pt-br

Critérios para Coorientação

O coorientador é definido como sendo um docente ou pesquisador com título de doutor, pertencente ou não ao corpo docente da Faculdade de Tecnologia, com competência no tema da dissertação ou tese (comprovada por publicações e experiência acadêmica). O papel do coorientador é contribuir efetivamente com sua experiência, complementar à do orientador, na realização do projeto de dissertação/tese do aluno de pós-graduação.

A solicitação de coorientação será analisada pela Comissão de Pós Graduação -  CPG com base em critérios acadêmicos e justificativa apresentada pelo docente.

 Procedimentos para a solicitação

 1. Coorientador pertencente ao quadro docente do PPG/FT:

 - Os orientadores credenciados pelo Programa, permanentes ou colaboradores, são aprovados para coorientação sem necessidade de análise do CV Lattes, mediante solicitação contendo uma justificativa  da necessidade da coorientação, assinada pelo orientador.

2. Tempo de tramitação do processo: 30 dias após aprovação

3. Coorientador externo ao PPG/FT:

 - Deverá  entregar na secretaria de pós graduação a solicitação de inclusão do coorientador contendo justificativa  e a  necessidade da coorientação.  Além do currículo lattes atualizado.

4. Tempo de tramitação do processo: 30 dias após aprovação

5. O cadastramento para coorientação será específico para o mestrando/doutorando, não implicando credenciamento pleno junto ao PPG/FT. Após a defesa da dissertação ou tese o coorientador, não sendo do corpo docente do PPG/FT, será considerado automaticamente desvinculado do programa.  

Observação: Docentes ou Pesquisadores já credenciados em outros programas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, deverão ser credenciados em nosso programa de pós graduação para que possam atuar como coorientador.