Software desenvolvido por estudante da FT atinge precisão de 97% na identificação de meteoros

Quando cai, um meteoro produz luz e cor antes de atingir a superfície da Terra, formando um rastro no céu. Muitas vezes, esse “carimbo” é  confundido com o de outros objetos, como aviões. Buscando eliminar o problema e possibilitar uma melhor compreensão do Sistema Solar, o estudante de Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp Victor Yukio Shirasuna, orientado pelo professor André Gradvohl, desenvolveu um sistema de detecção automática de meteoros. O software obteve precisão de 97% na identificação de quedas de meteoros. A pesquisa foi publicada no periódico Astronomy & Computing. Os códigos dos algoritmos desenvolvidos e os dados utilizados na pesquisa têm acesso aberto. “Os cientistas podem obter várias informações a partir das imagens, como a velocidade com que o meteoro percorre os céus, realizando então outros estudos para entender melhor esses objetos e, a partir disso, entender melhor o Sistema Solar. A principal relevância do estudo é essa”, indica Shirasuna.

Mais informações em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/695/deteccao-automatica

Fonte: Jornal da Unicamp