pt-br

Aluna de Engenharia Ambiental é premiada nas categorias "Cidadania" e "Voto Popular" no Prêmio INOVA 2020

Durante seus 12 anos de realização, o Prêmio INOVA passou por diversas implementações como a inserção da categoria de humanas e a mudança da avaliação das apresentações para o formato de pitch. Em 2020, a novidade foi a inclusão de uma nova categoria de premiação: Cidadania. Entre os critérios de avaliação, os avaliadores tiveram que mensurar o quanto os alunos se engajaram com soluções que propusessem um impacto social. 

A vencedora na categoria foi Amanda Alves de Mello, estudante de Engenharia Ambiental que apresentou sua pesquisa sobre otimização da primeira etapa de limpeza da água com o uso de ultrassom. Além do reconhecimento da banca, Amanda também foi a mais votada pelo público na categoria “voto popular”.

Os vencedores da edição 2020

Ao todo, o Prêmio recebeu a inscrição de 35 alunos de graduação, e entre as três áreas do conhecimento, foram escolhidos nove finalistas. Confira abaixo os vencedores:

  • Biológicas: Mayra Caroline Cunha Câmara 

Curso: Farmácia

Pesquisa: Encapsulação de fármacos hidrofílicos e hidrofóbicos em nanoestruturas do tipo polimerossomos

Do que se trata: Pesquisa voltada para o encapsulamento de dois fármacos que podem agir como alternativa ao tratamento do câncer. O foco é que atinjam somente as células tumorais, ao invés das saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais que outros remédios possuem e aumentando a qualidade de vida. 

  • Humanas: Fernanda Gabbai Amorim

Curso: Ciências do Esporte

Pesquisa: A relação entre futebol americano e clubes de futebol: Um estudo de caso sobre o América Locomotiva

Do que se trata: Estudo sobre como a criação de uma equipe de futebol americano por um clube de futebol impulsionou a cultura do esporte no país, mostrando o quanto pode ser inclusivo e positivo para atividades físicas no geral. 

  • Exatas e Tecnológicas: Vinicius Flores Ribeiro

Curso: Engenharia de Controle e Automação

Pesquisa: Plataforma cibernética para terapia da linguagem

Do que se trata: Plataforma interativa que funciona com o auxílio de um robô para o tratamento de dificuldades na fala de crianças. Pode ser usado com ou sem a supervisão de um fonoaudiólogo e apresenta gráficos para o acompanhamento do paciente. 

  • Cidadania: Amanda Alves de Mello

Curso: Engenharia Ambiental

Otimização de pré-oxidação em tratamento de água superficial para abastecimento público, conjugando Ultrassom com ClO2/NaClO: Determinação de subprodutos via HS-GC-MS”

Do que se trata: Otimização do tratamento de água usando a tecnologia de ultrassom somada a hipoclorito de sódio e dióxido de cloro. A tecnologia é capaz de inativar microrganismos e acelerar reações químicas,  resultando em uma adequação da água nos parâmetros de qualidade e diminuição de compostos tóxicos. 

Confira a notícia na íntegra em: https://www.inova.unicamp.br/noticias-inova/premio-inova-contempla-aluno...