LIAG no Fostering Creative Computing in Brazilian Public Schools

O LIAG - Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão  - teve aprovado seu projeto “Fostering Creative Computing in Brazilian Public Schools” (Promovendo a Computação Criativa nas Escolas Públicas Brasileiras). A submissão ocorreu em conjunto com o Lifelong Kindergarten Group do Media Lab do MIT, com subsídios provenientes do MISTI Global Seed Funds, também do MIT. O fundo oferecido irá tornar possível que os times do MIT e da UNICAMP desenvolvam trabalhos conjuntos. Assinam o projeto o Prof. Dr. Marcos Borges, coordenador do LIAG (FT/UNICAMP), Leo Burd, pesquisador do Media Lab, MIT e Mitchel Resnick, professor e diretor-associado no Media Lab, MIT. Também participarão do projeto diversos alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, vinculados ao LIAG. O projeto irá ocorrer entre 1/2017 e 8/2018.

O objetivo desse projeto é encorajar as escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental a criar e inovar com tecnologia. Também será promovido treinamento e trabalho colaborativo com professores brasileiros na criação de atividades de Computação Criativa, de baixo custo e conectadas ao currículo dos cursos, devidamente adaptadas ao contexto da escola pública. Outra contribuição é a construção de uma plataforma online para apoiar o desenvolvimento e discussão de novas atividades de Computação Criativa de professores para professores, difundindo-a em outras escolas do país.