pt-br

Circuito de Palestras da disciplina "Fundamentos para Telecomunicações"

O Prof. Dr. Rangel Arthur, responsável pela disciplina TT108 - Fundamentos para Telecomunicações, está oferecendo ao público a oportunidade de prestigiar as palestras que serão ministradas na disciplina.

As palestras serão oferecidas nas datas abaixo mencionadas, e poderão ser assistidas de forma online (através do google meet) ou presencialmente, na sala PA06, das 10 às 11h.

Os participantes que fizerem a inscrição e confirmarem a presença no final das palestras, farão jus ao certificado de participação.

Confira os temas apresentados e se inscrevam!

 

Data: 18/04/2024 - Cabos submarinos - como é a internet que a gente não vê

Link do meet: meet.google.com/eiu-euzp-zqh

Link da inscrição: https://sistemas.ft.unicamp.br/eventos/inscricao.php?idPalestra=60

Leonardo Cesar Almeida -  Seaborn

Tema: A apresentação mostrará como é a infraestrutura das redes de cabos submarinos, evidenciando seus aspectos construtivos e detalhes técnicos.

Biografia: Formado no Curso Superior de Tecnologia de Redes de Computadores pela Faculdade Promove de Tecnologia (Belo Horizonte/MG)

Pós Graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel

Possui 25 anos de experiência no segmento de Internet, tendo começado a carreira em um provedor de BBS. Viveu a transição tecnológica desde o acesso discado, banda larga, redes metropolitanas e consolidando a carreira com foco na gestão de backbones IP/MPLS de Operadoras.

Atualmente ocupa a posição de "IP Network Manager" na Seaborn Networks, sendo responsável pela Operação do Backbone IP e Rede MPLS sobre Rede de Cabos Submarinos.

 

Data: 25/04/2024 - A tecnologia Fly-by-Wire (FBW)

Presencial na PA06

Link da inscrição: https://sistemas.ft.unicamp.br/eventos/inscricao.php?idPalestra=61

Eduardo da Silva Martins Oliveira - Nidec Aerospace

Tema: A tecnologia Fly-by-Wire (FBW) representa a capacidade de comandar uma aeronave através de sinais elétricos produzidos por um computador gerados combinando sinais de sensores, comandos do piloto ou mesmo não depender do piloto. Essa tecnologia é aplicada desde o lançamento de foguetes até aeronaves de pequeno e grande porte. Ela substitui os sistemas mecânicos e introduz vários benefícios que serão apresentados na palestra.

Biografia: Eduardo da Silva Martins Oliveira Formado em Engenharia Elétrica pela FEIS em 1999 e mestrado na área de Eletrônica de Potência pela Unicamp em 2002. Trabalhou na EMBRAER de 2002 a 2023 no desenvolvimento e certificação de novos produtos na tecnologia Fligth Controls System e Automatic Flight Controls Systems. Atuou no desenvolvimento e certificação dos aviões da familia E1, Legacy 450/500 e família E2. Atualmente trabalha na Nidec Aerospace, joint venture entre Embraer e Nidec, no desenvolvimento de novos produtos para a tecnologia eVtol e propulsão elétrica.

 

Data: 09/05/2024 - Regulação nas Telecomunicações

Link do meet: meet.google.com/mzb-ukoi-fyu

Link da inscrição: https://sistemas.ft.unicamp.br/eventos/inscricao.php?idPalestra=62

Eng. MSc. Eduardo Tude - Teleco

Biografia: Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite.  Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como VP de Operações da BMT, Diretor de Operações da Pegasus Telecom e Gerente de Planejamento Celular da Ericsson.   Pioneiro no desenvolvimento de Satélites no Brasil (INPE), tem vasta experiência internacional, é detentor de uma patente na área e tem participado constantemente como palestrante em seminários.  Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco. Atualmente é um dos principais consultores em telecomunicações do país.

 

Data: 16/05/2024 - TV Digital 3.0

Link do meet: meet.google.com/ogc-cdqy-vvr

Link da inscrição: https://sistemas.ft.unicamp.br/eventos/inscricao.php?idPalestra=63

Prof. Dr. Cristiano Akamine

Biografia: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie e MackGraphe - Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias. Realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e Editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting. Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

 

Data: 23/05/2024 - Gerenciamento de redes na AWS (Amazon Web Services)

Link do meet: meet.google.com/zvv-iyzg-ofu

Link da inscrição: https://sistemas.ft.unicamp.br/eventos/inscricao.php?idPalestra=64

Leonardo Furtado -  AWS

Graduado em Ciências da Computação na Universidade Veiga de Almeida-RJ, foi Engenheiro de Redes na NYSE, Datatel, Algar Tech, e Cisco, e foi Diretor de Engenharia na Gifará. Atualmente é Engenheiro de Desenvolvimento Senior da Amazon Web Services (AWS) na Irlanda.