Professora Gisela Umbuzeiro é destacada como uma das pioneiras na área da toxicologia no Brasil

No Brasil, mais que em outros países, o campo de estudos da toxicologia tem uma grande representação feminina, conforme levantamento das pesquisadoras da área Luma Souza Melo (Universidade de Indiana) e Tahira Souza Melo (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Em artigo publicado recentemente no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, elas pontuam o pioneirismo de mulheres brasileiras na toxicologia, ciência multidisciplinar cujo foco de estudo centra-se nos efeitos de substâncias químicas sobre organismos vivos. Entre as pesquisadoras destacadas, está a professora da Unicamp Gisela de Aragão Umbuzeiro, evidenciada pelas autoras pela atuação na área de toxicologia ambiental, com importantes estudos na análise de corantes e agrotóxicos nas águas.

Veja a noticia completa no site da Unicamp.