Quais os prazos para realizar o exame de qualificação?
-
Mestrado: 14 meses
-
Doutorado: 26 meses
Obs: Ingressantes do 1º semestre: até maio; e Ingressantes do 2º semestre: até outubro.
Quais os requisitos para a qualificação?
-
Entrega do certificado/comprovante de proficiência em inglês, de acordo com Instrução Interna CPG/FT 06/2021;
-
Envio da Declaração de Ética (SIGA → entrar em “Vida Acadêmica” → “Visualizar dados da Dissertação/Teses” → Clicar na “caixa azul” → Selecionar a opção adequada → clicar em “Enviar”);
-
Cumprimento parcial dos créditos.
Como agendar a qualificação?
Após ter entregue a proficiência em língua estrangeira e a declaração de ética , o aluno estará apto para solicitar a qualificação.
Para agendar a qualificação o aluno deverá:
-
O aluno deverá acessar o sistema DAC - SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica e realizar o agendamento. Caso haja dúvidas, acesse o tutorial
-
Preencher o formulário 1 e enviar ao e-mail posgrad@ft.unicamp.br
Como deverá ser composta a Comissão Examinadora de Qualificação?
Deve ser composta por 03 (três) membros. Excluído o Orientador, o número de membros externos deverá ser pelo menos igual ao número dos membros internos.
Para mais informações, conferir a Instrução Interna CPG/FT Nº 07/2021: Bancas Examinadoras de Qualificação de Mestrado e Doutorado
O que acontece se eu não conseguir qualificar no prazo?
O aluno deve encaminhar pedido de prorrogação do prazo de qualificação, a ser apreciado pela CPG/FT, seguindo formulário próprio disponibilizado na página do PPGT/FT, o qual deve conter um cronograma detalhado de atividades até o mês de defesa (https://www.ft.unicamp.br/pt-br/posgraduacao/prorroga-quali). Esclarece-se que o referido pedido só deverá ser feito em caráter excepcional, mediante justificativa plausível, não implicando em extensão do prazo máximo de integralização.
A não realização do exame de qualificação no prazo regular (14 meses para Mestrado e 26 meses para Doutorado) ou no prazo concedido pela CPG (mediante solicitação do discente e orientador) incorre no cancelamento da matrícula, como previsto no Artigo 21 do Regulamento do PPGT.
Quais os prazos para defesa?
Catálogos anteriores a 2022:
-
Mestrado: em até 36 meses
-
Doutorado: em até 60 meses
Catálogo 2022 e posteriores:
-
Mestrado: em até 24 meses
-
Doutorado: em até 48 meses
Quais os requisitos para a defesa?
-
Ter entregue a Declaração de Ética;
-
Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
-
Ter cumprido todos os créditos necessários para o curso;
-
Estar com a dissertação/tese pronta para a defesa;
-
Cumprir com o requisito de produção científica:
-
Resolução 02/2016 - Pré-requisito para a defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado
-
Aplicável aos ingressantes a partir do 1º semestre de 2017 até 2º semestre de 2020.
-
-
Para ingressantes do 1º semestre de 2021 e posteriores, aplicável a informação contida no Catálogo de Ingresso.
-
-
Ter entregue o Relatório de Verificação de Escrita Original
Passa a ser pré-requisito obrigatório para o agendamento de defesa de Dissertação e/ou Tese, o “Relatório de Verificação de Escrita Original”, gerado por software licenciado e disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP – SBU, devendo o mesmo ser acompanhado por parecer assinado pelo(a) orientador(a), e encaminhado à Secretaria do PPGT.
Como agendar a defesa?
- O (A) ALUNO (A) deverá solicitar por e-mail, com cópia para o orientador, a banca. Para isso o aluno deverá preencher o Formulário Mestrado / Formulário Doutorado e enviar para o e-mail: posgrad@ft.unicamp.br. Para membros da banca que não possuem cadastro no SIGA, é necessário o encaminhamento do Termo de consentimento no tratamento de Dados, juntamente com o formulário.
- A solicitação deve ser feita via SIGA com até 30 dias de antecedência da data escolhida para defesa.
- Acessar o Sistema SIGA/DAC e fazer a inserção das informações, além do agendamento da defesa - SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica (tutorial)
- É necessário que a linha de pesquisa assinalada esteja de acordo com a dissertação/tese. As linhas de pesquisa do PPGT estão descritas aqui;
IMPORTANTE: As dissertações e teses possuem um modelo a ser seguido, porém também há um modelo alternativo. Além disso, é possível redigir os textos em língua estrangeira. Os casos onde o (a) aluno (a) e o (a) orientador (a) decidam utilizar o modelo alternativo e/ou seja redigido em outra língua, é necessário apreciação e aprovação da Comissão de Pós-graduação. Portanto, atente-se aos prazos e aos procedimentos.
Como deverá ser composta a Comissão Examinadora de Defesa de Dissertação e Tese?
Para Mestrado: a Comissão Examinadora deverá ser composta de 03 (três) membros:
-
pelo Orientador, um membro interno e um membro externo; ou
-
pelo Orientador e dois membros externos.
Para Doutorado: a Comissão Examinadora deverá ser composta de 05 (três) membros:
-
pelo Orientador, dois membros internos e dois membros externos; ou
-
pelo Orientador, um membro interno e três membros externos; ou
-
pelo Orientador e quatro membros externos.
Mais informações sobre a diferença entre os membros internos e externos, acessar a Instrução Normativa PRPG nº 01/2021.
Preciso agradecer à CAPES em dissertações, teses, congressos e artigos?
Sim. Independente se o aluno é ou não bolsista, deverá agradecer à CAPES, conforme Portaria 206/2018.
Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:
"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001”
"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"
O que acontece caso eu não defenda no prazo e tiver a integralização excedida?
O aluno será desligado por integralização excedida. Caso tenha cumprido todos os pré-requisitos da Deliberação CONSU-A-10/2015, e esteja dentro do prazo de 1 ano para mestrado e de 2 anos para o doutorado, conforme Instrução Interna CPG/FT Nº 05/2021, ambos contados da data do cancelamento de matrícula, é possível o RELIGAMENTO PARA DEFESA.
O (a) orientador (a) deverá encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação em Tecnologia, uma Solicitação de Religamento e a versão digital da dissertação/tese.
A solicitação deverá ser encaminhada à CPG/FT com, pelo menos, 45 dias de antecedência em relação à data pretendida para a defesa. Após análise e parecer favorável da CPG/FT, a documentação será encaminhada à DAC para providências.
ATENÇÃO! Os alunos que se encontram desligados do programa, a partir da vigência da instrução do religamento (início de vigência: 25/03/21), têm um ano após sua publicação para solicitar seu religamento para defesa.
Após aprovação da solicitação de religamento, o aluno deverá seguir todos os procedimentos descritos aqui.