SAPPE

O que é o SAPPE?

É um orgão da Universidade, que te por objetivo prestar assistência psicológica e psquiátrica aos alunos regulares (de graduação e de pós-graduação stricto sensu) da UNICAMP. Os atendimentos são realizados em Campinas, Piracicaba (FOP) e Limeira (FCA e FT).

Como é o atendimento do SAPPE?

O atendimento pscilógico é em psicoterapia breve de base psicanalítica, voltado principalmente para situações de crise pelas quais os alunos estejam passando, visando contribuir para seu desenolvimento psíquico e relacional.

O atendimento psiquiátrico (realizado em Campinas) constitui-se de avaliação e seguimento clínico de quadros que necessitem de acompanhamento medicamento e avaliações médicas.

Ingresso no serviço:

Para ser atendido no SAPPE de Limeira (FCA/FT), você deverá enviar um e-mail para:

FCA/FT (Limeira): sappelimeira@unicamp.br

Ao receber seu e-mail, o profissional lhe enviará uma ficha de cadastro que deverá ser preenchida e reenviada para o mesmo e-mail. Após, o profissional agendará, através do e-mail, um horário para a entrevista de triagem.

Entrevista de triagem:

São consultas individuais que têm como objetivo a coleta de dados pessoais, da queixa psicológica e dos horários disponíveis para a realização do processo de psicoterapia.  

Quais são as modalidades de atendimento psicológico realizadas no SPPE?

Pronto atendimento psicológico (PAP)

Atendimento realizado em uma única sessão. Destina-se a pessoas que estejam passando por uma crise e que necessitam ser ouvidas naquele momento. Para utilizar a modalidade de pronto atendimento, solicitar horários disponíveis através do e-mail.

4 sessões (4S)

Atendimento realizado em 4 sessões, cujo objetivo é auxiliar em dificuldade pontuais trazidas pelo aluno.

Psicoterapia Breve (PB)

Destinada a alunos que necessitam de um atendimento mais prolongado. O processo tem duração de 3 a 6 meses em média.

  • Atendimento: semanal, em horários a combinar.
  • Duração de sessão: 45 minutos.

Psicoterapia de casal e relacional

Destina-se a casais ou pessoa que têm relações próximas. Apenas um dos membros precisa ser aluno da Universidade.

  • Atendimento: semana, em horários a combinar.
  • Duração da sessão: 45 minutos.

Como vou saber que tipo de atendimento é mais adequado para mim?

A modalidade de atendimento será definida na entrevista de triagem, realizada com um dos psicólogos.

Após a entrevista, quanto tempo levará para que o acompanhamento se inicie?

Há uma lista de espera para todas as modalidades de atendimento, em função do grande número de alunos que buscam o serviço. O tempo de espera dependerá da demanda no momento, do tipo de atendimento e da disponibilidade de horário do aluno. A lista de espera respeita a data de entrevista de triagem e só pode ser alterada em situações de especial gravidade, definida através de critério clínico.

Algumas regras para o bom funcionamento:

Todas as comunicações são feitas por e-mail. Temos preferência pelo e-mail institucional, portanto, consulte-o para não haver problemas de comunicação e, se necessário, redirecione-o para seu e-mail pessoal. Atualize seus horários disponíveis, pois eles agilizarão o seu atendimento.

Não deixe de avisar quando não puder comparecer ao atendimento.

É fundamental para o bom atendimento que os horários sejam respeitados!

Se você começar a psicoterapia e faltar 3 vezes seguidas será desligado do programa, a exceção de situações previstas com antecedência e já combinadas com o seu terapeuta.

Após o término da psicoterapia, haverá um tempo mínimo de 6 meses para o início de novo processo, salvo situações que sejam avaliadas de forma diferente pelo terapeuta.

E-mail para contato:

FCA/FT (Limeira):  sappelimeira@unicamp.br

Mais informações no site do SAPPE