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Cancelamento de Matrícula

O cancelamento de matrícula é feito pela DAC, e ocorre nas seguintes situações quando o aluno:

  • Excede o prazo máximo de integralização do programa a que pertence (Deliberação CONSU-A-019/2020), sendo 4 semestres para o Mestrado e 8 semestres para o Doutorado (Regulamento Interno do PPGT da FT, de 14/04/2021 – Cap. III, Art. 9º)
  • Cuja matrícula foi cancelada por exceder o prazo máximo de integralização, e que pede o religamento para fins de defesa, porém não consegue defender após 6 meses (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 49º e Art. 15º);
  • Abandona o curso, estando ciente o orientador (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 19º, p. 2º);
  • Apresenta Coeficiente de Rendimento inferior a 2,5, a partir do segundo período cursado (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 49º);
  • Não apresenta o diploma do curso superior (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 49º e Art. 17º);
  • Não apresenta o aceite de um orientador credenciado no programa. O Coordenador pode assumir a orientação provisória no 1º semestre após o ingresso (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 18º). No caso de desistência do orientador, o aluno tem até 180 dias para conseguir outro orientador credenciado, ou será desligado (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 56º, p. 5º);
  • Obtém conceito D ou E em uma disciplina repetida, ou em mais de uma disciplina (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 49º);
  • É reprovado em segunda instância do mesmo exame de Qualificação (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 49º);
  • Apresenta desempenho insatisfatório em atividades de pesquisa devidamente atestado pelo orientador e avalizado pela CPG (Deliberação CONSU-A-010/2015, Art. 49º);
  • Não realiza o exame de qualificação no prazo definido pelo catálogo (Regulamento Interno do PPGT da FT, de 14/04/2021 – Cap. VII, Art. 21º, p. único);
  • Solicita prorrogação de prazo para o exame de qualificação, mas o mesmo não é atendido pela CPG/FT (Regulamento Interno do PPGT da FT, de 14/04/2021 – Cap. VII, Art. 21º, p. único);

Como solicitar o cancelamento de matrícula no curso?

O estudante deve realizar o procedimento online de cancelamento de matrícula por meio do portal e-DAC. Essa solicitação pode ser feita a qualquer momento do curso.