Dados de Arrecadação do ICMS

Srs. Docentes e Funcionários,

Com a finalidade de manter a comunidade universitária informada, no site http://www.aeplan.unicamp.br/icms_base_calculo_universidades/pdf/icms_comparativo_base_universidades.pdf está disponibilizado os dados atualizados da arrecadação de ICMS - base de cálculo da quota-parte das Universidades Estaduais Paulistas, em forma de tabelas e gráficos.

Destaca-se que:

a)Através do Gráfico 1, podemos observar que após o pico da arrecadação do mês de agosto/2017, que contou com um adicional pontual em virtude do novo

b)O efetivamente arrecadado até outubro/2017 ainda se encontra 1,49% abaixo da previsão orçamentária inicial, conforme Tabela 1;

c)Nos Gráficos 2 e 3 podemos observar que, em valores reais (descontada a inflação), tanto o montante arrecadado até o mês de outubro/2017 como a perspectiva anual, são superiores ao arrecadado no ano anterior, porém ainda inferiores a arrecadação registrada nos anos de 2013 a 2015;

d)Os dados dos Gráficos 4 e 5 detalham a arrecadação mês a mês, onde se torna possível verificarmos as variações sazonais da arrecadação do ICMS (em valores reais), demonstrando que o patamar de 2017 figura entre os piores da série que contempla os anos anteriores, não recuperando as perdas já ocorridas durante o longo período em que perdura a atual crise econômica.

Coordenação da AEPLAN