pt-br

Engenharia de Transportes

Período: noturno
Vagas: 55
Integralização: 12 semestres
Mais informações: https://wordpress.ft.unicamp.br/etr/

Reconhecimento: Processo de Reconhecimento em Tramitação.

Engenharia de Transportes

O Profissional

O profissional de Engenharia de Transportes pode atuar em diversas áreas ligadas ao transporte de cargas e pessoas, sendo profissional indispensável para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis, tendo papel fundamental no crescimento econômico e social do país. O egresso forma-se como Engenheiro (a) de Transportes e recebe atribuições do CONFEA para atuar nos diferentes modos de transportes: aeroviário, marítimo, dutoviário e terrestre. A formação conferida pelo curso de Engenharia de Transportes da FT/Unicamp prepara o profissional para que ele possa atuar tanto no desenvolvimento de infraestruturas, no planejamento e operação de modos de transportes, bem como na área de logística e mobilidade urbana. O uso de ferramentas computacionais e tecnologias de modelagens e simulações durante sua formação auxiliará o profissional na tomada de decisão e na resolução de problemas nos diferentes níveis de decisão, estratégico, tático e operacional, preparando o profissional para uma ampla gama de atuações no mercado de trabalho. Desta forma, o profissional poderá desenvolver projetos e obras visando a expansão e a manutenção da infraestrutura do setor, como em vias e terminais, visando sua eficiência, segurança e sustentabilidade. Em termos de planejamento e operação, será capaz de avaliar a demanda e estimar a capacidade de sistemas de transporte de pessoas e cargas, otimizar e integrar sistemas de transportes públicos, criar e desenvolver sistemas que garantam a acessibilidade e mobilidade urbana sustentável. Sob a ótica do mercado de trabalho, trata-se de um profissional apto a resolver problemas complexos das áreas de transportes, logística e mobilidade, com visão crítica e consciência de seu compromisso social, ético e legal, atuante no desenvolvimento sustentável da sociedade.

 

Integralização

Para graduar-se neste curso, o aluno deverá obter o total de 252 créditos, correspondentes a 3780 horas de atividades supervisionadas, que poderão ser integralizadas em 12 semestres, conforme proposta oferecida pela unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 18 semestres.

 

Reconhecimento

A Lei Federal no 5194, de 24 de dezembro de 1966 regula o exercício da profissão de Engenheiro. A regulamentação e fiscalização das atividades profissionais é realizada pelo sistema CONFEA/CREA. O Reconhecimento do curso de Engenharia de Transportes da Unicamp está em tramitação pelo Conselho Estadual de Educação. 

 

Normas de Estágio