Aula Magna do Curso de Engenharia de Transportes

A Aula Magna do Curso de Engenharia de Transportes ministrada pelo Dr.Jurandir Fernandes ocorrerá nesta quarta-feira (13/03/2019) às 19:00h na PA 03.

Currículo: Jurandir Fernandes é formado em Engenharia pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e mestre e doutor em Engenharia de Sistemas pela UNICAMP onde foi professor e orientador de diversas teses de mestrado e doutorado. Fez dois pós-doutorados na França (Toulouse 1980) e (Paris 1992). Em agosto de 2001, foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da UNICAMP.
Entre 1993 e 1996, foi Secretário dos Transportes de Campinas, período em que fundou e presidiu o Fórum Paulista de Secretários de Transportes.
Em 1999 foi Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Dersa. No ano seguinte, foi Diretor do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).
Em dois períodos, de 2001 a 2006 e de 2011 a 2014, foi Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, períodos em que presidiu os conselhos administrativos do METRÔ-SP, CPTM e EMTU. Entre 2007 e 2009, foi presidente da EMPLASA (Empresa Metropolitana de Planejamento).
Foi presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) entre 2001 e 2005.
Atualmente é:
• Presidente da Divisão da América Latina da UITP (União Internacional de Transportes Públicos),
• Vice-Presidente Honorário da UITP Global,
• Membro do Conselho de Gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo,
• Membro do Conselho Administrativo da EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas),
• Coordenador do Conselho de Mobilidade e Logística do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo,
• Conselheiro do CREA-SP e
• Diretor-Presidente do COMEC (Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas).