pt-br

Jornal da Unicamp e outras mídias repercutem pesquisas do grupo HighPIDS

Há quase quatro anos, o grupo de pesquisas High Performance Intelligent Decision Systems (HighPIDS), sediado na Faculdade de Tecnologia (FT), tem trabalhado na previsão de explosões solares e em outros temas que utilizam algoritmos inteligentes e computação de alto desempenho. Nesse período, os professores que compõem o HighPIDS -- Ana Estela, André Leon e Guilherme -- já orientaram  mais de 30 estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado. Alguns com bolsas da FAPESP ou CNPq.

No início de outubro deste ano, o Jornal da Unicamp, a CBN Campinas e a Rádio Bandeirantes de Campinas também repercutiram os esforços de pesquisa do grupo HighPIDS na área de Clima Espacial. Além dessas mídias, o grupo também foi citado em entrevista. Veja ou ouça as matérias nos links a seguir:

- Jornal da Unicamp:
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2018/10/10/grupo-preve-ocorre...

- Rádio CBN Campinas:
https://www.portalcbncampinas.com.br/2018/10/membro-senior-do-ieee-insti...

- Rádio Bandeirantes de Campinas: https://doi.org/10.5281/zenodo.1455755

- TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/um-olhar-sobre-o-mundo/2018/09/em-direcao-aos...

O HighPIDS é um dos poucos grupos de pesquisa no Brasil que se dedica à questão da previsão do Clima Espacial utilizando algoritmos para aprendizado de máquinas. Para realizar as pesquisas nessa área, o HighPIDS mantém parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e contou com o apoio de algumas empresas ou instituições como a Amazon AWS, Nvidia e Hasso Plattner Institute - Future SOC Lab.

Mais informações sobre o grupo, seus componentes e suas pesquisas estão disponíveis em https://highpids.ft.unicamp.br