APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
O aluno deverá entregar, via e-mail, para a Secretaria de Pós-Graduação (posgrad@ft.unicamp.br) o Formulário DAC. Juntamente com o parecer de anuência do orientador, conforme disposto no § 1º, do art. 16 do Regulamento do PPGT:
"Para fins de aproveitamento de estudos, o discente precisa fazer uma solicitação, com a anuência de seu orientador. O orientador também precisa elaborar um parecer informativo sobre a pertinência do aproveitamento das disciplinas com o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, para auxiliar na tomada de decisão da CPG." (Modelo do parecer.)
1) Para disciplinas cursadas em outra Unidade da UNICAMP, deve-se apresentar também:
- histórico escolar com os créditos, conceitos de aprovação e carga horária
2) Para disciplinas cursadas como aluno especial, deve-se apresentar também:
- histórico escolar com os créditos, conceitos de aprovação e carga horária
3) Para disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior (IES), além do formulário supra citado, deve-se apresentar também:
- histórico escolar com créditos, conceitos de aprovação e carga horária total, discriminando as horas com assistência docente e as de estudo individual ou em grupo sem assistência docente;
- programas das disciplinas cursadas, com autenticação da instituição de origem, exceto Unicamp;
- os períodos dos programas das disciplinas devem ser compatíveis com aqueles registrados no histórico escolar;
- atestado de reconhecimento do curso, exceto para a Unicamp ou se a instituição for estrangeira.
No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, informações podem ser obtidas em documentos produzidos no exterior.
Observação: Para disciplinas de catálogos de 2008 ou anteriores será subtraído campo I (horas de estudo em casa) da carga horária e do número de créditos da disciplina.
Informação CCPG 004/2008 http://www3.prpg.gr.unicamp.br/arqpdfnormas/infccpg004_2008.pdf
Informação 002/08, de 10/09/08 - Trata dos documentos a serem encaminhados à DAC, referente às solicitações de Aproveitamento de Estudos.
Nota: A matrícula e ramal de professores da UNICAMP podem ser consultados no site da DGRH.
A matrícula na Dissertação de Mestrado (AA001) e na Tese de Doutorado (AA002) é renovada automaticamente a cada semestre pela DAC, sem atuação do aluno.
O aluno é responsável, entretanto, por matricular-se nas disciplinas que deseja cursar em cada semestre.
No semestre em que não pretenda cursar disciplinas, o aluno não precisa realizar nenhum tipo de matrícula.
MATRÍCULA EM DISCIPLINA (S)
Para matricular-se em disciplinas:
- Consulte o período de matrícula no Calendário Acadêmico, divulgado pela DAC;
- Escolha as disciplinas que deseja cursar. As disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia são publicadas aqui;
- Caso tenha escolhido uma disciplina de outra Unidade, é recomendável entrar em contato com o professor responsável e a secretaria de Pós-Graduação a que a disciplina está vinculada, para obter autorização;
- Acesse a página da DAC > Estudantes > Serviços Acadêmicos > "Requerimento de matrícula", e informe as disciplinas e turmas nas quais deseja se matricular;
- Acompanhe a solicitação por meio do Relatório Final de Matrícula, a ser divulgado na mesma página em que fez a solicitação.
Obs.: O aluno poderá cursar a disciplina FT026 somente após cursar a disciplina FT025. Em hipótese alguma as disciplinas podem ser cursadas concomitantemente.
ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA
Para alterar matrícula em disciplinas:
- Consulte o período no Calendário Acadêmico, divulgado pela DAC;
- Acesse a página DAC > Estudantes > Alteração de Matrícula e informe alteração que deseja fazer na grade de disciplinas em que está matriculado;
- Acompanhe a solicitação por meio do Relatório Final de Matrícula, a ser divulgado na mesma página em que fez a solicitação.
DESISTÊNCIA DE MATRÍCULA
Para desistir de matrícula em disciplinas:
- Consulte o período no Calendário Acadêmico, divulgado pela DAC;
- Acesse a página DAC > Estudantes > Serviços Acadêmicos > "Desistência de matrícula", e informe as disciplinas em que deseja se desmatricular;
- Acompanhe a solicitação por meio do Relatório Final de Matrícula, a ser divulgado na mesma página em que fez a solicitação.
IMPORTANTE: A Desistência de matrícula ficará registrada no Histórico Escolar, diferentemente da disciplina excluída durante o período de "Alteração de matrícula".