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APLICATIVO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (AVISU)

O AVISU é um dos tripés do plano de vigilância epidemiológica da Universidade. Coordenado pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), o plano também está baseado em testagem em massa e rastreamento de contatos. 

O uso do aplicativo tem como objetivo aperfeiçoar a vigilância epidemiológica da Covid-19 na Unicamp, visando a prevenção da ocorrência de casos novos de Covid-19 e de surtos entre a comunidade universitária.

Vídeo de lançamento do App AVISU: https://www.youtube.com/watch?v=eUPT2NEgk88

Tutorial para instalação e cadastro no app AVISU -  Aplicativo de Vigilância em Saúde da Unicamp.

Toda a comunidade deve se cadastrar o quanto antes no aplicativo. A partir de 19/10 será obrigatório o preenchimento do questionário todos os dias (em que o aluno/docente/funcionário estiver presencialmente na Universidade).

Onde baixar o aplicativo?

Play Store (sistema Android): procure pelo app AVISU ou acesse através do link https://play.google.com/store/apps/details?id=tip.labs.tip_care

App Store (Apple): em breve para esta plataforma.

Site para acesso via navegador: avisu.tipsurvey.com.br

Como se cadastrar?

Após fazer o download do app ou abrir a página do aplicativo, você deve clicar em "Ainda não tem um conta? Cadastre-se" e preencher seus dados pessoais.

Caso o aplicativo peça um código de acesso durante o cadastro, digite: Unicamp20

IMPORTANTE: se ao inserir seus dados o sistema informar "CPF já existente", retorne para a página inicial do aplicativo e clique em "Esqueceu sua senha?", informando a seguir seu e-mail Institucional @unicamp.br ou @dac.unicamp.br. Você receberá um e-mail com as instruções para definição da sua senha.

Após criar sua senha, você deve fazer login do app e terminar de preencher seus dados pessoais.

O questionário contém nove perguntas, relacionadas à ocorrência dos sintomas: tosse; dor de garganta; dor de cabeça, febre (maior ou igual a 37,8ºC) ou calafrios; perda de paladar ou olfato; congestão nasal ou coriza,; náuseas; vômitos ou diarreia; dor ou desconforto no peito e falta de ar ou dificuldade em respirar. Confira as orientações conforme as respostas:

1) Caso a resposta seja negativa para todas as perguntas, haverá uma mensagem automática com orientação para o comparecimento habitual às atividades presenciais e seguimento de todas as recomendações para a prevenção da Covid-19;

2) Em caso de resposta positiva para sintomas de menor gravidade, haverá mensagem automática com orientação para não iniciar ou não permanecer em atividades presenciais na Universidade; adotar o isolamento social; e procurar um serviço de saúde de referência para diagnóstico e acompanhamento (como o Cecom).

3) Se houver resposta afirmativa para sintomas de maior gravidade, a mensagem será a orientação para não iniciar ou não permanecer em atividades presenciais na Universidade; adotar o isolamento social; e procurar imediatamente um serviço de saúde de referência para diagnóstico e acompanhamento.

Em todos os casos, dúvidas podem ser tiradas através do e-mail (css@cecom.unicamp.br) ou do telefone do Cecom: Campinas (19) 3521-9020/9021/9029, Limeira e Piracicaba (19) 2113-3396.

Para saber mais sobre como utilizar o aplicativo e como funciona o acompanhamento das respostas diárias, confira a entrevista com a coordenadora do Cecom, Patrícia Leme: https://www.youtube.com/watch?v=YKVzGD6IGDY


FAQ - DÚVIDAS FREQUENTES

1) O preenchimento do APP AVISU é obrigatório? A partir de quando?
Segundo a Resolução GR nº. 93/2020, de 18/09/2020, Capítulo II, Artigo 6º: “Todos os alunos, servidores, professores e demais profissionais que estejam envolvidos em atividades presenciais na Universidade deverão responder, diariamente e antes de iniciarem suas atividades, ao inquérito sintomatológico, através de aplicativo de acesso remoto”. Parágrafo 1º – O não preenchimento do inquérito implicará na impossibilidade de exercer suas atividades presenciais, sendo a direção da unidade ou órgão informada caso a caso, com consequências na aferição da frequência. O uso diário do App AVISU tornou-se obrigatório a partir de 19/10/2020.

2) Quem deve preencher o AVISU?
Todos os alunos, servidores, professores, terceirizados e demais profissionais que já estavam ou retornaram às atividades presenciais na Unicamp.

3) Devo preencher o questionários todos os dias?
O preenchimento é obrigatório apenas nos dias em que esteja envolvido em atividades presenciais na Universidade, mas recomenda-se o preenchimento também nos outros dias, para auto avaliação quanto à presença de sintomas sugestivos de Covid-19.

4) Desde o início da pandemia, sempre me mantive em atividade presencial. Devo preencher o aplicativo?
Sim. Esta ferramenta foi criada para melhorar a vigilância da Covid-19 dentro dos campi da Unicamp, e sua contribuição é essencial para que isto aconteça.

5) Como acessar o aplicativo AVISU?
Você pode baixar o AVISU através das lojas Google Play ou Apple Store do seu celular, ou então acessá-lo através do link https://avisu.unicamp.br/, tanto do celular quanto do computador. Se você não tiver celular nem computador, por favor avise ao responsável da sua Unidade.

6) Posso responder às perguntas do App AVISU pelo computador pessoal de minha residência antes de ir para a Unicamp, ou apenas pelo celular?
Sim. Além do celular (smartphone), o AVISU também pode ser acessado pelo notebook ou computador, através do link https://avisu.unicamp.br/.

7) Estou tendo problemas para fazer o download do aplicativo AVISU, o que fazer?

7.1. Minha versão do IOS é inferior à versão 14, e não consigo/quero atualizar meu celular para esta versão.
Enquanto não dispomos de atualização para corrigir tal problema, acessar o aplicativo pelo link https://avisu.unicamp.br/.

7.2. Quando vou fazer o meu cadastro, na página inicial, me solicitam um código de acesso.

  • Solução para o PRIMEIRO ACESSO:
    • Se você é aluno, funcionário ou professor da Unicamp, seu CPF já está cadastrado. Então, para entrar pela primeira vez, digite o seu CPF no primeiro campo (somente os números), e o usuário Unicamp no campo correspondente a senha, sendo que este usuário não é o mesmo do SiSe (Sistema de Senha Única e Permissões), mas como explica-se abaixo:
      • Docente / Funcionário: A senha será o seu Usuário Unicamp, isto é, a parte do seu email da Unicamp que vem antes da @. Ex: rlpereira. - Aluno: A senha será o seu RA. Ex: 001923.
      • Se você é funcionário de empresa terceirizada, ou não possui e-mail institucional da Unicamp: Cadastre-se, e na tela seguinte coloque o código de acesso Unicamp20. IMPORTANTE: após o primeiro acesso, é fundamental que você troque sua senha, preferencialmente por uma senha diferente da que já é utilizada no SiSe.
  • Solução para os DEMAIS ACESSOS:
    • Após entrar no aplicativo, digite o seu CPF no primeiro campo (somente os números), e a nova senha definida por você após seu primeiro acesso.

8) Estou com um sintoma que consta no aplicativo como suspeito de Covid-19, que devo fazer?
O inquérito do aplicativo tem o objetivo de informar os respondedores a respeito de possíveis sintomas suspeitos de Covid-19, e conscientizá-los a procurar serviço médico para descartar ou confirmar a suspeita desta doença, caso apresentem um ou mais destes sintomas. O serviço de saúde escolhido pelo usuário para atendimento irá indicar o retorno ao trabalho/estudo, ou afastá-lo através de atestado médico.