Sylvia permaneceu conosco por 15 dias, período no qual vivenciou uma série de atividades e experiências enriquecedoras, aprofundando ainda mais o intercâmbio iniciado em março, quando foi apresentada à nossa mediadora de libras Sílvia durante uma visita à Escola Agrupamento Eugênio de Andrade, na cidade do Porto, em Portugal.
Durante sua estadia, visitamos, juntas, diversos espaços educacionais e sociais, proporcionando momentos significativos de troca de saberes. Entre eles, destacamos a ida à CEIEF Escola Rafael Affonso Leite, onde ocorre quinzenalmente o Projeto Identidade, que acolhe crianças surdas. Sylvia pôde conhecer de perto a realidade dessas crianças e vivenciar atividades inclusivas com elas.
Acompanhadas da coordenadora do Programa, Profa. Dra. Lubienska Ribeiro, também visitamos a Escola João Fischer, juntamente com a coordenadora e assistente social Rebeca Adamay Basso, referência no atendimento a pessoas com deficiência visual e auditiva. Em seguida, fomos ao Ceprosom, onde fomos cordialmente recebidas pela primeira-dama Luciana Félix, que fez questão de dar as boas-vindas à pedagoga Sylvia e à nossa equipe.
Encerrando sua visita com chave de ouro, Sylvia Deniz Dettenrieder ministrou, no dia 24, uma palestra sobre a cultura alemã, que contou com a presença de muitos alunos e também de mais de 10 jovens surdos da Escola João Fischer, acompanhados da coordenadora Rebeca. O evento teve a abertura conduzida pelo Prof. Dr. Leonardo Lorenzo Bravo Roger, Diretor da Faculdade de Tecnologia, e pela Profa. Dra. Vivian Silveira dos Santos Bardini, Coordenadora de Extensão da Faculdade de Tecnologia.
Após essa jornada intensa e inspiradora de intercâmbio e aprendizado, Sylvia deu continuidade à sua viagem pelo Brasil. Agradecemos imensamente a todos que tornaram essa experiência possível. Este momento simboliza o valor da internacionalização, promovendo conexões que ultrapassam fronteiras e fortalecem o conhecimento mútuo.