descarga, há perda expressiva de caloria, por isso é recomendável dispor de uma caldeira de aquecimento eficiente na usina para manter as temperaturas necessárias à usinagem. A caldeira de aquecimento deve dispor de um sistema de aquecimento que apresente boas condições e deve obrigatoriamente ser de óleo térmico, em bom estado, onde há manutenção de troca no mínimo a cada 3 anos. O asfalto borracha deverá ser descarregado em tanque estar limpo e sem contaminação de outros produtos asfálticos. Tais tanques devem ser dotados de agitadores helicoidais e bomba de asfalto de alto desempenho para bombeamento e misturação de líquidos altamente viscosos com controle de velocidade a fim de manter a estabilidade do ligante. O agitador desempenha papel importante, devido à elevada viscosidade dos ligantes modificados por borracha de pneus, superior a viscosidade dos ligantes tradicionais. O fabricante deve definir o tempo máximo e as condições de armazenamento e estocagem do cimento asfáltico modificado com adição de borracha de pneumáticos, para todas as situações específicas, bem como atestar garantia do produto asfáltico através de certificado, caracterizando o produto. O construtor deve estar atento aos parâmetros estabelecidos por norma tais como temperatura de usinagem e compactação. Também deve corrigir o teor de ligante pelo fator de correção fornecido pelo fabricante do asfalto borracha. Em caso de tratamento superficial, o ligante será descarregado diretamente no caminhão espargidor, que deverá possuir características especificas de aquecimento, aspersão e bombeamento. Para a correta distribuição do ligante, os caminhões espargidores deverão manter-se às temperaturas indicadas em torno de 180º C. A seguir apresentado, um modelo de misturador: 9. PRODUÇÃO DO CONCRETO ASFÁLTICO USINADO A QUENTE COM ADIÇÃO DE BORRACHA DE PNEU INSERVÍVEL (traço) Respeitando os parâmetros da norma de pavimentação do DNER (ET-DE-P00/030 - DER/SP; ES-P 28/05 - DER/PR e/ou ES-P 05B/05 - DEINFRA/SC) a construtora deve desenvolver o projeto da mistura asfáltica desejada e através dessa receita pronta, produzir em sua usina mistura asfáltica de acordo com cada projeto (estrutura, tráfego, condições climáticas, etc.). Para obterem-se tais resultados são estudados vários fatores que influenciam no desempenho das misturas betuminosas, entre eles podem ser citados: • Aditivos; • Características do ligante e dos agregados; • Umidade; • Temperaturas; • Carregamentos; • Estado de tensões; • Envelhecimento; • Método de compactação. Utilizando a metodologia Marshall (método desenvolvido nos Estados Unidos na década de 30) que baseada na estabilidade e fluência que a mistura possui, além do volume de vazios e da densidade (DNER, 1964; DNER, 1994; AI, 1995 a) obtemos os projetos de misturas asfálticas com características apropriadas aos agregados disponíveis na região, levando em conta sua densidade e granulometria. Os teores de borracha constatados em pesquisa no estado da Flórida foram de 3,1 a 20,5% em relação à massa do ligante. Segundo PAGE et al. (1992) a importância da combinação das variáveis que influenciam a mistura: temperatura de mistura, tamanho das partículas de borracha e tipo de ligante. Em se tratando do ligante, quanto maior a fração oleosa mais eficiente é a interação com o CRM (Crumb Rubber Modified). 9.1. PROCESSOS: VIA ÚMIDA E VIA SECA ( EM CONSTRUÇÃO ) Os métodos de incorporação de pneus nas misturas asfálticas podem ser por processo úmido ou Seco. PROCESSO ÚMIDO (Wet Process): Partículas finas de borracha são misturadas ao cimento asfáltico aquecido, produzindo um novo tipo de ligante, denominado Asfalto-Borracha. PROCESSO SECO (Dry Process): Partículas maiores de borracha substituem parte dos agregados pétreos que, com a adição do ligante asfáltico aquecido, formam um produto denominado Concreto Asfáltico modificado com a adição de borracha. Esse agregado deve ser utilizado somente em concretos asfálticos usinados a quente (CAUQ). As principais diferenças entre os dois processos: • Tamanho das partículas; • Quantidade de borracha; • Função da borracha; • Facilidade de incorporação. ( EM CONSTRUÇÃO ) 10. TRABALHO EXPERIMENTAL ( EM CONSTRUÇÃO ) 11. CONCLUSÕES (provisória) Atualmente tem-se questionado a respeito da destinação ou deposição de pneus inservíveis em todo o mundo, junto a isso as rodovias têm extrema importância para o desenvolvimento econômico do país sendo uma das principais vias de transporte para o escoamento de sua produção. Para atender melhor as necessidades de seus usuários seus métodos executivos têm evoluído oferecendo mais conforto e durabilidade maiores aumentando assim sua vida útil. Este trabalho visa além dos aspectos ambientais, a possibilidade de aplicação, suas potencialidades e características técnicas bem como aspectos envolvendo o custo de aplicação e manutenção de pavimentos utilizando borracha reciclada. A execução da construção de uma rodovia é de extrema importância para as pesquisas na área de construção civil que vem se sofisticando cada vez mais nos últimos tempos. 12. BIBLIOGRAFIAS ( EM CONSTRUÇÃO ) COLOCAR todas as NORMAS E LIVROS CONSULTADOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15115: Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil; Execução de camadas de pavimentação; Procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15116: Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil; Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. BERNUCCI,L.B;– Pavimentação Asfáltica - Formação Básica Para Engenheiros.Petrobrás, ABEDA. 2008. Rio de Janeiro CERATTI, J. A.; CRUZ, L. L. da; NUÑEZ, W.P.. Estudo Comparativo do Desempenho de um Recapeamento Utilizando Asfalto-Borracha em Pavimento Flexível, (2004), Porto Alegre - RS, 49 p., enviado por Eng. Paulo Francisco O. Fonseca em: em: 28 Set. 2004. CURY, M. V. Q.; et al.. Análise Sócio-Econômica e Ambiental Para o Uso de Asfalto Emborrachado na Construção de Rodovias, Rio de Janeiro: IME, 2001, Dissertação (Mestrado em Transporte) - Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ESTRADAS E A INTERFACE ES-P 05B/05 - DEINFRA/SC - DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRA-ESTRUTURA. Camadas de Misturas Asfálticas Usinadas a Quente com Asfalto Borracha. Santa Catarina, 2005. ES-P 28/05 - DER/PR - DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGEM DO ESTADO DO PARANÁ. Pavimentação: Concreto Asfáltico Usinado a Quente com Asfalto Borracha. Curitiba, Paraná, 2005. ET-DE-P00/030 - DER/SP - DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. A Pavimentação: Concreto Asfáltico Com Asfalto-Borracha (Processo Úmido). São Paulo, 2007. KAMIMURA, E.; ROCHA, J.C. Potencial de utilização dos resíduos de borracha de pneus pela indústria da construção civil. In: SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A RECICLAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2003 São Paulo. LEITE, B. L.T.; Contribuição no estudo de aplicações do concreto DI (deformável e isolante) na construção civil. 2008. Iniciação Científica. PIBIQ/CNPq-PRP - CESET- UNICAMP – Limeira, SP MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Resolução conama N° 301, de 21 de março de 2002. (Disponível na internet no endereço http://www.mma.gov.br/port/conama/cfm. Acessado em setembro de 2004). MORILHA JR., A.; GRECA, M. R. Considerações Relacionadas ao Asfalto Ecológico Ecoflex. IEP, (2003), Apostila sobre Asfalto Borracha, Instituto de Engenharia do Paraná, 12 p., disponível em: Acesso em: 20 mar. 2004. NBR 9935: agregados: terminologia. Rio de Janeiro, 2005. NBR NM 52: agregado miúdo: determinação de massa específica e massa específica aparente. Rio de Janeiro, 2003. NBR NM 53: agregado graúdo: determinação de massa específica, massa específica aparente e absorção de água. Rio de Janeiro, 2003. ODA, S. Análise da Viabilidade Técnica da Utilização do Ligante Asfalto Borracha em Obras de Pavimentação. São Carlos: EESC/USP, (2000), 260 f. Tese (Doutorado em Transportes) – Escola de Engenharia de São Carlos,Pierozan, N.J.; Pierozan, N.J.;D O S S I Ê T É C N I C O- Reciclagem de Resíduos de Borracha- Centro Tecnológico de Polímeros SENAI CETEPO RS,30 Out 2007, Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT disponível em http://www.respostatecnica.org.br SENÇE, W. Manual De Técnicas De Pavimentação. São Paulo, Editora Pini, 1997 SEVERO L. E. P. Avaliação da Aplicação de Concreto Asfáltico com Ligante Modificado Por Borracha de Pneu 11ª Reunião de Pavimentação Urbana 13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ( EM CONSTRUÇÃO ) Algumas referências necessitam de correção, de configuração: colocar em negrito os nomes dos trabalhos, autor todas as letras maiúsculas e grifar quando site ANDRIETTA, A.J.; Pneus e meio ambiente: um grande problema requer uma grande solução. (Disponível em: http://www.reciclarepreciso.hpg.ig.com.br/recipneus) ANGULO, S. C.; ZORDAN, S. E.; JOHN, V. M. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. In: CT 206. Anais... PCC – Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica, 2001. CEMPRE. Pneus – O mercado para reciclagem. (Disponível em http://www.cempre.org.br) CINCOTTO, M. A. Tecnologia de edificações: Utilização de subprodutos e resíduos na indústria da construção civil, São Paulo – IPT, p.71-74, 1988. CIRMA (Centro De Informações Sobre Reciclagem e Meio Ambiente). A borracha e o pneu reaproveitamento e reciclagem. (Disponível em http://www.recicloteca.org.br) ISAIA, G. C.; Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciências e Engenharia de Materiais. São Paulo, Instituto Brasileiro do Concreto, IBRACON,V1 & V2,1700 p 2007. KAMIMURA, E. Potencial de utilização dos resíduos de borracha de pneus pela indústria da construção civil. Florianópolis, UFSC, Dissertação de 2002, Mestrado em Engenharia Civil (Construção Civil) 128p. ODA, S.; FERNANDES JR., J. L.; Resultados da Avaliação de Asfalto Borracha através de Ensaios tradicionais e de Ensaios da Especificação Superpave, In: XIV ANPET – CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, (2000), Gramado, RS, 12 p., disponível em: www.dec.uem.br/docentes/soda/artigos.htm Acesso em: 21 Jul. 2008. VASCONCELOS, A. C. Máquinas da natureza: um estudo da interface entre biologia e engenharia. 1°ed. São Paulo: Ed. do Autor, 2004. 344p. ANEXOS ANEXO A Resolução CONAMA n° 258 de 26 de Agosto de 1999. Dispõe sobre destinação de pneumáticos (pneus e similares) e outros. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA RESOLUÇÃO Nº 258, DE 26 DE AGOSTO DE 1999 O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 6 de junho de 1990 e suas alterações, tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno, e considerando que os pneumáticos inservíveis abandonados ou dispostos inadequadamente constituem passivo ambiental, que resulta em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública; Considerando que não há possibilidade de reaproveitamento desses pneumáticos inservíveis para uso veicular e nem para processos de reforma, tais como recapagem, recauchutagem e remoldagem; Considerando que uma parte dos pneumáticos novos, depois de usados, pode ser utilizada como matéria prima em processos de reciclagem; Considerando a necessidade de dar destinação final, de forma ambientalmente adequada e segura, aos pneumáticos inservíveis, resolve: Art.1º. As empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final, ambientalmente adequada, aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção definida nesta Resolução 93 relativamente às quantidades fabricadas e/ou importadas. Parágrafo único. As empresas que realizam processos de reforma ou de destinação final ambientalmente adequada de pneumáticos ficam dispensadas de atender ao disposto neste artigo, exclusivamente no que se refere a utilização dos quantitativos de pneumáticos coletados no território nacional. Art. 2º. Para os fins do disposto nesta Resolução, considera-se: I - pneu ou pneumático: todo artefato inflável, constituído basicamente por borracha e materiais de reforço utilizados para rodagem em veículos; II - pneu ou pneumático novo: aquele que nunca foi utilizado para rodagem sob qualquer forma, enquadrando-se, para efeito de importação, no código 4011 da Tarifa Externa Comum-TEC; III - pneu ou pneumático reformado: todo pneumático que foi submetido a algum tipo de processo industrial com o fim específico de aumentar sua vida útil de rodagem em meios de transporte, tais como recapagem, recauchutagem ou remoldagem, enquadrando-se, para efeitos de importação, no código 4012.10 da Tarifa Externa Comum-TEC; IV - pneu ou pneumático inservível: aquele que não mais se presta a processo de reforma que permita condição de rodagem adicional. Art. 3º. Os prazos e quantidades para coleta e destinação final, de forma ambientalmente adequada, dos pneumáticos inservíveis de que trata esta Resolução, são os seguintes: I - a partir de 1º de janeiro de 2002: para cada quatro pneus novos fabricados no País ou pneus importados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a um pneu inservível; II - a partir de 1º de janeiro de 2003: para cada dois pneus novos fabricados no País ou pneus importados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a um pneu inservível; III - a partir de 1º de janeiro de 2004: a) para cada pneu novo fabricado no País ou pneu novo importado, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a um pneu inservível; b) para cada quatro pneus reformados importados, de qualquer tipo, as empresas importadoras deverão dar destinação final a cinco pneus inservíveis; IV - a partir de 1º de janeiro de 2005: a) para cada quatro pneus novos fabricados no País ou pneus novos importados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a cinco pneus inservíveis; b) para cada três pneus reformados importados, de qualquer tipo, as empresas importadoras deverão dar destinação final a quatro pneus inservíveis. Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica aos pneumáticos exportados ou aos que equipam veículos exportados pelo País. Art. 4º. No quinto ano de vigência desta Resolução, o CONAMA, após avaliação a ser procedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA reavaliará as normas e procedimentos estabelecidos nesta Resolução. Art. 5º. O IBAMA poderá adotar, para efeito de fiscalização e controle, a equivalência em peso dos pneumáticos inservíveis. Art. 6º. As empresas importadoras deverão, a partir de 1º de janeiro de 2002, comprovar junto ao IBAMA, previamente aos embarques no exterior, a destinação final, de forma ambientalmente adequada, das quantidades de pneus inservíveis estabelecidas no art. 3º desta Resolução, correspondentes às quantidades a serem importadas, para efeitos de liberação de importação junto ao Departamento de Operações de Comércio Exterior DECEX, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Art. 7º. As empresas fabricantes de pneumáticos deverão, a partir de 1º de janeiro de 2002, comprovar junto ao IBAMA, anualmente, a destinação final, de forma ambientalmente adequada, das quantidades de pneus inservíveis estabelecidas no art. 3º desta Resolução, correspondentes às quantidades fabricadas. Art. 8º. Os fabricantes e os importadores de pneumáticos poderão efetuar a destinação final, de forma ambientalmente adequada, dos pneus inservíveis de sua responsabilidade, em instalações próprias ou mediante contratação de serviços especializados de terceiros. Parágrafo único. As instalações para o processamento de pneus inservíveis e a destinação final deverão atender ao disposto na legislação ambiental em vigor, inclusive no que se refere ao licenciamento ambiental. Art. 9º. A partir da data de publicação desta Resolução fica proibida a destinação final inadequada de pneumáticos inservíveis, tais como a disposição em aterros sanitários, mar, rios, lagos ou riachos, terrenos baldios ou alagadiços, e queima a céu aberto. Art. 10º. Os fabricantes e os importadores poderão criar centrais de recepção de pneus inservíveis, a serem localizadas e instaladas de acordo com as normas ambientais e demais normas vigentes, para armazenamento temporário e posterior destinação final ambientalmente segura e adequada. Art. 11º. Os distribuidores, os revendedores e os consumidores finais de pneus, em articulação com os fabricantes, importadores e Poder Público, deverão colaborar na adoção de procedimentos, visando implementar a coleta dos pneus inservíveis existentes no País. Art. 12º. O não cumprimento do disposto nesta Resolução implicará as sanções estabelecidas na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, regulamentada pelo Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999. Art. 13º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. JOSÉ SARNEY FILHO JOSÉ CARLOS CARVALHO Presidente do CONAMA Secretário-Executivo
Automação em Testes de Software-Utilização de Testes Baseados em Modelos
Avaliação da suscetibilidade à interferência da Tecnologia RFID
Avaliação da tecnologia RFID quanto a interconexão física
Avaliação de desempenho da tecnologia RFID em condições normais de operação
Avaliação de Modelo de Internet quanto à Resistência a Ataques
Avaliação de Tecnologia de Biometria em Java
Avaliação de Tecnologia de Segurança.
CACIC Configurador Automatico e Coletor de Informações Computacionais
retrata a implementação de uma solução, CACIC, que tem como objetivo principal controlar a grande quantidade de inventários e de softwares de empresas de grande porte. Também retrata os métodos usados, as escolhas que foram feitas e toda implantação do sistema e sua problemática que culminaram no desenvolvimento de uma automatização do processo de uma maneira inovadora, rápida e prática.
Cálculo do transiente Hidráulico através do WHAMO
É grande a preocupação dos efeitos provocados pelos fenômenos transitórios em obras hidráulicas. A busca pela máxima eficiência dos sistemas hidráulicos tem motivado o tratamento mais cuidadoso deste fenômeno desde a fase de planejamento, passando pelo projeto até a definição de regras operacionais adequadas para a operação do sistema, visando evitar, acidentes e danos aos seus diversos componentes. Dessa forma, torna-se necessária a análise do transiente hidráulico, para que se possa quantificá-lo numericamente e, com isto, tornar possível a adoção de medidas preventivas cabíveis, que venham anular ou minimizar seus efeitos indesejáveis. O estudo do transiente hidráulico é feito com base nas equações da continuidade e da quantidade de movimento. Os procedimentos computacionais utilizados para análise de transientes hidráulicos são conhecidos há muitos anos, entretanto, graças aos recursos matemáticos e computacionais atuais, a modelação dos escoamentos em sistemas hidráulicos permite ao projetista calcular, com boa precisão, a maioria dos escoamentos nesses sistemas, como também tornam-se possíveis modelagens matemáticas cada vez mais complexas e precisas. Infelizmente, os tópicos relativos à hidráulica transiente, acabam sendo muito pouco discutidos durante os cursos de graduação pois os diversos softwares disponíveis no mercado apresentam custos significativos. Este projeto tem como objetivo elaborar simulações de instalações hidráulicas, a fim de estudar o transiente hidráulico, através do software livre Water Hammer and Mass Oscillation 3.0 (WHAMO), desenvolvido pelo US Army Cosps os Engineering, que usa o método das características para solução das equações envolvidas no regime transitório. Prevalecerá um estudo objetivando criar orientações para simplificar o uso desse software nos cursos de graduação.
Captação e reutilização de água de chuva
Resumo O presente trabalho descreve um estudo sobre o aproveitamento da água das chuvas em uma edificação existente, com particular incidência sobre o Laboratório de Efluentes do Campus do Ceset, incluindo concepção dos sistemas, seu dimensionamento e análise econômica. Este projeto desdobra-se, essencialmente, por duas áreas relacionadas com um uso mais eficiente da água: • aproveitamento da água das chuvas para usos não potável (descarga em bacias sanitárias e torneiras de jardim); • possibilidade de redução dos volumes de água utilizados nos usos sanitários.
Caracterização de Fotodetectores via software LabVIEW
Caracterização do Setor de Software Brasileiro
Catalase como biomarcadora de estresse oxidativo em ratas wistar expostas aos agrotóxicos sulfentrazona e epoxiconazole
O herbicida sulfentrazona e o fungicida epoxiconazole são amplamente utilizados nas lavouras de café, soja e cana-de-açúcar para o controle químico de ervas daninhas e fungos. A exposição de organismos não alvo a agrotóxicos pode levar a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) - OH●-, O2●-, H2O2 - a partir de diferentes mecanismos. Em condições fisiológicas normais, as EROs são mantidas em níveis baixos pela ação de enzimas antioxidantes, entretanto, a detoxificação deficiente pode provocar estresse oxidativo responsável por danos celulares. O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade da enzima antioxidante catalase extraída do fígado de ratas wistar prenhas expostas aos agrotóxicos em questão, a fim de comprovar a eficácia da enzima como biomarcadora de estresse oxidativo. Os animais foram divididos em dois grupos A e B, segundo as dosagens administradas e o tempo de tratamento, sendo que nos grupos sulfen A1 e B1, as ratas foram tratadas com 25 mg/Kg, os grupos sulfen A2 e B2 50 mg/Kg e sulfen A3 e B3, 75 mg/Kg. O mesmo procedimento foi realizado com o epoxiconazole, diferindo a quantidade administrada, nos grupos epox A1 e B1 50 mg/Kg e nos grupos epox A2 e B2 100 mg/Kg. O grupo A foi tratado durante 6 dias e o grupo B recebeu o mesmo tratamento por 10 dias. Após esse período, as ratas foram sacrificadas e submetidas à necropsia para a retirada do fígado, que foi homogeneizado e centrifugado para extrair o sobrenadante, o qual constituiu o extrato bruto. Deste último, determinou-se a atividade da catalase existente, acompanhando a degradação do substrato fornecido (H2O2), e realizada a dosagem protéica. Para a sulfentrazona, verificou-se uma alteração significativa na atividade da catalase nos grupos; sulfen A3(75mg/Kg), sulfen B1(25mg/Kg), sulfen B2 (50mg/Kg) e sulfen B3 (75mg/Kg). Para o Epoxiconazole, houve um aumento na atividade enzimática apenas no grupo epox B2(100 mg/Kg). De acordo com os resultados, a catalase pode ser utilizada como uma biomarcadora de estresse oxidativo mediante a exposição aos agrotóxicos estudados. Palavras-chave: catalase; estresse oxidativo; antioxidante; biomarcadora.
Compreensão das diferentes aplicações dos frameworks CobIT e BSC em organizações de TI de diferentes portes.
Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos
O tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos urbanos, em sistemas tecnicamente projetados, são realizados, no mundo inteiro, das seguintes formas: diretamente no solo, em aterros sanitários, em incineradores e em usinas de compostagem e reciclagem. O tratamento adequado dos resíduos é de fundamental importância para evitar os impactos negativos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Assim o diagnóstico consistirá em verificar a situação do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos dos municípios da região metropolitana de Campinas, a qual é composta por dezenove municípios. A pesquisa avaliará as ações de cada município no que diz respeito ao gerenciamento dos resíduos sólidos e dará condições para discussão a respeito do assunto, com possibilidade de sugestões de medidas mitigadoras para os principais problemas encontrados em cada município, individualmente e em conjunto. Será realizado o levantamento de informações sobre a geração (quantidades produzidas, características), coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos, assim como a real posição do município em se tratando da sistemática utilizada.
Construção da nova rodoviária de Campinas
Construção de Rede de Distribuição de Água e Coleta de Esgoto em Loteamento Residencial - Projeto e Acompanhamento Técnico da Execução
Desenvolvimento dos projetos de abastecimento de água e coleta de esgotos, conforme diretrizes expedidas e traçado urbanístico. Acompanhamento técnico da execução.
Controle da qualidade de composto de lixo urbano e seu uso na agricultura: um estudo de caso para a construção de um sistema especialista
O presente trabalho têm por objetivo apresentar parâmetros sobre controle de qualidade do composto de lixo urbano para uso na agricultura e através de um estudo de caso, demonstrar a construção de um sistema especialista (software que analisa informações fornecidas pelo usuário) para auxiliar neste controle de qualidade. Os dados sobre a qualidade do composto foram feitas através de levantamento de normas técnicas e legislações (nacionais e internacionais) relacionadas a compostagem.
Criação de um jogo de rebatimento de bolas utilizando captura de movimentos através de uma câmera.
Criação de vinhetas geradas com recursos computacionais em 3D
Definição e Implementação de Serviços Web para Visualização de Dados Remotos
Aplicações que utilizam conceitos e técnicas de Visualização de Informação preocupam-se com a representação gráfica e interativa de dados. Todavia, essas aplicações não necessariamente são executadas no mesmo computador em que esses dados se encontram. Dessa forma, é necessária a existência de uma infra-estrutura computacional para a obtenção remota desses dados. Este trabalho tem por objetivo, assim, definir e implementar essa infra-estrutura em termos de serviços web (Web Services) a serem providos por uma fonte de dados a ser consultada por aplicativos de Visualização de Informação.
Desenvolver estudo sobre a problemática da drenagem de águas pluviais nos condomínios residenciais
Desenvolvimento de animação 3D com técnicas de computação gráfica.
Desenvolvimento de Sistemas em Alta Plataforma
Atualmente os mainframes ocupam um papel central nas operações da maioria das grandes companhias, incluindo muitas da 500 maiores empresas segundo a revista Fortune. Enquanto muitas outras formas de computação são usadas em larga escala em muitos negócios, o mainframe ocupa um lugar cobiçado no atual ambiente de e-business. Bancos, financeiras, seguradoras de saúde, governos federais e outras empresas públicas e privadas usam o mainframe como a principal base de seus negócios.
Desenvolvimento e suporte de um sistema de cobrança bancária
Desenvolvimento e Suporte de um Sistema de Cobrança Bancária.
Diagnóstico Ambiental da Bacia do ALto Paranapanema nas proximidades da cidade de Piraju/SP
Segundo dados de que o rio Paranapanema é o único rio de grande porte ainda limpo no estado de São Paulo, um diagnóstico ambiental da bacia do mesmo na região de Piraju/SP será realizado. Nesse diagnóstico serão verificados dados a respeito de sua mata ciliar, qualidade de água, resíduos sólidos e líquidos, erosão e assoreamento.
Dissertação sobre o uso de escórias metálicas, características e custo benefício
Economia de energia elétrica a partir do processo de automação e redução da perda de água
Enciclopédia Digital para auxiliar na educação ambiental
A degradação do meio ambiente, o risco de esgotamento dos recursos naturais e os problemas sócio-ambientais são grandes questões enfrentadas pela humanidade. A educação ambiental surgiu com a finalidade de formar cidadãos conscientes frente a realidade do meio ambiente, através do conhecimento específico sobre os temas ambientais, criando assim uma mudança de comportamento e um caráter crítico diante suas atitudes para a construção de um futuro sustentável. É neste contexto que o presente trabalho proporciona aos educadores ambientais uma ferramenta de auxílio, a enciclopédia digital, e ao aluno do ensino fundamental o conhecimento mais aprofundado em relação à dois grandes temas ambientais: a água e resíduos sólidos (lixo), sendo apresentado em linguagem simples e objetiva, constituido de animações criadas no programa AdobeTM FlashTM e atividades práticas de sensibilização. Palavras-chave: Educação Ambiental, Enciclopédia Digital, Água, Resíduos Sólidos.
Estagio na area de qualidade e teste de software
Estudo de algoritmos de Criptografia
Realizar um estudo e análise dos principais algoritmos de criptografia de dados e suas vulnerabilidades.
Estudo de Filmes finos de Carbono, Aplicação em Capacitores e Medidas de Capacitância
Estudo de técnicas de codificação de fonte
Estudo Exploratório em Engenharia do Conhecimento.
Estudo sobre a tendência de responsabilização ambiental para os resíduos de embalagens de produtos médicos veterinários
Fertirrigação na cultura do algodão através do reúso de efluente doméstico pós tratado em wetlands
O objetivo desse trabalho é avaliar os efeitos da Fertirrigação com água residuária doméstica tratada por sistemas de Leitos Cultivados (Wetlands) sobre o crescimento, desenvolvimento e produção do algodoeiro, com o monitoramento do nutriente NO3 no solo, fazendo uso da aplicação de lâminas de água residuária que atendam a demanda de nitrogênio necessária para o desenvolvimento do algodoeiro, na presença e ausência de adubação nitrogenada. A pesquisa é conduzida em campo nas dependências da Faculdade de Engenharia Agrícola – FEAGRI/ Unicamp, O arranjo experimental é feito em canteiros, cujos fatores foram: lâmina de irrigação (700 mm), adubação total e parcial. E por fim procura-se avaliar os rendimentos econômicos com a Fertirrigação no cultivo do algodoeiro irrigado com efluente de esgoto doméstico tratado.
GCFTA / OSP
O objetivo deste projeto é apresentar as tarefas desenvolvidas durante o estágio supervisionado na Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, onde contribui para o desenvolvimento de softwares para empresas de telecomunicações e prefeituras. Será abordado os sistemas GCFTA e OSP, que tratam, de forma diferente, a gerência da planta. Também colocarei os conhecimentos acadêmicos que foram aplicados, conhecimentos internalizados durante o período de estágio, treinamentos realizados e experiência prática adquirida.
Gerador de Tráfego Multimídia
Gerenciamento de Serviços de TI
Abordar as melhores práticas recomendadas pelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library) como plano estratégico das empresas.
Gestão de recursos Hídricos - uma análise através do Estudo de Caso da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
As Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí possuem um território de 15.304 Km², aproximadamente 5 milhões de habitantes, 7% do Produto Interno Bruto Nacional. No entanto, a escassez dos recursos hídricos ameaça toda essa prosperidade. Os usos da água têm gerado conflitos em razão de sua multiplicidade e finalidades diversas, as quais demandam quantidades e qualidades diferentes. É diante desse panorama que se torna fundamental a figura da gestão integrada e descentralizada dos recursos hídricos e seus instrumentos. O objetivo desse trabalho é apresentar e examinar o processo de implantação da gestão de Recursos Hídricos nas Bacias PCJ. A partir da lógica da ciência econômica e do desenvolvimento sustentável, demonstrando desde as discussões preliminares até os primeiros resultados já apresentados. Para tanto, é necessario realizar uma ampla revisão bibliográfica de cada uma das etapas da discussão, destacando-se seus fundamentos, processos de negociação com os usuários, instrumentos e metodologias. Seguida de uma análise do instrumento em questão, contextualizando-se os principais fatores de influência no processo de implantação, relacionando-os as ações desencadeadas nas bacias, resultantes desse processo. As principais conclusões dizem respeito à ligação entre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos e a eficácia desse instrumento aos preceitos, objetivos e fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Gestão de Resíduos na Construção Civil
Com a crescente urbanização e o adensamento das cidades, cada vez mais aumentam os problemas sobre a destinação dos resíduos provenientes de novas construções, reformas ou demolições, este estudo procura mostrar quais são estes resíduos, o que vem sendo feito com eles, suas propriedades e qualidades , quais as leis que regem o destino desses resíduos, e empresas que existem atualmente graças aos entulhos de obras. Este trabalho mostra que, reciclando resíduos na própria construção civil, é possível diminuir a extração de novos materiais da natureza, amenizando assim os impactos ambientais causados por extrações. Atualmente existem leis e normas que regulamentam o destino correto dos resíduos de obras de construção civil, em alguns lugares existem pontos específicos para o depósito dos resíduos, e em outros a reciclagem total ou parcial é exigida. O estudo mostra as Usinas de Reciclagem, que representam um modelo de empresa que gera emprego, objetiva lucros, reduz as quantidades de entulhos que são lançados na natureza, e dispõem para a utilização materiais de boa qualidade, diminuindo ass
Homologação de telefones celulares
O projeto tem o intuito de colocar em prática conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. Procurando ganhar familiaridade com novas ferramentas, que tem o objetivo de analisarem as mensagens internas e de rede do celular. O conhecimento também abrange o ganho de experiência no teste novos softwares de celulares, no caso específico de celulares da Motorola, com o foco na análise das ferramentas e das funcionalidades do aparelho. Das ferramentas que terão estudos junto do serviço a enfase será dada a ferramenta QXDM, fabricada pela QALCOMM, a qual é usada para análise dos logs externos( mensagens da layer 3), esta ferramenta é usada para a homologação de terminais junto a Operadora específica. Outras ferramentas que podem ser citadas durante o projeto de estágio são RTA, ADT e PCO, no decorrer dos estudos iremos detalhá-las.
Identificação de possíveis agentes poluidores existentes na represa de Barra Bonita
O projeto pretende identificar possíveis agentes poluidores existentes na represa de Barra Bonita, com histórico de aparecimento de grande quantidade de material em suspensão de coloração verde, verificando os parâmetros por meio de análise laboratorial da água,identificando aqueles que estão fora dos padrões ambientais.
Impactos na comunidade de Lontras no municipio de Cambridge – Cambridgeshire, Inglaterra em decorrencia das acoes humanas.
Nenhum outro animal podemos fazer uma referência direta com as influências humana, desde a sua alimentação ao seu estado atual de perigo de extinção. Tal como muitos outros mamíferos marinhos, a vida das lontras marinha é extremamente suscetível à atividade humana no seu habitat. Até a década de 1950, o volume de lontras permaneceu estável, e foi com a agressividade da agricultura (pelo uso excessivo de pesticidas, a destriuição de habitat pela remoção da cobertura vegetal do rio Cam, e com a poluição dos cursos d’água) que levou ao ponto mais baixo de população de Lutra lutra, e afastamento da espécie em Cambridge.
Impactos sócio-ambientais ocasionados pelas políticas públicas para o etanol no estado de São Paulo
Interatividade em Sistema de TV Digital
O objetivo do projeto é criar uma aplicação pra tv digital que mostre a intensidade do sinal, através de gráficos e outros recursos, no ponto onde está localizado o set-top-box do usuário.
jSGBDU-Gerenciador de Bancos de Dados Universal
Levantamento histórico temporal das Outorgas de águas subterrâneas nos principais municípios da Bacia do PCJ
Fazer um levantamento do crescente aumento das Outorgas de águas subterrâneas em um determinado período, no caso, pretendo trabalhar com os últimos dez anos, relacionando também com quantidade da vazão outorgada deste período, ou seja, como tem se comportado as vazões solicitadas para serem outorgadas. Esse levantamento seria feito nos principais municípios pertencentes a Bacia do PCJ, ou seja, aqueles com maior densidade demográfica e atividade econômica. Apresentar também a busca pela regularização dos poços de captação subterrânea influenciada principalmente pela legislação vigente.
Licenciamento de Obras de Saneamento no Estado de São Paulo
Manutenção do Sistema de Gestão Ambiental da Empresa Emcon Technologies
Projeto voltado à área de Gestão Ambiental. O mesmo consiste na manutenção do Sistema de Gestão Ambiental da empresa Emcon Technologies, como levantamento de aspectos e impactos ambientais, controle de produtos químicos, campanhas de conscientização, treinamentos, licenciamento ambiental, etc.
Métodos de dosagem, processos executivos e patologia de revestimento asfáltico por tratamento superficial
Projeto Dosagem de Misturas Asfálticas
Montagem de Cluster de Computadores Antigos utilizando Linux
Overview de Tecnologias Aplicadas à Redes Corporativas de Grande Porte
Panorama do Desenvolvimento das Esquadrias de Alumínio
Apresentar o sistema de esquadrias de alumínio que atendem todas as obras residenciais e comerciais. Estar mostrando as vantagens da sua utilização, e o material deve estar de acordo com a Norma NBR 10821. Falar sobre o desenvolvimento dos produtos conforme critérios de sustentabilidade.
Pavimentos intertravados: dimensionamento e execução
Plano de Desativação de Aterro Sanitário: Estudo de Caso
Objetivo do Trabalho: Este trabalho de graduação interdisciplinar tem por principal objetivo avaliar e discutir o plano de desativação do Aterro Sanitário Delta, localizado no município de Campinas.
Polímeros: Aplicações na construção civil
O projeto tem como objetivo apresentar as aplicações dos polímeros na Construção Civil, destacando vantagens e desvantagens da utilização dos polímeros considerando a aplicabilidade, abrangendo materiais que fazem parte da obra assim como ferramentas e materiais que são utilizados para execução da obra, destacando assim a relação custo x beneficio destas aplicações.
Pré operação de uma estação de tratamento de água de reúso - definição de parãmetros e adaptações de projeto
Este trabalho trata dos procedimentos necessários para a realização da pré-operação de uma estação de tratamento de água de reúso, definição de parâmetros e automatização do processo, baseado em estudo de caso da Estação de Tratamento de Água de Reúso, localizado na ETE Sabesp Parque Novo Mundo.
Problemas do Transiente Hidráulico em Instalações Hidráulicas
Processo de Certificação em Laboratórios de Análises Ambientais
Este trabalho de graduação interdisciplinar tem por objetivo principal descrever e discutir os requisitos da norma ISO 17.025 – Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios, especificamente aplicada a um laboratório de análises ambientais.
Projeto de data warehouse orientado a visões de usuários.
Estudar o processo de data warehousing, focando nas metodologias utilizadas na fase de projeto, visando propor diretrizes para orientar o projeto de data warehouse baseado nas visões dos usuários.
Projeto de um Data Warehouse baseado em um Banco de Dados de Produção
Projetos de redes HFC multiserviços
O presente trabalho possui a finalidade de discorrer sobre o estágio supervisionado ocorrido durante o primeiro semestre de 2009 na empresa Tele Design. O estágio na empresa foi concretizado no setor de Engenharia e Projetos e envolveu a elaboração de relatórios, o projeto de redes internas para atendimento predial e principalmente projetos de redes HFC (Hibride Fiber-Cable) externas para o oferecimento de multiserviços pelas operadoras de TV a cabo tanto no Brasil quanto no exterior. O estágio inicialmente focou o aprendizado de softwares de específicos: AutoCad, Lode Data, Planet, Drawnet, Visium, entre outros. De posse do conhecimento necessário para operacionailzar tais programas foi possível projetar, desenvolver e principalmente simular condições reais de operação de rede.
Redes de Petri
Redes PLC
Comunicação via Rede Elétrica. Tipos de modulações utilizadas, perdas sofridas pela rede, benefícios do uso e desafios a serem superados para implementação.
Redução do consumo de combustível em operações de solo de aeronaves comerciais através do uso otimizado da Unidade Auxiliar de Energia
A unidade auxiliar de Energia (APU) é um motor instalado em grandes aviões comerciais e executivos que funciona como um “back up”, em vôo, dos motores principais para fornecimento de energia elétrica e pneumática. Em solo, o APU alimenta estes dois sistemas quando os motores principais são desligados. A proposta do estudo é racionalizar o uso desse motor em solo, principalmente em grandes aeroportos, proporcionando uma produção de energia mais limpa, com economia de combustível, redução nas emissões de gases, diminuição do tempo de funcionamento desse amenizando a poluição sonora e prolongando o tempo entre manutenções, reduzindo também, resíduos por estes serviços gerados .
Reorganização de estruturas visuais matriciais utilizando árvores PQR.
Em Visualização de Informação, é comum utilizar eixos espaciais (X, Y e Z) de estruturas visuais (p. ex., gráficos) para representar variáveis (atributos) dos dados. A reorganização de valores nesses eixos, quando possível, pode permitir observar padrões ocultos e relevantes nos dados. Contudo, o conjunto de reordenações possíveis é de ordem fatorial, o que justifica um processamento automatizado inicial desses dados para que o usuário tenha, já em seu primeiro contato com a estrutura visual, uma representação que lhe evidencie possíveis padrões existentes. Nesse sentido, este trabalho visa estudar como se pode utilizar algoritmos para efetuar esse processamento inicial, ajudando a tornar evidentes esses padrões. Em especial, pretende-se utilizar algoritmos de geração de árvores PQR para auxiliar nesse processamento, uso do qual não se tem referência na bibliografia de Visualização de Informação. O trabalho pretende gerar um protótipo, baseado em um kit de ferramentas de Visualização de Informação, que possibilite verificar a aplicação desses algoritmos para obter o rearranjo desejado. Espera-se ainda que este trabalho consiga reorganizar não apenas matrizes binárias, mas também matrizes não binárias.
Reúso de efluente doméstico tratado em um sistema de irrigação por sulcos
Com a finalidade de preservar os recursos naturais como a água, tem sido propostas formas de tratamento de efluentes e o seu reúso. Assim, foi estudado um sistema de tratamento pelo método de irrigação utilizando a técnica por sulcos rasos em cultura de milho, teve como objetivo determinar as taxas de aplicação no solo, convenientes do ponto de vista sanitário e adoção de medidas direcionadas à preservação do aqüífero subterrâneo. O sistema de irrigação por sulcos rasos foi utilizado como pós- tratamento que permite o retorno dos elementos básicos aos seus ciclos biogeoquímicos, sendo, também, um processo de recuperação ambiental de resíduos gerados pelas atividades humanas. O sistema de tratamento (lagoa + pós-tratamento no solo) gasta pouca energia e utiliza poucas unidades mecanizadas, podendo ser considerado um processo de baixo custo e pouco consumo de energia. Neste trabalho será avaliado metais no solo, na água, no lençol freático e na planta. Reúso - Milho – Metais
Revitalização de Áreas Verdes em Loteamentos de Bairros Perféricos
Àreas Verdes: São locais reservados nos loteamentos onde serão implantados equipamentos de lazer e recreação e que preserve as faixas não edificantes ao longo dos córregos, ferrovias e etc... Neste estudo propomos a revitalização destes locais para que a comunidade tome posse destes espaços, pois da maneira como se encontram atualmente, estes locais estão com caracteristicas de terreno baldio.
Revitalização de Áreas Verdes em Loteamentos de Bairros Periféricos
Segurança do Trabalho nos Serviços de Escavação
Este trabalho aborda o tema da segurança do trabalho, focando nos riscos de acidentes durante a escavação e suas formas de prevenção, utilizando como métodos prevencionistas a NR-18 e as normas da ABNT. Na primeira fase do projeto foi realizado um estudo sobre os tipos de escavação e os riscos que cada uma pode provocar, ao mesmo tempo foram realizada visitas as obras que estavam na fase de escavação, mostrando abertura de valas pra instalações elétricas e hidráulicas, escavações para realização de subsolo e para fundações. Na segunda fase foi feita uma pesquisa sobre as medidas de segurança do trabalho aplicadas nessa fase da obra. A conclusão teve como objetivo fazer uma reflexão final sobre os temas realizados nas etapas anteriores.
Servomotores
Simulação comportamental de grupos de agentes inteligentes utilizando BOIDS.
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Sistema da Qualidade em Canteiro de Obras
Apresentação do Sistema da Qualidade - ISO 9001 no canteiro de obras; Recebimento, inspeção, armazenamento de materiais; Principais processos construtivos.
Sistema de autenticação com impressão digital.
Este trabalho tem como objetivo implementar um sistema de controle de acesso seguro e eficaz para o Laboratório de Ecotoxicologia Aquática e Limnologia (LEAL), onde são realizados diversos tipos de pesquisas para a faculdade e para outras empresas. Este controle será feito por um sistema desenvolvido em Java com autenticação por leitura de impressão digital através de um sensor óptico.
Sistema de radiação restrita em malha de módulos transceptores de RF
Sistema de supervisão e controle
Sistema de Transmissão de dados RDS aplicado ao canal de mensagem de trânsito TMC
Este trabalho de graduação interdisciplinar tem como objetivo compreender o funcionamento e as possibilidades da tecnologia RDS na sua aplicação TMC. Pretende-se descrever detalhadamente a arquitetura deste sistema focando na estrutura das camadas física, de enlace, de sessão e de apresentação, visando prover um material que possibilite o entendimento: das características técnicas dos dispositivos físicos do sistema, do formato da mensagem, dos protocolos envolvidos, da correção de erros e do sincronismo da transmissão. Com o conhecimento da arquitetura do sistema, pretende-se demonstrar, com o uso dos equipamentos corretos, o caminho percorrido por uma mensagem no formato RDS/TMC, desde o momento em que ela é gerada até sua aplicação em Sistemas de Navegação (GPS). Buscando avaliar o desempenho do sistema e a possibilidade de usar essa tecnologia em diferentes aplicações.
Sistema Drywall: Processo construtivo e procedimentos de execução em obras industriais
Sistemas Supervisórios em Plataforma SCADA
Tecnologia não Destrutiva, uma Nova Realidade para os Centros Urbanos
O trabalho se caracterizara na apresentação do método não destrutivo, mostrando as diferentes formas de execução e suas principais características. Esse Mostrará ainda de maneira comparativa com o método convencional as vantagens e desvantagens frente a esse método, procurando evidenciar que hoje o método não destrutivo se tornou indispensável para os centros urbanos, pois esse apresenta uma grande redução nos custos sociais provocados pelo método convencional, além de diminuir significativamente os impactos Ambientais.
Tecnologia OSN aplicada na empresa 3COM System
OSN (Open Services Networking)é uma nova tecnologia empregada nos equipamentos de rede 3COM que basicamente é um módulo que se acopla aos Switches e Routers, capaz de oferecer uma plataforma de serviços para as redes de nova geração todos baseados em software, módulo costituido de SO Linux, sendo uma plataforma aberta de livre desenvolvimento .
Tecnologias de Remoção de Óleo das Águas
Tecnologias para Construção Habitacional mais sustentável
Este Trabalho caracteriza-se pelo estudo de construções mais sustentáveis ou ecológica. Aborda idéias que existem e podem ser aprimoradas, visando a melhoria dos processos construtivos para atingir a meta de um mundo sustentável e melhor.
Toxicidade de lodo da Estação de Tratamento de àgua (E.T.A)
Um estudo sobre softwares Opensource.
O estudo aborda os conceitos e a utilização do software de código aberto, analisando o tipo de usuário e as regiões onde são mais utilizados assim como a análise de alguns casos de sucesso.
Uso de Redes ZIgBee em Automação Resisdencial e Industrial
Utilização da Educação Ambiental como ferramenta na inserção deficientes físicos e mentais na sociedade
Utilização da Ligüística Computacional para o desenvolvimento de estratégias de extração de conhecimento.
Atualmente diversos aplicativos têm utilizado técnicas de reconhecimento eletrônico de palavras como auxílio para o êxito de suas funções. Este é o principal foco deste trabalho: buscar uma metodologia de reconhecimento eletrônico para aplicar no MORPH, um método projetado para mapear e representar o pensamento humano como auxílio no processo de tomada de decisões.
Utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) em pavimentação
Estudo de caso sobre aplicação do RCD (Resíduos)
Utilização do Sistema-teste Allium cepa na Detecção de Genotoxicidade, Mutagenicidade e Citotoxicidade em Águas de Lavagem de Filtro de ETAs com Diferentes tipos de Coagulante
Uma Estação de Tratamento de Água (ETA) tem como finalidade reduzir as impurezas prejudiciais e nocivas presentes na água, visando melhorar sua qualidade, sob o ponto de vista sanitário, bem como remoção de bactérias, protozoários e outros organismos, além do teor excessivo de matéria orgânica. Para tanto, várias etapas são empregadas nesse tratamento, dentre elas, a coagulação, de fundamental importância, pois é nela, que por intermédio de um coagulante, as partículas em suspensão e até mesmo em estado coloidal se aglutinam para precipitar sob o efeito da gravidade. Graças à coagulação é possível remover a cor, turbidez, odor, sabor que são conferidos pela matéria orgânica presente na água bruta, tornando-a própria para o consumo humano de acordo com a Portaria 518 de 25 de março de 2004 do Ministério da Saúde. Dentre os coagulantes mais utilizados nas ETAs atualmente estão o sulfato de alumínio e o sulfato férrico, entretanto, o cloreto de polialumínio (PAC), vem ganhando seu espaço por ser mais eficiente que os demais. Periodicamente, as unidades de filtração das ETAs são lavadas e o descarte das águas de lavagem de filtro, em grande parte, é lançado sob os corpos hídricos sem qualquer tratamento prévio. Logo, este trabalho tem por objetivo avaliar o potencial genotóxico de três coagulantes (Sulfato de Alumínio, Cloreto de Polialumínio e Sulfato Férrico) mediante o bioensaio com sementes do sistema-teste Allium cepa, além disso, serão realizadas análises físico-químicas de pH, condutividade, sólidos totais fixos e Demanda Química de Oxigênio (DQO), para correlacionar com os dados genotóxicos. As amostras serão coletadas na ETA Municipal de Iracemápolis, na ETA Capim-Fino em Piracicaba e na ETA-2 de Valinhos, que utilizam os três tipos de coagulante respectivamente, atentando ao fato de pouco se conhecer os efeitos genotóxicos desses produtos, sobretudo referente ao PAC.
Utilização do Vibrio Fischeri para avaliação da toxicidade em amostras ambientais
A bactéria marinha Vibrio fischeri tem sido amplamente utilizada no cenário da ecotoxicologia devido à sua fácil aplicação e rápida resposta. Em vista da sua utilização e aprendizado da metodologia em laboratório, utilizaremos o método para avaliar a toxicidade de amostras ambientais provenientes da antiga mina de extração e preparação de compostos de urânio localizada no Planalto de Poços de Caldas.
Vida de Tartaruga
Desenvolvimento de uma animação utilizando recursos e ferramentas de computação gráfica.
Visualização de Informação aplicada a Ecotoxicologia
Este projeto tem por objetivo apresentar um estudo interdisciplinar sobre Visualização da Informação aplicada em análises dos níveis de toxicidade de bacias hidrográficas, através da geração de gráficos e planilhas eletrônicas. Neste trabalho serão apresentadas algumas técnicas específicas de Visualização da Informação e, além dessas técnicas será apresentado também o conceito sobre o que é realmente Visualização de Informação, desde os conceitos básicos, técnicas utilizadas, armazenamento e tratamento dos dados, sendo possível também a realização de estudos comparativos entre os resultados obtidos e os resultados esperados. A segunda parte do trabalho consiste em utilizar as técnicas e conceitos de Visualização de Informação e aplicá-las a fim de se elaborar gráficos e relatórios organizados e totalmente compreensíveis, com os dados obtidos das análises químicas especificas da área de Ecotoxicologia.
Visualização de Informação aplicada ao gerenciamento de catálogos de disciplinas de cursos.