pt-br

Entrega do Projeto do Laboratório de Mobilidade Inteligente - Eng de Transportes

Na tarde do último dia 20/03, a coordenação do curso de Engenharia de Transportes recebeu formalmente a versão final do projeto arquitetônico e executivo do futuro Laboratório de Mobilidade Inteligente (LaMoI) da Faculdade de Tecnologia.
Participaram de entrega do projeto os Prof. Felippe Benavente Canteras e Vitor Eduardo Molina Junior, coordenadores do curso, e o Prof. Dr. Rafael Urano e o estagiário de arquitetura Leonardo Pecht, ambos da FECFAU, responsáveis pela elaboração do projeto.
O LaMoI será um espaço destinado ao curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Tecnologia, que será utilizado para o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas, com a aplicação de metodologias ativas de aprendizado, e desenvolvimento de projetos de graduação vinculados à área de mobilidade urbana, logística e infraestrutura de transportes.
O objetivo principal do LaMoI é fomentar a inovação e o desenvolvimento de soluções para mobilidade inteligente em áreas urbanas, tornando-se um espaço de cooperação entre docentes e discentes da graduação. No que se refere às questões de mobilidade urbana, as temáticas desenvolvidas não devem se limitar somente ao estudo de tráfego, mas também ao planejamento urbano e dos sistemas de transportes, integrações de modos de transportes e informação em tempo real para os usuários. O LaMoI, além de contar com equipamentos e softwares para obter, processar e modelar os dados da superfície terrestre, contará com softwares de simulações de tráfego para estudo de diferentes cenários. As atividades e projetos desenvolvidos no LaMoI certamente contribuirão para o estudo e implementação de Cidades Inteligentes e Resilientes em contexto nacional.
Agora, o projeto será devidamente encaminhado às instâncias superiores, com a aprovação da Pró Reitoria de Graduação, para a aprovação e início dos trâmites para sua licitação. A comunidade da FT será comunicada sobre o andamento dos processos, quando houver uma previsão de início das obras.