Dados

Fostering Creative Computing in Brazilian Public Schools (Promovendo a Computação Criativa nas Escolas Públicas Brasileiras)

Período: 1/2017 a 8/2018

Projeto apoiado pelo MISTI Global Seed Funds (verba da Fundação Lemann) do MIT – Massachusets Institute of Technology

Sobre o projeto

Busca pelo encorajamento das escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental para criar e inovar com tecnologia. Usando a linguagem Scratch e uma combinação de LEDs, baterias, motores, placas de computador (como Arduino), materiais recicláveis e para atividades manuais, a meta é habilitar os estudantes a criar arte interativa, estórias multimedia, simulações, jogos e outros projetos que sejam significativos para eles e suas comunidades.

O projeto irá prover treinamento e trabalho colaborativo com professores brasileiros na criação de atividades de Computação Criativa que sirvam de exemplo, com baixo custo, conectadas com o currículo e que se adaptem ao contexto da escola pública. O projeto também irá construir uma plataforma online para apoiar o desenvolvimento e discussão de novas atividades de Computação Criativa de professores para professores e, com isso, contribuir para que o uso de Computação Criativa seja difundido em outras escolas do país.

O fundo da Lemann irá tornar possível que os times do MIT e da UNICAMP trabalhem em conjunto no projeto para a implementação dos primeiros workshops de treinamentos de professores.

O fundo também irá providenciar uma base para futuras colaborações que levem ao crescimento do projeto.

Foco do projeto

O foco é no design e implementação dos seguintes projetos:

Portal de Computação Criativa: um site que objetiva facilitar o compartilhamento, “remixagem” e discussão de planos de aulas de Computação Criativa entre professores de escola pública; Exemplos de planos de aula de Computação Criativa que enfocam no potencial “mão na massa”, de atividades centradas nos estudantes que podem ser implementadas e adaptadas por professores de escolas públicas. O objetivo é disponibilizar os planos de aulas no Portal de Computação Criativa e usá-los para inspirar a discussão e implementação de atividades similares;

Um evento de Computação Criativa para professores de escolas públicas. Usando exemplos de planos de aulas e o portal acima indicado, a meta do evento é providenciar um espaço para que os professores compartilhem suas histórias e para apoiar os professores de escolas públicas no processo de aprender sobre a Computação Criativa e construção de seus próprios planos de aulas para suas turmas.

Pesquisadores

Doutorado: Humberto Zanetti

Mestrado: Valéria Leal e Daiana Oliveira

Parceiro

Media Lab – MIT: Massachusets Institute of Technology – Boston – EUA

Envolvidos

LIAG-FT-UNICAMP

Marcos Borges, coordenador do LIAG, Unicamp.

Lifelong Kindergarten Group – Media Lab – MIT

Leo Burd, pesquisador do Media Lab, MIT.

Mitchel Resnick, professor e diretor-associado no Media Lab, MIT.

Liag

Mais informações em: Computação Criativa