pt-br

Semana de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Mercado Energético

Ocorrerá entre os dias entre os dias 22 à 25 de Outubro, na FCA, a II Semana de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Mercado Energético - SEDEM. O evento tem como objetivo difundir entre os alunos dos mais diversos cursos o interesse pela área de energia, levando para todos conhecimentos sobre a atual e futura situação da energia no Brasil.

O evento contará com workshops, palestras e uma mesa-redonda. Também terá o intuito de promover a reflexão do público sobre temas de extrema importância no âmbito ambiental, social, político e econômico do país.

 

Programação

SEGUNDA:
----15h - Workshop Casa dos Ventos: Energia Eólica----

RESUMO: ensinará os passos básicos da atividade de um engenheiro de recurso eólico, começando na aquisição e tratamento dos dados anemométricos, passando pela modelagem do recurso eólico da região e finalizando na estimativa de produção energética para cenários com diferentes opções de aerogeradores.

----17h - Palestra - Empreendedorismo Social----

RESUMO: a palestra tem como objetivo apresentar um conteúdo com a visão de um Administrador, com o foco em como iniciar e consolidar um empreendimento, abordando as diversas possibilidades e vertentes do empreendedorismo. O convidado irá falar sobre trabalho voluntário e os seus impactos, e relacionar com a questão do empreendedorismo, abordando questões do mercado energético. 

TERÇA:
----9h30 - Workshop - Eficiência Energética e Desempenho Lumínico nas Edificações através do Software Dialux----

RESUMO: o objetivo do workshop é fornecer conceitos teóricos básicos e ferramentas que possibilitem a melhoria dos projetos luminotécnicos e consequentemente, aprimorem os ambientes habitados do ponto de vista do desempenho lumínico, bem como da eficiência energética das edificações.

----17h - SOLPE - Software de Simulação para Reservatórios de Petróleo----

RESUMO: A Solpe é uma empresa startup que fornece serviços intensivos em tecnologia na área de Engenharia com foco na Engenharia de Petróleo. A empresa foi fundada em um ambiente de inovação e pesquisa científica na Unicamp, e desenvolve soluções inovadoras para vencer os desafios tecnológicos e ajudar no avanço da sociedade. Para isto a empresa fornece serviços customizados em computação científica, análise de estruturas submarinas para águas ultraprofundas, treinamentos, cursos e consultoria técnica especializada.

QUARTA:
----9h - Visita Técnica RTB Holding Energia: Geração de Energia Elétrica de Resíduos via Sistema de Pirólise----

----14h - Palestra - Índice Daw Jones de Sustentabilidade: Sua Importância na Gestão de Sustentabilidade das Empresas----

RESUMO: ranking/lista de empresas que aderem às causas sociais e ambientais. O Dow Jones Sustainability Index analisa as práticas adotadas pelas empresas que têm ações na bolsa de valores, identificando seus resultados e classificando-as como sustentáveis ou não, assim os compradores saberão se estão adquirindo ações de empresas com responsabilidade ambiental e social e quais as vantagens de adquiri-las.

QUINTA: 
----14h - Mesa Redonda - Carros Elétricos: Possibilidade e Barreiras Dentro do Cenário Brasileiro----

RESUMO: diante do tema proposto, vamos trazer para compor a mesa: 
um representante da BYD (multinacional que fabrica carros elétricos, empilhadeiras elétricas, painéis fotovoltaicos, pioneira na parceria com a Caio na fabricação dos ônibus elétricos que rodam em SP e Campinas); Escopo da palestra : Vou falar do mercado global e nacional de veículos híbridos e elétricos, a transformação nos setores automotivos nacionais e internacionais (Indústria 4.0 & Mobilidade 4.0) bem como as oportunidades para consolidação das energias limpas e da mobilidade elétrica na América Latina.

  • Uma empresa geradora e distribuidora de energia elétrica, no caso a CPFL, que já instalou pontos para carregar os carros na Bandeirantes;
  • Um professor da FEM - UNICAMP, trazendo um olhar mais cauteloso quanto ao assunto, possíveis desvantagens em relação a mobilidade elétrica no nosso país;
  • Um outro professor da FCA, abordando as questões econômicas e sociais que envolve o tema, e políticas públicas.