Grupo HighPIDS receberá virtualmente estagiários estudantes do MIT

Em janeiro de 2021, o grupo de pesquisas HighPIDS receberá dois estudantes de graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para realizar um estágio "virtual" de pesquisa e ensino. A iniciativa faz parte de um esforço para internacionalização das atividades do HighPIDS, dando a oportunidade para os estudantes estrangeiros conhecerem um pouco da cultura acadêmica brasileira. Essa parceria foi estabelecida no âmbito do programa "MIT International Science and Technology Initiatives" (MISTI -- https://misti.mit.edu/mit-brazil).

Os estudantes que farão o "virtual internship" são a Jianna Liu e o Vinícius Armelin. A Jianna Liu está cursando Bacharelado em Ciência da Computação com "minor" em Matemática. Já o Vinícius Armelin está cursando Bioquímica com "minor" em Engenharia Elétrica e Computação. Um "minor" é uma espécie de formação complementar na graduação.

A Jianna Liu fará seu estágio em pesquisa colaborando no desenvolvimento de um software já iniciado pela estudante de Iniciação Científica Ana Luísa Fogarin que visa obter imagens de explosões solares automaticamente, identificá-las e classificá-las. Já o Vinícius Armelin fará o seu estágio em ensino ministrando um curso de Python para iniciantes. Além disso, no dia 21 de janeiro, a Jianna Liu fará um bate-papo em inglês com todos os interessados para trocar experiências sobre o MIT e a vida estudantil nos Estados Unidos.

A Comissão de Informática da Faculdade de Tecnologia (CDI-FT), em parceria com o HighPIDS, está à frente de todas as ações de divulgação, inscrição e organização dos dois eventos (bate-papo e curso de Python).

Todas as atividades dos estudantes e as orientações serão online. Ao final do estágio, os resultados e experiências serão compartilhadas em um fórum com os participantes do programa MISTI de todo o mundo. Afinal, o conceito de internacionalização não se resume apenas a enviar estudantes para o mundo, mas também receber estudantes estrangeiros para compartilhar nossas experiências com eles.