Aprenda a criar aplicativos para dispositivos móveis e aplicações para IoT.

Inscrição
A demanda por profissionais na área de programação para dispositivos móveis cresceu significativamente na última década, impulsionada sobretudo pela popularização desses dispositivos. É possível perceber a grande penetração de smartphones, por exemplo, no cotidiano da pessoas, seja para se comunicar - e cada vez mais é utilizado o modo textual, seja para entretenimento, mas também para a realização de atividades do campo profissional, como negócios, trabalho, serviços etc.

A Faculdade de Tecnologia da UNICAMP oferece o curso de Especialização em Programação para Dispositivos Móveis, Modalidade Extensão Universitária, com o objetivo de capacitar profissionais de informática a atuarem neste setor. O Curso possui 360 horas de atividades, das quais mais de 200 horas são de atividades de laboratório ou dedicadas à programação computacional, e está dividido em disciplinas organizadas de modo a apresentar o estado da arte nesta área. O corpo docente é composto de professores da UNICAMP e por profissionais com experiência e atuação no mercado.

Objetivo:

Preparar profissionais de TI para atender a uma demanda crescente de desenvolvedores de produtos de software para dispositivos móveis, em especial, smartphones.

Público Alvo:

Graduados de cursos superiores nas áreas de informática e computação e profissionais que atuam na área de sistemas de informação.

Integralização do Curso:

O curso é composto de 360 horas-aula. O aluno deverá integralizar todas as disciplinas referentes ao curso em um prazo máximo de 2 anos.

Perguntas Frequentes

1. O Curso tem oferecimento de turma no meio e início de cada ano?

Não. O curso de especialização é oferecido apenas um vez ao ano.


2. Tenho frequentemente que viajar a trabalho e isto pode prejudicar o meu aproveitamento em um disciplina, pois terei que me ausentar muitos dias de aula e não realizar as atividades de avaliação. O que posso fazer ?

O aluno que eventualmente não conseguir o aproveitamento para aprovação em uma disciplina, poderá realizá-la em turma subsequente e completar o seu curso. A UNICAMP emitirá o certificado de Especialista quando todas as 11 disciplinas foram realizadas com aprovação, independentemente de turma. O mesmo ocorre para o aluno que precisar interromper o curso, por qualquer motivo. Este aluno poderá retomá-lo do ponto que parou em turma subsequente, para completar as 11 disciplinas da Especialização.


3. Qual o nível de conhecimento necessário para realizar o curso?

É difícil precisar um nível de conhecimento. O Curso contempla uma disciplina básica de programação e vai gradualmente crescendo em nível de complexidade. Certamente graduados na área de informática terão mais facilidade no acompanhamento. Contudo, a graduação na área específica de informática não é pré-requisito para ingresso no Curso.


4. A UNICAMP é a emissora do certificado de conclusão ?

Baseado em suas atribuições como universidade, a UNICAMP, através de sua Diretoria Acadêmica (DAC), emitirá certificado de especialista para o aluno aprovado em todas as disciplinas do curso de Especialização. Para ter o direito a este certificado, o aluno deve atender ao limite mínimo de freqüência para cada disciplina ( 75% - setenta e cinco por cento ) e a nota mínima para aprovação ( 7,0 - sete, em uma escala de 0 a 10). O certificado indicará que o aluno concluiu o Curso de Especialização, na modalidade extensão, em Programação para Dispositivos Móveis. O aluno que não desejar ou não conseguir concluir o curso, pode solicitar à UNICAMP a emissão de certificado de conclusão de disciplinas isoladas do curso de Especialização.


5. Além do horário programado para as aulas, o curso irá requer horas adicionais para atividades?

O aluno deve gerenciar o seu tempo de dedicação ao curso. Considerando o volume e complexidade de conhecimento exigidos de um profissional que deseja ser um especialista em PDM, será necessário um tempo de dedicação, de acordo com cada disciplina, para a realização de estudos, pesquisas, projetos, análises, simulações e etc., que podem ser realizadas individualmente ou em equipe, a critério do professor.


6. Quais são as formas de pagamento ?

Há somente duas formas de pagamento. O pagamento do valor total do curso, na matrícula, ou o mesmo valor parcelado mensalmente até o término do curso. Ambas as formas de pagamento são realizadas por boleto bancário.


7. O formado no curso pode ministrar aulas em instituições de ensino de nível superior

O curso de Especialização não tem o objetivo de preparar o aluno para a docência, pois todas as disciplinas são estritamente tecnológicas, não havendo disciplinas de cunho educacional/pedagógico. Contudo, o aluno pode ter as competências para a docência oriundas de outro curso e desta forma, agregar ambas as capacitações. Instituições de ensino privado costumam não diferenciar as duas modalidades de especialização, contratando docentes que possuam especialização em qualquer das modalidades.


8. Onde é realizado o curso, Campinas ou Limeira?

O curso é realizado em Limeira, no campus I da UNICAMP.
Em Limeira, a UNICAMP possui 2 campi:
- O campus I, inaugurado em 1974 e onde atualmente ocupam este espaço a Faculdade de Tecnologia - FT (antigamente conhecida como CESET) e o Colégio Técnico de Limeira - COTIL;
- O campus II foi inaugurado em 2009 e é ocupado pela Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA.