Palestra: O Satélite Amazonia 1 – Do Projeto ao Lançamento

Na próxima Quinta (29/04), às 16:00, acontecerá a palestra e bate-papo com o Dr. Adenilson Roberto da Silva, chefe da Divisão de Sistemas Espaciais (DISEP) do INPE e Coordenador Geral do projeto Amazonia 1, que enviou o primero satélite 100% contruído no Brasil ao Espaço. O Adenilson falará à FT justamente sobre este projeto e sobre o programa espacial brasileiro.

O resumo da apresentação segue abaixo, assim como o CV do palestrante.

O acesso à palestra deve ser feito pelo link abaixo (usando conta da Unicamp): meet.google.com/tdo-rvub-gvb

Resumo da apresentação:

Nesta apresentação serão abordados a diversos aspectos e desafios enfrentados pelo programa desde a fase de projeto até o lançamento do Amazonia 1. Além dos ganhos inerentes ao objetivo final da missão, serão mostrados os ganhos tecnológicos associados, principalmente, à Plataforma Multi Missão. A PMM é o módulo de serviço do Amazonia 1, o qual foi projetado para atender as necessidades de diferentes missões, operar em diversas órbitas. Para se ter o Amazonia 1 operando com sucesso em órbita, diversos desafios foram superados, não somente no segmento espacial, mas também no segmento solo. Com a validação em voo do Amazonia 1/PMM, o Brasil consolida os conhecimentos no ciclo completo de desenvolvimento de satélites estabilizados em três eixos e complexos. Além disso, as indústrias participantes do projeto, terão seus produtos no mais alto nível de maturidade, as quais poderão outros mercados, gerando empregos e retorno financeiros provenientes da comercialização de produtos de alto valor agregado.

CV resumido :

Possui graduação em Matemática pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos (1994), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997) e doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / DLR - Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (2001) (Alemanha). É tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, sendo responsável programa de satélites baseado na plataforma Multi Missão (PMM) desde 2011 e chefe da Divisão de Sistemas Espaciais Tem experiência no Gerenciamento de Projetos de Satélites e na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Análise de Missão, atuando principalmente nos seguintes temas: satélites artificiais, otimização, controle de sistemas, determinação de atitude e modelagem.