Circular Interno Campus Limeira - Como a engenharia de transportes pode contribuir para a mobilidade urbana

Um grupo de trabalho (GT) da Unicamp, que contou com a participação de 4 docentes do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Tecnologia, aplicou os conhecimentos do para melhorar a mobilidade urbana da comunidade universitária de Limeira. A partir de fevereiro de 2024, foram implementadas linhas circulares de ônibus entre os Campus 1 da Faculdade de Tecnologia (FT) e do Colégio Técnico (Cotil) e o Campus 2 da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). O novo serviço é gratuito para toda a comunidade universitária. Participaram do GT representantes da Prefeitura Universitária dos Campi de Limeira, uma docente do curso técnico Agrimensura, Geodésia e Cartografia (Cotil), além dos professores do curso de Engenharia de Transportes.
As linhas foram implementadas a partir de um estudo de viabilidade desenvolvido pelos coordenadores do curso de Engenharia de Transportes Prof. Dr. Felippe Benavente Canteras (Coordenador) e Prof. Dr. Vitor Eduardo Molina Junior (Coord. Associado), além dos docentes do curso Profa. Dra. Vivian Silveira dos Santos Bardini e Prof. Dr. William Machado Emiliano. A equipe técnica também contou com a professora Carolina Malaman, do Curso Técnico em Geodésia e Cartografia/Agrimensura, do COTIL.
O primeiro desafio foi investigar a origem e o destino dos usuários e compreender os horários mais importantes de chegada e saída. Foram analisados os padrões de deslocamento e zonas de tráfego prioritárias que deveriam ser atendidas pelos ônibus circulares, além da definição da roteirização e horários dos ônibus. Os ônibus circulares realizam em média 20 viagens por dia e o itinerário e os horários das linhas estão disponíveis no endereço: https://www.prefeituralimeira.unicamp.br/circular-unicamp-limeira/
A Prefeitura Universitária de Limeira foi representada por: Bruna Franciele Angelo Braga (presidente do GT), Prof. Dr. Alcides José Scaglia (Prefeito), Edson Fernando Orsi Nilsen e Dra. Marcela Candian Paduelli. Além da responsabilidade pela criação do GT, a Prefeitura Universitária de Limeira teve como tarefa principal a orçamentação e garantia de viabilidade econômica do projeto, além da realização da tramitação do processo junto às instâncias superiores da Universidade, garantindo a execução da licitação em tempo hábil para que o serviço estivesse disponível no início do primeiro semestre letivo de 2024.
Esta é uma conquista muito importante para a comunidade de Limeira, sendo uma demanda antiga dos alunos dos Campi de Limeira.
Para conhecer o curso de Engenharia de Transportes, acesse a página https://www.instagram.com/engdetransportesunicamp