Trabalho de aluno de pós-graduação da FT é destaque no Repórter UNICAMP

Confira a notícia e o vídeo na íntegra em https://www.unicamp.br/unicamp/radio/reporter-unicamp/2020/05/22/hq-transforma-cientistas-em-heroinas.

O doutorando Yuri Meyer fez um relato sobre o que o motivou a criar uma Iniciação Cientifica Júnior voltada apenas para meninas, além de informações sobre a criação do livro em formato de história em quadrinhos (HQ):

"Estando dentro da academia e na sala de aula do Ensino Básico, pude notar que existe um grande abismo entre esses dois mundos. Não é à toa que muitos alunos chegam às universidades sentindo-se perdidos! Como professor de Física no Ensino Médio pensei em um projeto que permitisse que os alunos estivessem mais próximos da realidade das grandes universidades, procurando ensinar a eles a "metodologia científica". Dei início, assim, aos projetos de INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, em ambas as escolas que trabalho! Colhemos frutos positivos, como dois artigos científicos publicados, nos quais os alunos já são inseridos como coautores, além de participações em simpósios e congressos em grandes universidades! Atualmente temos um artigo já aceito para publicação.

No ano passado, resolvi criar uma nova vertente do projeto da ICJ: uma iniciação voltada apenas para meninas! Minha intenção é promover a igualdade de gênero e mostrar às alunas e à sociedade a importância das mulheres nas Ciências Exatas, Biológicas e Humanas! Então, direcionamos o projeto para algo que pudesse causar um impacto social, capaz de atingir todas as idades. Eis que, assim, surgiu o livrinho, intitulado de "Liga das mulheres cientistas", em estilo HQ, contando com ilustrações profissionais do Maicon Medeiros. Optamos por este estilo justamente para chamar a atenção de crianças e adolescentes!

O livrinho traz a história de 10 mulheres cientistas de todas as áreas do conhecimento, numa linguagem de fácil entendimento. Destaco que uma grande dificuldade foi justamente fazer com que a linguagem se tornasse acessível, mas sem perder a essência das veracidades. Contamos, neste sentido, com a ajuda de uma doutoranda em Linguística da UNICAMP, Bruna Fernanda Abreu, a qual, inclusive, assina uma das três resenhas críticas do livro. As outras duas resenhas são assinadas pelas professoras doutoras Giovana Padilha e Ana Luiza Cardoso Pereira, ambas da FCA.

Estamos oferecendo, inicialmente, nosso livrinho via Mercado Livre. Em breve, a editora também estará colocando em seu site. Já temos contato com algumas livrarias, as quais também estarão divulgando quando tudo se normalizar. A venda dessa primeira edição será convertida integralmente em um recurso financeiro para podermos imprimir mais exemplares, os quais, mediante apoio, pretendemos distribuir nas bibliotecas das escolas públicas municipais e/ou estaduais. Esse é o nosso grande objetivo! Nosso sonho! Gostaria de deixar claro que todos os participantes foram voluntários e ninguém está tendo retorno financeiro com esse projeto.

Acreditamos que o nosso projeto possa, além de incentivar novos leitores, criar a consciência da importância do debate de igualdade de gênero, em especial dentro das Ciências, a fim de fortalecer a pesquisa científica."