pt-br

Piquetes impedem reunião do Conselho Universitário

A Reitoria da Unicamp informa à comunidade acadêmica que foi obrigada a cancelar a reunião do Conselho Universitário (Consu) marcada para a data de hoje em razão dos piquetes que impediram a entrada dos conselheiros no prédio da Secretaria Geral.

A Reitoria envidou todos os esforços para que a reunião fosse realizada, porém estes não surtiram efeito. Mesmo depois de a Reitoria ter recebido representantes dos professores, dos funcionários e dos alunos para dialogar, os acessos à sala de reuniões do Consu continuaram obstruídos.
 

Diante do cancelamento da reunião, deliberações sobre diversos assuntos do interesse da Unicamp tiveram de ser adiadas – entre eles, a homologação do reajuste salarial de 1,5% proposto pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). 

Como o assunto não pôde ser debatido pelo Consu, conforme determinava a Deliberação Consu-A-020/2017 (Artigo 1º, Parágrafo 1º, Item IX), segundo a qual todas as propostas de aumento salarial apresentadas pelo Cruesp devem ser submetidas à aprovação dos conselheiros por implicar aumento perene de despesas orçamentárias, o reajuste de 1,5% ainda não poderá ser concedido.

A Reitoria lamenta a postura do movimento sindical, que impediu o debate democrático seguindo as normas institucionais da Universidade.

Diante do cancelamento da reunião do CONSU de 29 de maio, importantes deliberações do interesse direto da FT tiveram de ser adiadas:
1) Extinção do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental DIURNO e redistribuição das 40 vagas entre os Cursos de Graduação da FT (O Curso de Tecnologia Noturno de Ambiental, bem como de Engenharia CONTINUARÃO sendo oferecidos);
2) Criação do Curso de Graduação de Engenharia de Transportes condicionado ao fechamento do Curso de Tecnologia de Construção de Edifícios.

Leia moção de repúdio divulgada por membros do Consu (em PDF)

Piquetes impedem reunião do Conselho Universitário