pt-br

Defesa

Para estar apto para solicitar a defesa de Mestrado ou Doutorado o aluno deverá cumprir cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter entregue a Declaração de Ética;
  • Ter realizado o Exame de Qualificação;
  • Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso;
  • Estar com a dissertação/tese pronta para a defesa;
  • Cumprir com o requisito de produção científica:

 PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DEFESA 

  1. O (A) ALUNO (A) deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC, com validação do ORIENTADOR (A) e Secretaria (sem esta etapa concluída não será possível inserir a Defesa).
  2. O (A) ALUNO (A) deverá solicitar por e-mail, com cópia para o orientador, a banca. Para isso o aluno deverá preencher o Formulário Mestrado / Formulário Doutorado e enviar para o e-mail: posgrad@ft.unicamp.br. Para membros da banca que não possuem cadastro no SIGA, é necessário o encaminhamento do Termo de consentimento no tratamento de Dados, juntamente com o formulário.
    • A solicitação deve ser feita via SIGA com até 30 dias de antecedência da data escolhida para defesa.
    • A composição de comissões examinadoras para defesa de dissertações e teses devem observar as orientações da INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 01/2021
  3. Juntamente com o formulário de solicitação da banca, os alunos do Programa de Pós-graduação em Tecnologia, deverão entregar um comprovante da submissão de um artigo ou da publicação do mesmo. O aluno juntamente com seu orientador deverão estar entre os autores do artigo e este deve ter sido submetido a um periódico indexado. (Resolução CPG 02/2016).
    1. Aplicável aos ingressantes a partir do 1º semestre de 2017 até 2º semestre de 2020.
    2. Para ingressantes do 1º semestre de 2021 e posteriores, aplicável a informação contida no Catálogo de Ingresso.
  4. Acessar o Sistema SIGA/DAC e fazer a inserção das informações, além do agendamento da defesa - SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica (tutorial)
    • É necessário que a linha de pesquisa assinalada esteja de acordo com a dissertação/tese. As linhas de pesquisa do PPGT estão descritas aqui;

IMPORTANTE: As dissertações e teses possuem um modelo a ser seguido, porém também há um modelo alternativo. Além disso, é possível redigir os textos em língua estrangeira. Os casos onde o (a) aluno (a) e o (a) orientador (a) decidam utilizar o modelo alternativo e/ou seja redigido em outra língua, é necessário apreciação e aprovação da Comissão de Pós-graduação. Portanto, atente-se aos prazos e aos procedimentos.

TUTORIAL PARA REALIZAÇÃO DE DEFESA ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE MEET

COMPOSIÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS

Verificar o disposto no Artigo 20 do Regulamento do PPGT da Faculdade de Tecnologia. 

ORIENTAÇÃO SOBRE BANCAS DE DEFESA E QUALIFICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Confira as orientações aqui.

DEFESAS DE DISSERTAÇÕES E TESES QUE ENVOLVEM CONHECIMENTO PASSÍVEL DE SER PROTEGIDO POR DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

O reitor assinou dia 31 de agosto de 2020, a Resolução GR 90-2020, que dispõe sobre as defesas de dissertações e teses que envolvem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual.

Em resumo: quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, o orientador e o candidato deverão solicitar a defesa em sessão fechada.

Para isso devem ser adotados os seguintes procedimentos:

  1. O orientador e o candidato informam a secretaria do PPGT, pelo e-mail: posgrad@ft.unicamp.br, sobre a necessidade de defesa em sessão fechada;
  2. A data da defesa deverá ser divulgada com antecedência para que haja tempo hábil para formalização de termo de confidencialidade a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados;
  3. A Inova Unicamp pode apoiar o candidato com a assinatura dos termos de confidencialidade, mediante solicitação por email: patentes@inova.unicamp.br
  4. O termo de confidencialidade poderá ser assinado digitalmente;
  5. O link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de confidencialidade; 
  6. A gravação da sessão de defesa deverá ficar sob sigilo por um ano e a publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa. 

Informações adicionais