pt-br

Fórum Permanente - "Inteligência e gestão do conhecimento"

Os Fóruns Permanentes da UNICAMP em sua versão realizada na Faculdade de Tecnologia, permitiram uma reflexão sobre os caminhos que estão sendo trilhados para o desenvolvimento da inteligência e da Gestão do Conhecimento.
Em quatro conferências, essa temática foi abordada por várias óticas, que mediaram entre os ambientes social, de negócios e tecnológico.
Nesse aspecto, o Presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) – André Saito, identificou as principais abordagens e os casos de sucesso adotados pelas organizações empresariais contemporâneas, construindo uma ponte sobre a Gestão do Conhecimento e a Inovação. Na sequência, Flávio Clésio e Eiti Kimura, ambos da empresa Movile, apresentaram o “case” “Machine Learning aplicado em ambientes de produção”. Dessa maneira, foi possível identificar, por meio de um caso de sucesso, o modelo de GC e Inteligência abordado na primeira apresentação.
As atividades da tarde foram abertas pela Profa. Wanda Hoffmann, da Universidade Federal de São Carlos. Em sua conferência, a Professora comentou sobre as estratégias e desafios das organizações humanas quanto à inteligência competitiva. Em sua apresentação, a Professora reforçou a necessidade da inteligência competitiva no ambiente global e direcionou objetivamente a aplicação das ferramentas adequadas de GC para a concepção de estratégias. Na sequência, o Engenheiro Marcos Lohmann, da IBM, apresentou a conferência “Computação Cognitiva”, onde tratou sobre o projeto Watson da IBM, esclarecendo sobre os caminhos trilhados pela tecnologia para oferecer ferramentas às organizações empresariais e públicas, para manipulação de extensas bases de dados, produzindo resultados cada vez melhores em tempos cada vez menores.
Dessa maneira, esta versão dos Foruns Permanentes procurou apresentar, por meio de abordagens complementares, as demandas presentes no ambiente acadêmico, público e de negócios e as iniciativas do ambiente tecnológico para solucionar tais demandas.
Nós do GEICon (Grupo Engenharia da Informação e Conhecimento), entendemos que a interdisciplinaridade do tema propõe que a maneira mais eficiente de promover avanços, é a manutenção de canais de comunicação entre os agentes de todas as áreas, possibilitando que propostas avancem no sentido de cobrir a maior parte das demandas, provocando os impactos e consequentes avanços no ambiente social.