Aluno de doutorado da FT implementa Iniciação Científica Júnior com alunos de dois colégios de Limeira

O aluno de doutorado da FT, Yuri Alexandre Meyer, é professor de Física em colégios de Limeira. Desde 2017 vem desenvolvendo com os alunos o programa de Iniciação Científica Júnior, e recentemente conseguiu publicar um artigo na revista “Estudos Aplicados em Educação”, sendo os alunos autores principais deste artigo. O ineditismo do projeto, segundo o professor Yuri, é justamente permitir que “o aluno do ensino médio tenha contato com o método científico, se envolva com o problema e participe, sobretudo, da redação final do artigo”. Destaca ainda que “em tempos em que vivemos uma crise na Ciência, é de suma importância mostrarmos aos jovens a importância de se fazer pesquisa. E nada melhor, para isto, do que a prática”. Assim, essa iniciação contribui para a formação de recursos humanos, uma vez que incentiva os alunos a seguirem carreiras acadêmicas.

O artigo publicado trata da construção de um aparato experimental de baixo custo, montado a partir de um fotorresistor LDR, para o estudo da Lei de Lambert Beer (taxa de transmitância e absorbância da luz por amostras em diferentes concentrações). Em outubro do ano passado, os alunos apresentaram este projeto no Simpósio dos Profissionais de Ensino de Química – SIMPEQ, do Instituto de Química da UNICAMP. Este trabalho contou com a ajuda do Prof. De Química do Colégio Jandyra, Prof. Edivaldo Luis de Souza, mestre pela FT em 2012, e do Professor da FT, Dr. Luis Fernando de Avila (ex-orientador de mestrado do Yuri).

Em 2018 as orientações seguem em outros dois projetos interdisciplinares entre Física e Química.

Link do artigo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/4992