PEC 2017: A FT tem 2 projetos contemplados!

A PREAC divulgou a classificação dos Projetos de Extensão Comunitária (PEC) da Edição 2017 (arquivo anexo).

Dentre os contemplados com recursos financeiros, dois são da FT:

1.
Título: Contribuições universitárias em zonas rurais: Técnicas em Saneamento e promoção de Saúde

Responsável: Profa. MARTA SIVIERO GUILHERME PIRES

Descrição: As wetlands construídas se constituem uma alternativa viável de baixo custo de construção e manutenção para tratamento e pós tratamento de esgoto. Diante de cenários de inexistência de rede coletora e de tratamento de efluentes em pequenas cidades e zonas rurais, o problema de falta de saneamento afeta a qualidade de vida, com consequentes problemas de saúde em regiões menos abastecidas. Este problema tem-se acentuado devido ao número expressivo de municípios/regiões brasileiras que não possuem rede coletora de esgotos. Nas zonas rurais, essa situação ainda é agravada com a utilização de fossas sépticas e a disposição do esgoto em “fossas rudimentares”, com frequentes lançamentos em cursos d´água. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é instalar e monitorar um sistema de tratamento de esgotos em uma escola estadual situada na zona rural de município de Limeira - SP, promovendo o tratamento de águas residuárias produzidas e envolvendo a comunidade em ações de educação ambiental.

2.

Título: VEM SER - Educação Ambiental para o desenvolvimento e inclusão social da pessoa com Síndrome de Down

Responsável: Profa. LUBIENSKA CRISTINA LUCAS JAQUIÊ RIBEIRO

Descrição: Através da educação ambiental proporcionar condições para o desenvolvimento pessoal e a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual, com destaque a pessoa com síndrome de down. O projeto se desenvolve semanalmente através de aulas participativas e oficinas pensadas de acordo com as necessidades do público alvo, além de promover a integração e inclusão social por meio de atividades extras fora do âmbito da Universidade e atreladas ao cotidiano dos indivíduos.

Parabenizamos os contemplados!